Corruíra ou Cambaxirra [Troglodytes musculus]

>>>Mais fotos<<<
>>>Vídeo<<<
Ouça seus cantos

baixar esse canto acima click aqui
























11,5cm Identificação: quase inconfundível, ao menos em ambientes alterados pelo homem, as outras espécies brasileiras da família Troglodytidae são típicas de ambientes florestais ou restritas a habitats muito específicos.
Até recentemente a espécie Troglodytes aedon tinha sua distribuição registrada em todo o continente americano, exceto acima do Círculo Polar Ártico, no entanto após uma série de estudos as populações ao sul do México passaram a ser consideradas como uma espécie distinta, renomeada como Troglodytes aedon. A mudança no nome científico não mudou em nada a popularidade desta ave já muito conhecida em nosso país.
Esta pequena ave apresenta um comportamento hiperativo, pulando pelo chão a procura de pequenos invertebrados, lembrando um camundongo ( musculus = camundongo ). Também pode saltar de galho em galho com a mesma velocidade, porém raramente se alimenta muito distante do solo, empoleirando principalmente para cantar.
Sua vocalização é muito complexa e melodiosa, algo que é de se esperar para uma ave da mesma família do famoso uirapuru.
Com certeza os comportamentos mais notáveis em relação a esta espécie referem-se a sua reprodução, pois a corruíra é capaz de construir seu ninho nos locais mais improváveis. A lista de relatos de ninhos construídos em condições incomuns é grande, passando por telefones públicos, tratores, caixas de música, instalações elétricas, etc. É uma das aves que mais se aproveita dos ninhos artificiais disponibilizados pelos humanos, especialmente caixas com entrada pequena. Os ovos, de 3 a 6, eclodem após cerca de duas semanas e os filhotes demoram quase o dobro deste tempo para abandonar o ninho. Os pais se revezam nos cuidados com os filhotes.
A corruíra pode destruir ovos de outras espécies de aves sem nem mesmo alimentar-se deles. Este comportamento pode estar relacionado à eliminação de competidores de outras espécies. Há vários relatos deste comportamento para a espécie americana, e para a brasileira há uma descrição de predação em ovos do sabiá-pardo (Turdus leucomelas )

fonte(site):Giau (texto): Rodrigo Girardi Santiago
fonte(audio):xeno-canto
(foto):Rose, tirada em Cruz das Almas, BA

12 comentários:

  1. Parabéns.....gostei muito !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! amei! eu tenho deles aqui no quintal. Voces me deram a idéia, vou colocar ninho artificial para eles, no pé de graviola, se der certo, comentarei depois.

    ResponderExcluir
  3. coloca o canto do chupim (vira bosta)

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitas fotos desse pássaro no Flickr, mas, não sabia o nome. Só agora, neste magnífico site consigo saber. Parabéns pelo site, é muito bom é cultural.

    ResponderExcluir
  5. Olá, visitem meu flickr pra ver que coisa mais linda!!! Fizeram ninho em casa. Três filhotinhos...tchutchucos...
    http://www.flickr.com/photos/karinadubuc/5185740882/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei muito do trabalho de vocês e, em especial deste post - principalmente porque tem o lindo canto da corruíra! Hoje, finalmente, consegui tirar uma foto de um deles no Jardim Botânico (SP). São bastante ariscos, né?
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. achei um ninho com quatro filhotes,em uma lugar de mata que pegou fogo, então o ninho foi abandonado,como posso criar eles em cativeiro até que estajam adultos o suficiente para se virarem sosinhos?

    ResponderExcluir
  8. achei um ninho com quatro filhotes,em uma lugar de mata que pegou fogo, então o ninho foi abandonado,como posso criar eles em cativeiro até que estajam adultos o suficiente para se virarem sosinhos?

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa o corruíra fez ninho dentro de um coco que penduramos no fundo de casa.

    ResponderExcluir
  10. Estou com um ninho de Cambaxirra dentro de uma caixa, cheia de retalhos de tecido. Gostei de saber que os filhotes demoram duas semanas para abandonar o ninho...Já estava preocupada com os filhotes, e comigo. Porque, afinal, tenho coisas a fazer no meu terraço onde está a tal caixa de sapatos, que está numa prateleira onde coloco os meus tecidos, que me servem nas minhas aventuras na costura... Por outro lado, espero que ela consiga alimentar seus filhotes e não os abandone... Ela, a cambaxirra me acorda com seu canto todos os dias...

    ResponderExcluir
  11. Moro em Petrópolis e amo acordar c o canto desses pequeninos cantores...percebo q o canto e variável,dependendo se o ambiente oferece riscos ou não

    ResponderExcluir
  12. Atenção biólogos e passarinheiros...Impressionante! ninguém sabe quanto tempo vive uma cambaxirra?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]