Saíra Canário [Thlypopsis sordida]

>>>Mais fotos<<<
Ouça seus cantos















13,5cm
As características que tornam fácil a identificação desta ave são a cabeça amarelo-alaranjada e o corpo cinza-esverdeado. Estes tons variam conforme a subespécie, tornando-se mais ou menos amarelados ou acinzentados conforme a região.
Ocorre nas regiões tropicais ao sul do rio Amazonas e a leste dos Andes, mas há uma população disjunta na bacia do Orinoco.
Vive em formações florestais secundárias e até mesmo em cidades bem arborizadas. Ocupa os estratos mais altos e médios da floresta, raramente indo ao chão.
Locomeve-se de forma típica, subindo pela ramaria em zigue-zague e em seguida praticamente soltando o corpo e caindo em direção ao tronco da próxima árvore.
Alimenta-se de pequenos insetos, frutas e sementes.
Seu canto não chama muita atenção, lembrando vagamente o do coleirinha ( Sporophila caerulescens ), porém menos intenso.
O ninho é construido a pelo menos 5 metros do solo, feito de fibras vegetais como a paina, teias de aranha e gravetos finos.

(texto/site):Giau
fonte(audio):xeno-canto

(foto):Dimas,tirada em Cruz das Almas BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]