Veja também...

Gaturamo verdadeiro [Euphonia violacea]

Pesquisando canto...

O gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea) é uma ave passeriforme que habita florestas, matas ciliares, clareiras, áreas cultivadas próximas a habitações humanas. Sendo encontrados em partes da Argentina, Brasil e Venezuela. Também são conhecidas pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, gaturamo-verdadeiro, guiratã-de-coqueiro, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro. É bastante apreciado pelo seu canto.
Medem cerca de 11 cm de comprimento em adultos. A espécie apresenta dimorfismo sexual: os machos são coloridos de preto brilhante e amarelo, enquanto que as fêmeas e as aves imaturas têm cor verde-olivácea-escura com a fronte partes inferiores mais claras.
Se alimentam de frutos e consomem insetos apenas raramente. Em geral posicionam-se de cabeça para baixo na coleta do alimento ou executam rápidos vôos para alcançá-lo. Os ninhos são construídos em cavidades ou troncos com folhas secas, raízes e capim. Podem eventualmente se apropriarem de ninhos abandonados de outros pássaros.Cada postura tem em média quatro ovos brancos, pintalgados de vermelho, e incubados apenas pela fêmea.

Edição de texto:Rose Mary

Foto:Dimas, tirada em Cruas das Almas-BA

15 comentários:

  1. Bacana! Fico feliz de ver mais uma pessoa de São Luiz defendendo as aves livres!
    Parabéns!!!

    João Marcelo
    Reserva Guainumbi

    ResponderExcluir
  2. no Nordeste,especialmente no RN, este passarinho lindo é conhecido como vem-vem!

    ResponderExcluir
  3. aqui no nordeste,na bahia é conhecido como:
    papa banana ou guriatã

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    aqui no Mato Grosso como tem tem...

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma foto excelente desse pássaro aqui em Fortaleza, está no flickr (tag - gaturamo fortaleza. Fiz uma igualmente excelente do Pitaguari (Pitiguari Cyclarhis gujanensis). Ambas no bairro Edson Queiroz,onde moro.

    ResponderExcluir
  6. E COISA RARA DE SE VER AQUI EM SAO PAULO, MAS JA ATE FOTOGRAFEI UM NO MEU QUINTAL POIS QUANDO POSSO COLOCO FRUTAS NO MEIO DE UM PE DE LIMA QUE TEM LA E OS PASSAROS FAZEM A FESTA.POREM O GATURAMA E MUITO ARISCO E SO APARECE QUANDO NAO TEM NENHUMA AVE .E BOM VE LOS SOLTOS.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Precisa dar um jeito dos paraíbas pararem de matar bichos, talvez distribuir comida de graça ou algo assim.
    Ou fazer algum tipo de lobotomia. O fato é que esse país não aguenta mais tanta ignorância!

    ResponderExcluir
  9. para verenasze. é só vc dá o rabo para os paraíbas sua bichona queria trombar com vc
    e enfiar uma lasca de lenha na tua bunda. e quem passa fome deve ser a tua mae

    ResponderExcluir
  10. em minha casa aparecem varias especies de passaros de frutas,um dia fiz uma caixinha para passaros pequenos ,algumas semanas depois observei que estava recebendo visitas demais de um casal de gaturamos verdadeiros,então eu vi que estavam entrando na caixa que fiz então olhei dentro que caixa e lá estavam três filhotes deles .
    Me sinto muito feliz por estar ajudando esta especie reproduzirem em um local seguro.obg

    ResponderExcluir
  11. Este gaturamo, tem loucura por frutas de conde, lá no sitio tem tantos q colore as arvores de conde, na época das frutas maduras, se bobear não sobra uma pra gente comer kkkk,
    são lindo demais...
    abraços

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!


"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]