Garça Branca Grande [Ardea Alba]


>>>Mais fotos<<<
Ouça seu canto








90cm. Identificação: única por seu tamanho avantajado, corpo todo branco com exceção dos olhos, bico e pernas, que costumam ser amarelados. Muitas pessoas pensam que a garça-branca-pequena ( Egretta thula ) é o filhote da garça-branca-grande, porem trata-se de uma espécie a parte que difere da ultima por apresentar a ponta do bico e as pernas escuras enquanto a base do bico e os pés são amarelados, sendo também menor.
É seguramente a garça mais comum do planeta, ocorrendo em quase todos os continentes, exceto em regiões muito frias ou desérticas. Pode habitar rios e lagos muito poluídos, sendo comum até mesmo no rio Tiete em plena cidade de São Paulo.
Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo! Em pesqueiros aproxima-se muito dos pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta.
Na época da reprodução os indivíduos de ambos os sexos apresentam longas penas no dorso chamadas egretas. Estas egretas foram por muito tempo moda como adorno de chapéus e roupas na Europa e a demanda pelas penas levou centenas de milhares de garças à morte justamente em seu período reprodutivo. Felizmente esta pratica é praticamente inexistente hoje em dia e a população desta garça é bem numerosa.
Constroem o ninho, grande e feito de gravetos, em ninhais que podem ter milhares de indivíduos de várias espécies de aves aquáticas.
fonte(site),(texto):Giau
(audio):xeno-canto
(foto):Dimas, foto tirada em São luiz do paraitinga-SP

Um comentário:

  1. Em Miguel Pereira,temos o Lago de Javari,onde vemos mts garças....De vez em qd,elas voam para o lago que fica em frente da minha casa...Ainda não tive oportunidade de fotografá-las,pois elas "meio "que se escondem...As vzs,aparecem 8 e as vzs,14,16.....É lindo demais !!!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]