Quero-quero [Vanellus chilensis]

>>>Mais Fotos (flickr)<<<
Ouça seu canto








Tamanho: 37cm Idenficação: ave de pernas longas e finas, quase sempre no chão e muito barulhenta quando percebe a aproximação de pessoas ou um predador em potencial. Também conhecido como téu-teu, principalmente na região nordeste, esta ave é a maior sentinela dos campos e pastos deste país. Sua visão e audição aguçadas identificam a presença de predadores a distância, seja de dia ou de noite. Qualquer intruso em seu território é logo alarmado com uma vocalização aguda, até mesmo irritante. Muitos outros animais se beneficiam do alarme do quero-quero e por isso é uma ave detestada por caçadores. Não é só por seu canto que esta ave tem fama de ranzinza, mas também por investir corajosamente sobre qualquer animal e até mesmo pessoas que se aproximem de seu território, especialmente na época de reprodução. Para isto a ave conta com esporões na asa com os quais pode ferir os predadores.
É uma espécie que se beneficiou com o desmatamento e tem aumentado sua distribuição espacial. Alimenta-se de insetos e outros artrópodes que captura no solo. Quando próximo à água pode pescar pequenos peixes e girinos. Constrói um ninho rudimentar no chão, onde bota dois ou três ovos marrons claros com manchas escuras, coloração que lhes confere boa camuflagem. Os filhotes também são bem camuflados e quase invisíveis quando quietos no chão. Muitas vezes quando uma pessoa ou um predador se aproxima do ninho os pais tentam despista-los fingindo-se de feridos e andando para longe do ninho, chamando assim a atenção do predador para si próprios inves dos filhotes.

[GIAU]
Fonte(audio):xeno_canto

8 comentários:

  1. Aqui no RN o chamanos de Tel-tel(acho que devido ao seu canto). Sempre que viajo para o sítio de meus avós posso ouvir esses pássaros lindos, até encontrei algumas vezes seus ninhos. Eles são encontrados perto de rios e lagos.

    ResponderExcluir
  2. Em terras gaúchas o Quero-quero é nossa ave símbolo. Adorei o teu blog, parabéns. Abração

    ResponderExcluir
  3. Amei esse pásaro muito elegante por sinal

    ResponderExcluir
  4. Sou um cara que nunca conhecia este tipo de ave, quando encontrei aqui em Curitiba me apaixonei pela ave, por dois motivo: primeiro quando a minha casa foi vitima de assalto, foi ele quem alarmou a turma que já vinha fazendo a ronda na casa no terceiro dia, é o segundo que achei lindo o cântico dele achei maravilho, até levei nome de pai quando ele estar com OVO, por que fiz uma barreira para ninguém estourar seus ovos.

    ResponderExcluir
  5. Sou um cara que nunca conhecia este tipo de ave, quando encontrei aqui em Curitiba me apaixonei pela ave, por dois motivo: primeiro quando a minha casa foi vitima de assalto, foi ele quem alarmou a turma que já vinha fazendo a ronda na casa no terceiro dia, é o segundo que achei lindo o cântico dele achei maravilho, até levei nome de pai quando ele estar com OVO, por que fiz uma barreira para ninguém estourar seus ovos.

    ResponderExcluir
  6. Moro em Natal/RN em AlphaVille e aqui nos lotes vizinho a minha casa tem muitos quero-queros! Eles sao muito barulhentos mesmo e fazem gritaria ate altas horas da noite! Qdo chega a epoca do trator que corta o capim braquiaria dos lotes, eu fico muito penalizada por causa dos ninhos e noto que eles ficam agitados demais! Gostaria de fazer uma consulta: aqui temos corujas, quero quero e gaviao carcará...sera por isso que nao temos outros passarinhos comuns??? Como bentevi, lavadeiras, rouxinol, sannhasu, rolinhas???? Estou plantando tantas fruteiras por que queria ver esses passaros no meu jardim, mas ate agora so apareceu os beija flores e uma vez um pardal! Se pudervme escreva para orquiflora@gmail.com
    Att.
    Patty

    ResponderExcluir
  7. Ola sou de natal-Rn , tenho um sanhaço de coqueiro que caiu do ninho , ja esta cheio de peninhas estava voando e todo alegre, elimentava ele com pao e leite,papinha e pao com agua de coco , porem do nada suas patinhas atrofiaram , n sei. oque sera , estou muito triste pois amos todos os animais , alguem pode ajudar ? Luiz_726@hotmail.com. .fico muito grato .

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]