João-de-Barro [Furnarius rufus]

Ouça seu canto















Tamanho:19cm Idenficação: corpo marrom com as partes inferiores mais claras. As sobrancelhas são claras e a garganta é quase branca. É uma das aves de mais fácil observação nos locais onde ocorre pois além de não se afastar muito de seu território não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Quando não está empoleirada desce ao solo, onde passa boa parte de seu tempo caminhando de modo bem típico alternado pequenas corridas com intervalos nos quais anda mais devagar em busca de pequenos artrópodos que formam a base de sua alimentação. A forma como constrói seu ninho é sem dúvida sua característica mais famosa. De fato ao olharmos os ninhos, que podem ter mais de 50cm de largura e 40cm de altura, é impossível não se impressionar com o fato destes pequenos passarinhos o construírem somente com o barro que trazem com seus bicos.
Como se todo este trabalho não bastasse eles controem um novo ninho a cada ano ou pelo menos reformam o ninho antigo, já que as variações térmicas costumam provocar rachaduras nos ninhos ao longo do ano. Os ninhos novos costumam ser edificados sobre os antigos ou próximos a eles. É curioso notar que esses pequenos animais planejam a construção do ninho de forma que a sua abertura seja direcionada para o lado mais abrigado do vento e das chuvas. Além disso o ninho possui uma divisão em seu interior, uma antecâmara que provavelmente serve para impedir a entrada de predadores maiores e para proteger o interior contra a água e o vento. A câmara verdadeira é forrada com fibras vegetais e penas e é lá que a fêmea bota 3 ou 4 ovos, que são incubados pelo casal. Os pais se revezam na alimen- tação dos filhotes, podendo até mesmo ser ajudados por filhotes de ninhadas anteriores. Os pais podem entrar em ninhos antigos vazios só para despistar predadores.
Há várias lendas sobre esta espécie e a mais famosa, que ja virou até tema de uma canção intitulada joão-de-barro, diz que se o macho for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. Tal comportamento nunca foi registrado cientificamente. O casal costuma cantar em dueto próximo ao ninho. Algumas aves como pardais, canários e tuins podem usar ninhos de joão-de- barro abandonados. Uma provável dificuldade para a utilização dos ninhos é a temperatura de seu interior, que lhes confere o nome forno tanto no nome científico Furnarius quanto no nome em espanhol hornero. Esta ave tipicamente campestre vem aumentando significativamente tanto a sua distruibuição quanto abundância. É a ave símbolo da Argentina.


fonte(site):Giau (texto): Rodrigo Girardi Santiago
fonte(audio):xeno-canto
foto:Dimas

2 comentários:

  1. Oi....temos mts João-de-barro lá no sítio e diversas casinhas.....amo os passinhos alternados e saltitantes.....O que eles gostam de comer ????vc sabe ?

    ResponderExcluir
  2. o joão de barro construiu a casa dele junta da minha gostaria de saber qual é o macho e qual é a fêmea ,vc pode me mandar fotos

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]