Camisetas Femininas Ecologicas em Devorê

insta-seguir2

Sábia do Campo [Mimus saturninus]

>>> Mais fotos (flickr)<<<
Ouça seu canto






Tamanho:23cm Idenficação: existem duas outras espécies do gênero que ocorrem no Brasil, o sabiá-da-praia (Mimus gilvus), que como o próprio nome diz está restrito ao litoral e pode ser diferenciado por apresantar as partes superiores com coloração cinza e as partes inferiores bem claras, quase brancas. A outra espécie é a calhandra-de-três-rabos (Mimus triurus), que é bem mais clara que o sabiá- do-campo, possui as sobrancelhas brancas, assim como uma faixa na asa, que é bem visível quando a ave está em vôo, especialmente porque a ponta da asa é negra. Esta última espécie só ocorre no Sul e em alguns locais do oeste do Brasil. Também conhecido como tejo ou sabiá-poca, sendo o último nome evitado pelos ornitólogos para não causar confusão com outro sabiá de mesmo nome (Turdus amaurochalinus), o sabiá-do-campo é uma de nossas espécies mais intrigantes.
Apresenta uma série de comportamentos, muitos deles pouco entendidos, talvez pela dificuldade de se aplicar um método muito comum de pesquisa, que é o de anilhamento. Algumas pessoas que tentaram anilhar esta ave para estudar seu comportamento desistiram deste recurso pois a ave parece ser tão sensível ao estresse da captura que alguns indivíduos morreram após o anilhamento. Um desses comportamentos pouco entendidos é o hábito da ave erguer as asas semi-abertas de tempos em tempos enquanto anda pelo chão. Anda pelos campos e cerrados ou parques e terrenos baldios de cidades em grupos de 5 a 10 indivíduos, que parecem manter relações sociais complexas, inclu- sive utiliando vocalizações diversas na comunicação. Alimenta-se de pequenos artrópodes e frutinhas que captura tanto no solo quanto nas árvores e arbustos. É provavelmente um bom dispersor de vários tipos de semente. Em cidades aprende a pegar migalhas de pão e outros alimentos oferecidos pelo homem.
Constrói um ninho feito de gravetos, grama e algodão. Os ovos, em torno de 4, eclodem dentro de 13 dias. Os pais são ajudados por outros membros do grupo na alimentação e proteção aos filhotes, que abandonam o ninho logo após o primeiro mês de vida.


fonte(texto):Giau
fonte(audio):xeno-canto
fotoDimas, tirada em São Luis do Paraitinga, SP

22 comentários:

  1. Oi....fotografei ontem , um sabiá do campo , tomando banho na bacia de água dos meus cães. Quando puder ,olhe no meu orkut e confirma se eu estou certa. Nem coloquei a espécie,quis esperar o seu aval....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Tem um outro tbm,comendo banana....Será um sanhaço?

    ResponderExcluir
  3. este site e muito louco, parabens, adorei tudo

    ResponderExcluir
  4. Você não está mais escrevendo ????O que houve ????

    ResponderExcluir
  5. Bom possuo um passaro desta especie, no qual tenho o adotado como um filho,e o chamo de manivela, nome dado carinhosamente pela minha esposa, gostaria de ressaltar o carinho deste passaro e sua inteligencia, apos ter caido de uma arvore resolvemos traze-lo para casa ficamos com medo que não sobrevivesse mas graças a Deus, hoje ja fazem quase tres meses de vida e muitas alegrias, em breve estaremos criando seu site, aguardem para conhecerem um pouco do Manivela

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber de vc´s se era possível vc´s me mandarem as características do macho e fêmea do sabiá do campo.

    ResponderExcluir
  7. Ítalo, o sábia do campo não apresenta dimorfismo sexual.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de sabir se ele vive em gaiola e porque morre depois do anilhamento oque ´´e isso é aquela chapinha no pé?

    ResponderExcluir
  9. "a ave parece ser tão sensível ao estresse da captura q alguns indivíduos morreram após o anilhamento...". Portanto, está bem claro q eles nw sobrevivem em gaiola e anilhamento é aquela "chapinha no pé".

    ResponderExcluir
  10. Marilene- Vários desses sabiás aparecem em minha casa.Vem comer banana e abacate que deixo para eles. Vem também outros sabiás cujos nomes corretos eu não sei, mas me disseram ser o bico de ouro (tem o bico bem amarelo)

    ResponderExcluir
  11. eu ja criei este passaro capturei e foi facil só deemora p fikar manso mas é mentira q morre!!! tenho 7 deste passaro

    ResponderExcluir
  12. No meu jardim tem sabiá e bentivi, além de outras espécies, aconteceu algo que acredito não ser normal ou corriqueiro, por isso fica a pergunta, é normal o sabiá se apossar do ninho do bentivi? Estarei aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
  13. É VERDADE QUE ESTE PASSARO IMITA O CANTO DE OUTROS PASSAROS???

    ResponderExcluir
  14. ALGUEM TEM O CANTO DA SABIA DO CAMPO ??

    ResponderExcluir
  15. (Sou Rodney)

    Boa tarde eu tenho um filhote mimus saturninus (sabiá do campo) e queria saber como faço para saber se é macho ou femêa?, ele é bem domesticavel pois eu o solto e ja voa mas sempre volta para o viveiro

    ResponderExcluir
  16. eu tenho um que eu peguei machucado sem rabo como eu faço para fazer nascer rabo

    ResponderExcluir
  17. gostei muito deste site os sons são perfeitos e as fotos muito boas, gostaria que vocês colocasse o estrelinho, o graveteiro, o beija flor da mata virgem, etc

    ResponderExcluir
  18. Tem um desses que está "morando" nas árvores aqui perto de casa, e entrei na internet pra tentar identifica-lo, porque ele é super dócil, responde ao assobio humano... Pena que algumas pessoas o prendam.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. eu tenho uma sabia laranjeira ela esta com ums6 meses e não esta cantando porque

    ResponderExcluir
  20. aqui no meu quintal vêm diariamente 02 espécies de sabiá,o Laranjeira,e o da Praia- moro em Itapuã,Salvador -BA;agora mesmo há um ninho de sabiá laranjeira(turdus rufiventris)no oitão da minha varanda- um encanto ver a mamãe alimentar osa filhotes com minhocas e larvas

    ResponderExcluir
  21. poderiam me ajudar com o meu sabia?
    ele deve ter uns 25 dias, esta comendo sozinho, mas não bate asas e o mais estranho é que , sua mãe e os outros 2 irmão não parecem nada com ele, os outros são sabia laranjeira e o meu tem penas brancas no meio do rabo, em uma asa e perto do dorso do pescoço.
    estou com vários vídeos no fecebook, pfavor me ajude

    ResponderExcluir
  22. Eu chamava o sabiá-do-campo de "anu-cinzento", por ele ter um tamanho e cauda comprida como os anús (Preto e branco, às vezes os três grupos se misturam), apesar de ter um andar mais desenvolto.
    Quando li sobre eles abrirem as asas de tempos em tempos, aí caiu a ficha.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]