Ouça seu canto
Tamanho: 9cm Idenficação: passarinho pequeno com as cores básicas do bentevi, mas com bico fino e curvo. Distribuição: ocorre em quase todas as regiões do país, podendo estar ausente de regiões extensivamente florestadas, como no oeste e centro da Amazônia. É encontrada desde o México, e em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habitat: vive em todos os tipos de mata secundária, e em uma grande variedade de ambientes abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais. É uma das espécies mais comuns e abundantes do Brasil, deixa-se observar a pouca distância. Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo.
Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguentas, as cambacicas chegam a cair engalfinhadas no solo, onde continuam a luta. Faz dois tipos de ninhos esféricos: um é construído pelo casal para reprodução e o outro serve para descanso e pernoite. O primeiro é bem acabado, relativamente alto, de parede grossa e compacta. É feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. O acesso para a câmara incubatória é pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto às vezes por palha. O segundo tipo é menor, mais achatado e de parede frouxa., com entrada larga e baixa. Põe dois ou três ovos brancos, com pontos pardo-amarelados e uma coroa de manchas azul-acinzentadas. A incubação é feita exclusivamente pela fêmea. O macho auxilia na alimentação da prole, regurgitando o alimento que, nessa etapa, é constituído em grande parte por insetos.Tamanho: 9cm Idenficação: passarinho pequeno com as cores básicas do bentevi, mas com bico fino e curvo. Distribuição: ocorre em quase todas as regiões do país, podendo estar ausente de regiões extensivamente florestadas, como no oeste e centro da Amazônia. É encontrada desde o México, e em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habitat: vive em todos os tipos de mata secundária, e em uma grande variedade de ambientes abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais. É uma das espécies mais comuns e abundantes do Brasil, deixa-se observar a pouca distância. Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo.
Fonte(audio):xeno-canto
(foto):Dimas, tirada em Cruz das Almas, BA
(foto):Dimas, tirada em Cruz das Almas, BA
tambem conhecido como caga sebo
ResponderExcluirMuito bom seu blog, a disponibilização do canto das aves ajuda muito na sua identificação.
ResponderExcluirAbraços
Adriane Barth, pesquisadora
Aki no maranhao agente adora pegar esse passarinho no alcapao pois ele canta d+++ e eh muita massa ele nos torneios de canto e de luta...
ResponderExcluirPara com isso, coisa mais fora de moda!
ExcluirSão comportamentos como este descrito acima q nos faz sentir vergonha de sermos chamados de "racionais", de "humanos"...
ResponderExcluirTem gente para tudo. O idiota acima acha bonito pegar pássaros e levá-los para torneios de canto e luta. Idiota!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiraq damos valor a ele ja conseguir negoçiar um po 800 reiias em maceio
ResponderExcluirEntão estou rico pois tenho muitos em meu pé de acerola. Mas não quero vender nenhum, quero vê-los solto sempre, é mais divertido! Detesto venda de animais, sejam silvestres ou em cativeiros.
ExcluirParece que gostam desse tipo de árvore...
ExcluirNo meu pé de acerola também fizeram um ninho...é lindo. Não conhecia essa espécie, embora tenha percebido que é comum no Brasil.
Estou encantada!
Uma dúvida: observei que depois do ninho pronto não os vejo mais voando e cantando por perto...É assim mesmo?
Gente como eu faço pra cuidar de um que apareceu aqui no quintal de casa .. Me ajudem...
Excluirnunca que o sibite desses do pé que fica solto vai valer 800 , sibite de 800 vem no dedo , canta o dia o todo , tem ordem , nem vai embora , o cara solta e ele volta , ai vcs acha que esses ai do pé de acerola vai fazer isso ? se não sabe não deem pitaco , é so pesquisa um pouquinho no youtube, antes de fala algo que ñ sabe ^^
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom seu blog, me trouxe varias informações importantes. bah, criei um ontem so para curtir, botar algumas fotos de passaros e poucas informaçoes... mais pra divulgar as poesias que eu faço sobre as aves. claro nao chega nem aos pes do seu, é totalmente sem organização. ( sopassarosrs.zip.net) abraço
ResponderExcluiresse passarinho e muito dificio de criar,
ResponderExcluircuando bem acostumado em um cativeiro
pode-se custar muito carro prissipalmente
cantando, e é muito facil de pegar
por que ele e muito bobão.
Rayane ele pode até ser bobão como vc diz, agora uma coisa ele sabe: cantar como pássaro... vou lhe dar um conselho, deixa de pegar pássaros e se dedica a estudar o português um pouqquinho, pelo menos. Você faz vergonha ao escrever...
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirMas precisa ser muito imbecil para pegar um bichinho desses. Como ainda tem matuto nesse país, meu Deus!
ResponderExcluirAinda precisam passar umas 3 gerações para os paraíbas começarem a serem civilizados!
Quem é vc pra criticar os paraibas, saiba vc que o povo paraibano é um povo muito acolhedor, sao muito humilde, mas acolhem bem pessoas de todos os estados do brasil, sao sivilizados sim e nao preconseituoso igual a vc...
ExcluirAo contrário de vc, que mesmo se passando 1.000 gerações vai continuar um ignorante!
ExcluirInteressante observar... Ao criticar os atos de cidadão, comete-se outro, tão grave quanto. Nada de capturar pássaros, pessoal. Tampouco sonhar que é melhor que alguém.
ExcluirConcordo contigo Cristina. Nada de preconceito nem capturar estes pássaros lindinho e livres.
ExcluirConcordo contigo Cristina. Nada de preconceito nem capturar estes pássaros lindinho e livres.
ExcluirForam muito esclarecedoras as informações sobre esse passarinho. Moro no sul de Porto Alegre numa região muito arborizada. Depois que instalei bebedouros nas árvores, a população de cambacicas passou de quase nada (tanto que eu nem conhecia) pra uns 100 passarinhos. É um viveiro a céu aberto.
ResponderExcluirParabens, na minha casa em SP alimento esses passaros e já estão na quarta geração!
ExcluirToninho, vc é um privilegiado! Um abraço fraterno!
ResponderExcluirPara essas pessoas que colocam esses pássaros em cativeiros, sua vida não vai ter bençãos de Deus, sua vida vai andar para trás!!!
ResponderExcluirDeus criou os pássaros para serem livres!!!
Pensem nisso, e soltem eles!!!
Povo doido é foda mesmo...
ExcluirAqui em Pernambuco, onde há bastante desta espécie, chamamos sibito ou sibite. Tenho uma "banheirinha" em minha varanda (1º andar) e eles passam tempo se banhando, obedecendo certa hierarquia. Adoram banana-prata mas dispensam a pacovan.
ResponderExcluirgiobosco@uol.com.br
Eu tenho uma mãe com tres filhotinhos lindos em meu quintal,ela me deixa observa-Los a uma distancia bem pequena ,estou adorando te-los em meu quintal,uma verdadeira benção de Deus!!!
ResponderExcluirOlá. Moro em Porto Alegre, e o chamamos Cambacica ou sebinho. Em minha casa costumam fazer ninhos nos vasos de flores, e não tem medo da presença humana , nem de animais. Na última ninhada eu pegava os filhotes no ninho e a mãe ficava ao meu lado. Todo ano voltam.
ResponderExcluirEste eu conheço com chupim ou sebinho adora um nectar de flores lá no meu sitio tem vários por lá
ResponderExcluirabraços
oq her bom para da a eles pra eles poder cantar mas e poder fik mas fogoso hem??!!
ResponderExcluirTrês cambacicas compartilham de um pé de bocaiuva aqui em casa, em Várzea Grande-MT. Divirto-me com elas todos os dias. São briguentas e disputam o bebedouro com néctar para beija-flor. Coloquei outro ao lado mas mesmo assim brigam. Curioso não gostarem de mamão, quirela de milho e mesmo de mistura para pássaro. Vão só no nectar. Parece pinga para elas...rsrsrs
ResponderExcluireu pego passarinhos desse ai brincando
ResponderExcluireu pego passarinhos desse ai brincando
ResponderExcluireu tenho uma árvore na varanda do meu quarto de apto em Copacabana onde eles vêm todos os dias cantar. Antes, vinham 1 x por dia, agora, que coloquei bebedouro com água de mel, eles vêm toda hora. E cantam muito. É muito bonitinho ouvi-los cantar livres...Tem um que vem todos os dias entre 6:30 e 7:00 h e me acorda cantando. Isso é bênção de Deus.Obrigado, Senhor...
ResponderExcluirmeu canbacica esta frio e não canta muito o que devo fazer?
ResponderExcluirOi! As cambacicas fizeram ninho no pé de laranjeira que tenho no quintal pela segunda vez. Porém da primeira vez, o bem-te-vi estava cuidando eles. Quando eles foram sair do ninho, o bem-te-vi pegou um deles. Posso fazer alguma coisa para afugentar o bem-te-vi?
ResponderExcluirResgatei um filhotinho de Cambacica hoje numa praia do litoral da Bahia, é muito difícil de cuidar, não come, tem que forçar, mas já tá ficando espertinho, espero que fique bem logo para ser solto.
ResponderExcluiraki em casa essess passarinhos dividem espaços com as beija flores tesouras passam o dia inteiro um correndo um atras do outro disputando o bebedouro e mto engraçado o grito da beija flor quando ve o cambacica tli tli tli kkkk bençao de deus !!!
ResponderExcluirMuito Bom parabéns!
ResponderExcluirAqui no interior do Rio Grande do Norte ele se chama Sibite.
Este bichinho lindo fez ninho em um lustre que eu tenho no jardim! Não sei o que fazer, pq morro de dó, é tão lindo ver ele ali dentro, mas tenho medo de incêndio ou que ele tome um choque; não posso mais ligar o lustre e ele conseguiu enchê-lo de palha e folhas... Não sei o que faço... É tão lindinho!
ResponderExcluirAchamos um filhote e estamos cuidando dele. Estamos dando papinha recomendada pelo veterinário. Ele acorda de três em três horas pedindo mais. É muito esperto. Esperamos que ele cresça logo e possa voar e se cuidar sozinho.
ResponderExcluirJá está voando! Em menos de duas semanas, e agora não quer mais comer papinha, o que faremos? Acho que vamos levar pra algum Zoológico ou algo assim...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtenho um queria saber a fruta preferida dessa ave ?
ResponderExcluirhttp://youtu.be/h8mE3G8gU1Q segue o video dos passaros livres muito lindo vale a pena assistir
ResponderExcluirBoa tarde! Aqui vivem pássaros, livres, leves e soltos!!!
ResponderExcluirHá +/- 1 ano e meio começaram a construir um ninho num xaxim pendurado, ornamentado com uma planta artificial. Ficava encantada ele(a), ñ sei ao certo se o casal constroem juntos, trazendo galhinho no bico, e assim findaram. Fiquei de tocaia, claro, nasceram 3 filhotinhos, fiquei mais encantada ainda vendo alimentando-os, às escondidas filmei, claro. E, na semana do Natal, ganhei um presente bem especial, outra ninhada. Anteontem começaram visitar o ninho novamente, achei estanho mal nasceram 3?! Meu irmão falou q essa espécie, cibitos, assim chamamos, ñ sei se escreve com S ou C, tem costumes de dá cria no mesmo local e vai passando de geração pra geração. Bem, vamos ver se teremos uma nova ninhada ou se estão vindo p/dormirem. Infelizmente aqui ñ podemos postar fotos e/ou vídeos. Pesquisando sobre essa espécie, achei esse blog. Gostei ;))
O "aqui", pra ñ haver polissemia, eu quis dizer, que no meu lar, eles são livres, tem o direito de ir e vir qdo quiserem. Abraços!
ExcluirA Minha Não Canta e Muito Ruim Assustada!!!
ResponderExcluirOque eu Faço Pfv⭐⭐⭐
recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
ResponderExcluirsonjatinoco@hotmail.com
recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
ResponderExcluirsonjatinoco@hotmail.com
Um casal desse fez ninho na minha varanda e colocaram dois ovos, quanto tempo demoram para eclodir? Estou preocupada, pois fizeram o ninho no gesso onde fica a luminária e podem cair quando nascerem. ��
ResponderExcluir