Cambacica [Coereba flaveola]

Ouça seu canto






















Tamanho: 9cm Idenficação: passarinho pequeno com as cores básicas do bentevi, mas com bico fino e curvo. Distribuição: ocorre em quase todas as regiões do país, podendo estar ausente de regiões extensivamente florestadas, como no oeste e centro da Amazônia. É encontrada desde o México, e em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habitat: vive em todos os tipos de mata secundária, e em uma grande variedade de ambientes abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais. É uma das espécies mais comuns e abundantes do Brasil, deixa-se observar a pouca distância. Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo.
Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguentas, as cambacicas chegam a cair engalfinhadas no solo, onde continuam a luta. Faz dois tipos de ninhos esféricos: um é construído pelo casal para reprodução e o outro serve para descanso e pernoite. O primeiro é bem acabado, relativamente alto, de parede grossa e compacta. É feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. O acesso para a câmara incubatória é pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto às vezes por palha. O segundo tipo é menor, mais achatado e de parede frouxa., com entrada larga e baixa. Põe dois ou três ovos brancos, com pontos pardo-amarelados e uma coroa de manchas azul-acinzentadas. A incubação é feita exclusivamente pela fêmea. O macho auxilia na alimentação da prole, regurgitando o alimento que, nessa etapa, é constituído em grande parte por insetos.

Fonte(audio):xeno-canto
(foto):Dimas, tirada em Cruz das Almas, BA

54 comentários:

  1. tambem conhecido como caga sebo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, a disponibilização do canto das aves ajuda muito na sua identificação.
    Abraços
    Adriane Barth, pesquisadora

    ResponderExcluir
  3. Aki no maranhao agente adora pegar esse passarinho no alcapao pois ele canta d+++ e eh muita massa ele nos torneios de canto e de luta...

    ResponderExcluir
  4. São comportamentos como este descrito acima q nos faz sentir vergonha de sermos chamados de "racionais", de "humanos"...

    ResponderExcluir
  5. Tem gente para tudo. O idiota acima acha bonito pegar pássaros e levá-los para torneios de canto e luta. Idiota!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. aq damos valor a ele ja conseguir negoçiar um po 800 reiias em maceio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estou rico pois tenho muitos em meu pé de acerola. Mas não quero vender nenhum, quero vê-los solto sempre, é mais divertido! Detesto venda de animais, sejam silvestres ou em cativeiros.

      Excluir
    2. Parece que gostam desse tipo de árvore...
      No meu pé de acerola também fizeram um ninho...é lindo. Não conhecia essa espécie, embora tenha percebido que é comum no Brasil.
      Estou encantada!
      Uma dúvida: observei que depois do ninho pronto não os vejo mais voando e cantando por perto...É assim mesmo?

      Excluir
    3. Gente como eu faço pra cuidar de um que apareceu aqui no quintal de casa .. Me ajudem...

      Excluir
    4. nunca que o sibite desses do pé que fica solto vai valer 800 , sibite de 800 vem no dedo , canta o dia o todo , tem ordem , nem vai embora , o cara solta e ele volta , ai vcs acha que esses ai do pé de acerola vai fazer isso ? se não sabe não deem pitaco , é so pesquisa um pouquinho no youtube, antes de fala algo que ñ sabe ^^

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. muito bom seu blog, me trouxe varias informações importantes. bah, criei um ontem so para curtir, botar algumas fotos de passaros e poucas informaçoes... mais pra divulgar as poesias que eu faço sobre as aves. claro nao chega nem aos pes do seu, é totalmente sem organização. ( sopassarosrs.zip.net) abraço

    ResponderExcluir
  10. esse passarinho e muito dificio de criar,
    cuando bem acostumado em um cativeiro
    pode-se custar muito carro prissipalmente
    cantando, e é muito facil de pegar
    por que ele e muito bobão.

    ResponderExcluir
  11. Rayane ele pode até ser bobão como vc diz, agora uma coisa ele sabe: cantar como pássaro... vou lhe dar um conselho, deixa de pegar pássaros e se dedica a estudar o português um pouqquinho, pelo menos. Você faz vergonha ao escrever...

    ResponderExcluir
  12. Mas precisa ser muito imbecil para pegar um bichinho desses. Como ainda tem matuto nesse país, meu Deus!
    Ainda precisam passar umas 3 gerações para os paraíbas começarem a serem civilizados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vc pra criticar os paraibas, saiba vc que o povo paraibano é um povo muito acolhedor, sao muito humilde, mas acolhem bem pessoas de todos os estados do brasil, sao sivilizados sim e nao preconseituoso igual a vc...

      Excluir
    2. Ao contrário de vc, que mesmo se passando 1.000 gerações vai continuar um ignorante!

      Excluir
    3. Interessante observar... Ao criticar os atos de cidadão, comete-se outro, tão grave quanto. Nada de capturar pássaros, pessoal. Tampouco sonhar que é melhor que alguém.

      Excluir
    4. Concordo contigo Cristina. Nada de preconceito nem capturar estes pássaros lindinho e livres.

      Excluir
    5. Concordo contigo Cristina. Nada de preconceito nem capturar estes pássaros lindinho e livres.

      Excluir
  13. Foram muito esclarecedoras as informações sobre esse passarinho. Moro no sul de Porto Alegre numa região muito arborizada. Depois que instalei bebedouros nas árvores, a população de cambacicas passou de quase nada (tanto que eu nem conhecia) pra uns 100 passarinhos. É um viveiro a céu aberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens, na minha casa em SP alimento esses passaros e já estão na quarta geração!

      Excluir
  14. Toninho, vc é um privilegiado! Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  15. Para essas pessoas que colocam esses pássaros em cativeiros, sua vida não vai ter bençãos de Deus, sua vida vai andar para trás!!!
    Deus criou os pássaros para serem livres!!!
    Pensem nisso, e soltem eles!!!

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Pernambuco, onde há bastante desta espécie, chamamos sibito ou sibite. Tenho uma "banheirinha" em minha varanda (1º andar) e eles passam tempo se banhando, obedecendo certa hierarquia. Adoram banana-prata mas dispensam a pacovan.
    giobosco@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma mãe com tres filhotinhos lindos em meu quintal,ela me deixa observa-Los a uma distancia bem pequena ,estou adorando te-los em meu quintal,uma verdadeira benção de Deus!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Moro em Porto Alegre, e o chamamos Cambacica ou sebinho. Em minha casa costumam fazer ninhos nos vasos de flores, e não tem medo da presença humana , nem de animais. Na última ninhada eu pegava os filhotes no ninho e a mãe ficava ao meu lado. Todo ano voltam.

    ResponderExcluir
  19. Este eu conheço com chupim ou sebinho adora um nectar de flores lá no meu sitio tem vários por lá
    abraços

    ResponderExcluir
  20. oq her bom para da a eles pra eles poder cantar mas e poder fik mas fogoso hem??!!

    ResponderExcluir
  21. Três cambacicas compartilham de um pé de bocaiuva aqui em casa, em Várzea Grande-MT. Divirto-me com elas todos os dias. São briguentas e disputam o bebedouro com néctar para beija-flor. Coloquei outro ao lado mas mesmo assim brigam. Curioso não gostarem de mamão, quirela de milho e mesmo de mistura para pássaro. Vão só no nectar. Parece pinga para elas...rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. eu pego passarinhos desse ai brincando

    ResponderExcluir
  23. eu pego passarinhos desse ai brincando

    ResponderExcluir
  24. eu tenho uma árvore na varanda do meu quarto de apto em Copacabana onde eles vêm todos os dias cantar. Antes, vinham 1 x por dia, agora, que coloquei bebedouro com água de mel, eles vêm toda hora. E cantam muito. É muito bonitinho ouvi-los cantar livres...Tem um que vem todos os dias entre 6:30 e 7:00 h e me acorda cantando. Isso é bênção de Deus.Obrigado, Senhor...

    ResponderExcluir
  25. meu canbacica esta frio e não canta muito o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. Oi! As cambacicas fizeram ninho no pé de laranjeira que tenho no quintal pela segunda vez. Porém da primeira vez, o bem-te-vi estava cuidando eles. Quando eles foram sair do ninho, o bem-te-vi pegou um deles. Posso fazer alguma coisa para afugentar o bem-te-vi?

    ResponderExcluir
  27. Resgatei um filhotinho de Cambacica hoje numa praia do litoral da Bahia, é muito difícil de cuidar, não come, tem que forçar, mas já tá ficando espertinho, espero que fique bem logo para ser solto.

    ResponderExcluir
  28. aki em casa essess passarinhos dividem espaços com as beija flores tesouras passam o dia inteiro um correndo um atras do outro disputando o bebedouro e mto engraçado o grito da beija flor quando ve o cambacica tli tli tli kkkk bençao de deus !!!

    ResponderExcluir
  29. Muito Bom parabéns!
    Aqui no interior do Rio Grande do Norte ele se chama Sibite.

    ResponderExcluir
  30. Este bichinho lindo fez ninho em um lustre que eu tenho no jardim! Não sei o que fazer, pq morro de dó, é tão lindo ver ele ali dentro, mas tenho medo de incêndio ou que ele tome um choque; não posso mais ligar o lustre e ele conseguiu enchê-lo de palha e folhas... Não sei o que faço... É tão lindinho!

    ResponderExcluir
  31. Achamos um filhote e estamos cuidando dele. Estamos dando papinha recomendada pelo veterinário. Ele acorda de três em três horas pedindo mais. É muito esperto. Esperamos que ele cresça logo e possa voar e se cuidar sozinho.

    ResponderExcluir
  32. Já está voando! Em menos de duas semanas, e agora não quer mais comer papinha, o que faremos? Acho que vamos levar pra algum Zoológico ou algo assim...

    ResponderExcluir
  33. Tenho um canário em cativeiro porque nasceu em cativeiro trato dele da melhor forma possível com muitos alimentos e frutas, mas sou contra a caça de pássaros eles são selvagens e devem ficar soltos, coloquei um bebedouro na minha sacada e coloco néctar próprio além de beija flor vem cambacicas beber do néctar são muito mansas e cantam na minha presença! Não precisa caçar é só dar alimentos adequados esses pássaros acostumam com a gente que podem até entrar em casa pedindo alimento! Como moro em São Paulo existe uma grande carência de alimentos para eles!

    ResponderExcluir
  34. tenho um queria saber a fruta preferida dessa ave ?

    ResponderExcluir
  35. http://youtu.be/h8mE3G8gU1Q segue o video dos passaros livres muito lindo vale a pena assistir

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde! Aqui vivem pássaros, livres, leves e soltos!!!
    Há +/- 1 ano e meio começaram a construir um ninho num xaxim pendurado, ornamentado com uma planta artificial. Ficava encantada ele(a), ñ sei ao certo se o casal constroem juntos, trazendo galhinho no bico, e assim findaram. Fiquei de tocaia, claro, nasceram 3 filhotinhos, fiquei mais encantada ainda vendo alimentando-os, às escondidas filmei, claro. E, na semana do Natal, ganhei um presente bem especial, outra ninhada. Anteontem começaram visitar o ninho novamente, achei estanho mal nasceram 3?! Meu irmão falou q essa espécie, cibitos, assim chamamos, ñ sei se escreve com S ou C, tem costumes de dá cria no mesmo local e vai passando de geração pra geração. Bem, vamos ver se teremos uma nova ninhada ou se estão vindo p/dormirem. Infelizmente aqui ñ podemos postar fotos e/ou vídeos. Pesquisando sobre essa espécie, achei esse blog. Gostei ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "aqui", pra ñ haver polissemia, eu quis dizer, que no meu lar, eles são livres, tem o direito de ir e vir qdo quiserem. Abraços!

      Excluir
  37. A Minha Não Canta e Muito Ruim Assustada!!!
    Oque eu Faço Pfv⭐⭐⭐

    ResponderExcluir
  38. recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
    sonjatinoco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
    sonjatinoco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Um casal desse fez ninho na minha varanda e colocaram dois ovos, quanto tempo demoram para eclodir? Estou preocupada, pois fizeram o ninho no gesso onde fica a luminária e podem cair quando nascerem. ��

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]