Andorinha pequena de casa[Notiochelidon cyanoleuca]

Ouça seu canto








Comprimento: 13cm Identificação: as partes superiores são azul-metálicas, mas dependendo da incidência da luz parecem negras. As asas e a cauda são negras, inclusive nas partes inferiores. A região negra da parte inferior da cauda vai até a altura da cloaca, o que a distingue da andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa). A divisão das cores é bem nítida. Não há manchas brancas nas partes escuras, nem manchas escuras na parte branca, o que a diferencia das outras andorinhas brasileiras, a não ser da andorinha-doméstica-grande (Progne chalybea), que é bem maior. É uma das aves com distribuição mais ampla na América Latina, ocorrendo desde a Costa Rica até a Terra do Fogo, assim como desde o nível do mar até os Andes. A andorinha-pequena-de-casa está quase sempre presente em nosso dia-a-dia e na maior parte dos locais onde ocorre basta olhar para o céu em dias de tempo bom que elas estarão lá, dando um verdadeiro show com suas acrobacias aéreas enquanto caçam insetos voadores.
Passam a maior parte do dia voando, só pousando em árvores, antenas e fios de eletricidade para descansar ou quando o tempo está ruim. Na natureza essas aves usam buracos em barrancos, escarpas e rochas tanto para nidificar quanto para pernoitar. Este hábito representou uma pré-adaptacao desta ave ao meio urbano, que se sente muito a vontade nas frestas de telhados ou qualquer outro espaço em nossas construções. O ninho é uma tigela feita de palha, as vezes cimentada com fezes de gado e recoberta por penas. Os ovos, geralmente de 3 a 5, são incubados pela fêmea enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes. É migratória, especialmente nos locais mais frios, mas ao contrário de outras espécies de andorinhas não realiza migrações muito longas.


fontes(site):Giau (texto):Rodrigo Girardi Santiago
fonte(audio):aves do brasil
foto:Dimas

9 comentários:

  1. oi, seu blog é massa!!!!!!
    parabens!
    cada foto mais linda q a outra!!!
    gosto de observar os passaros!!!!!
    P.Wadson

    ResponderExcluir
  2. Lá no sítio tem demais....Elas vivem no telhado da minha casa....São irriquietas....difíceis de se fotografar...Consegui tirar uma foto hj,porém,ficou ruim e acabei deletando....

    ResponderExcluir
  3. Parabens, adorei as fotos das andorinhas. Nao vi nenhuma foto das andorinhas que temos aqui em Curitiba, totalmente pretas (inclusive o peito) e de tamanho menor que o normal. Parecem morceguinhos ou pequeninos urubuzinhos. Se quiser posso enviar uma foto de um filhote que caiu em nossa lareira e estamos tentando salvar. Faz 20 dias e ainda está vivo.

    ResponderExcluir
  4. oi.. tem muitas dessas la na minha chacara tambem, fazem ninho na estrutura no telhado da vartanda coberta, e nessa hora elas viram alvo. apesar de serem muito pequenas e fofinhas, sao otimos alvos quando estao empoleiradas. indico essa especie de passaro pqra quem esta iniciando o tiro ao alvo, ou, cmo no meu caso, para treinamento da mira.

    ResponderExcluir
  5. Pare de matar passarinhos Pedro!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou de Barbacena MG hoje dia 06/01/2012 apareceu aqui em casa uma andorinha pequena de casa todinha branca sem mancha nenhuma de outra cor e eu achei um dos passaros mais bonitos que ja vi mas os outros passarinhos que tem por aqui estam a persceguino para brigar com ela sera que ela tem chance de sobreviver pois ela e muito bonita .

    ResponderExcluir
  7. Sou de Barbacena MG hoje dia 06/01/2012 apareceu aqui em casa uma andorinha pequena de casa todinha branca sem mancha nenhuma de outra cor e eu achei um dos passaros mais bonitos que ja vi mas os outros passarinhos que tem por aqui estam a persceguino para brigar com ela sera que ela tem chance de sobreviver pois ela e muito bonita .

    ResponderExcluir
  8. Esta pequena ave migratória, eu conheço como freirinha, pq sua plumagem parece uma veste de uma freira, ela tem um canto agudo bem legal
    abraços

    ResponderExcluir
  9. elas possuem dimorfismo sexual?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]