Lavadeira Mascarada [Fluvicola nengeta]

>>>>Mais Fotos (flickr)<<<
Ouça seu canto








Comprimento: 16cm Identificação: Sua coloração branca e preta é quase inconfundível. A única outra ave que ocupa os mesmos habitats e que possui cores semelhantes á a viuvinha-de-cabeça-branca (Arundinicola leucocephala), mas esta apresenta a maior parte do corpo negro com a cabeça branca e é também razoavelmente menor. A distribuição desta ave é curiosa, pois existem duas populações muito distantes, uma no leste brasileiro e outra no noroeste da América do Sul. A população brasileira, antigamente restrita a açudes e rios no Sertão e Agreste da região nordeste, está em expansão. A Mata Atlântica, que aparentemente re- presentava uma barreira natural para esta espécie, foi perdendo espaço para pastagens e culturas que se assemelham mais ao semi-árido do que à Floresta Umbrófila, possibilitando assim a expansão desta espécie. Outras explicações envolvem o aumento no número de rios represados no sudeste e mudanças climáticas. O fato é que esta simpática ave está sendo registrada cada dia mais ao sul. Na década de 90 foram feitos os primeiros registros da espécie no interior de São Paulo e hoje em dia já são registradas aves se reproduzindo em Santa Catarina. Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura na lama das margens de rios, açudes, brejos e possilgas, de onde raramente se afasta. Seu ninho é feito de gravetos que são geralmente amontoados em árvores próximas a água. É comum ver estas aves em casais. O macho possui as costas levemente mais escuras que a fêmea.

[Material enviado por Rodrigo Girardi Santiago]
Fonte(audio):xeno_canto
Foto:(Rose Mary)
feita no Campus da UFRB, Cruz das Almas-Ba

15 comentários:

  1. Moro no Municipio de Serra Espírito Santo, meu Bairro é Chico City, sou líder comunitário e pude observar varios destes passáros em meu quintal, num total de quatro, devido a sua beleza, pesquisei no google e encontrei, gostaria de obter mais informações deste passáro, inclusive com o intuito de protege-lo, sou agente ambiental comunitario formado pela secretaria de meio ambiente do meu municipio, temos um corrego no entorno e uma linda area verde preservada por nossos agente ambientais atraves de muitas lutas.

    ResponderExcluir
  2. Moro em Francisco Morato muncipio de sp e até hoje só tive privilegio de observar apenas dois casais desta especie aqui onde moro e só consegui descobrir o nome dele por meio deste site. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Indaial, SC. a aproximadamente 3 anos tive o privilegio de abservar um casal, hoje tem mais de cinco casais. Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Fabio e há dois dias encontrei um filhote dessa espécie na rua e agora estou cuidando. Se alguém tiver mais informações sobre esta espécie favor enviar para: escadinharox@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e mariana e eu tbm encontrei hj um filhotinhu e to cuidado para soltar quando souber voar...se alguem tiver mais informaçoes envie para:a.marymendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. eu tenho um rancho onde aparece varios passaros e eu nao sei o nome de alguns. como eu posso postar fotos para vcs me ajudare

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu moro na Barra da Tijuca e esta especie sempre faz ninho aqui em casa, ocorre que hoje um filhote quebrou a patinha e eu gostaria de saber mais como posso ajuda-lo e se possivel cria-lo para que possa viver. me ajudem mandando para o e-mail arielebichucher@gmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá encontrei um filhote desses hoje em meu trabalho,e gostaria de saber como cuidar para que ele não morra,como alimenta-lo.por faver me ajudem.contato:
    raquelvasconceloss@yahaoo.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Um filhote caiu do ninho e não tem como coloca-lo de volta. Fico preocupado com predadores e alimentação, pois ele é muito novo e indefeso, sua mãe diariamente o alimenta,penso as vezes em coloca-lo em uma gaiola até ficar mais esperto,más não gostode ver animais presos.
    Como posso solucionar este problema???

    ResponderExcluir
  11. Um filhote caiu do ninho e não tem como coloca-lo de volta. Fico preocupado com predadores e alimentação, pois ele é muito novo e indefeso, sua mãe diariamente o alimenta,penso as vezes em coloca-lo em uma gaiola até ficar mais esperto,más não gostode ver animais presos.
    Como posso solucionar este problema???

    ResponderExcluir
  12. Tbm encontrei um filhote hj ja com peninhas mas nao sei com oq posso alimentar cuidar e tudo mais preciso de ajuda

    nick.tj@hotmail.com
    niqueniquenique01@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Encontrei um filhote caído hoje é não sei como cuidar. Preciso de ajuda, já está com pena e tudo.
    vms.arcanjo@gmail.com

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]