Rolinha [Columbina talpacoti]

Ouça seu canto








Adapta-se aos ambientes artificiais criados pela ação humana. Vive em áreas abertas; o desmatamento facilitou sua expansão, em especial nas áreas formadas para pasto ou agricultura de grãos. Entrou nas grandes cidades das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil; facilmente encontrada no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Alimenta-se de grãos encontrados no chão. Havendo alimento, reproduz-se o ano inteiro. O casal mantém um território de ninho, afastando as outras rolinhas de perto. O macho possui um canto monótono, de dois chamados graves e rápidos, repetidos continuamente por vários segundos.
Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós ou galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno. Postura de 2 ovos, chocados pelo macho e fêmea entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. O casal, às vezes dois dias depois, já inicia nova ninhada, quando as condições ambientais permitem.
O filhote sai com traços da plumagem de cada sexo. O macho, com penas marrom avermelhadas (foto), cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa uma série de pontos negros nas penas.
Muito agressivas entre si, embora possam formar grupos, disputam alimentos e defendem territórios usando uma das asas para dar forte pancadas no oponente. Os machos são mais belicosos. Nas disputas ou quando tomam sol, deitadas de lado no chão e com a asa esticada para cima, mostram a grande área de penas negras sob a asa.
Habitam as áreas abertas da RPPN, proximos das casas e áreas de pasto artificial. Muito comuns em Porto Cercado, podem ser observadas em comedouros artificiais com grãos. Às vezes, afastam aves maiores do comedouro a poder de golpes de asa.

fonte(audio):xeno-canto
(texto): avesdopantanal
(foto):Dimas,tirada em Cruz das Almas BA

199 comentários:

  1. Hoje encontramos um filhote desta espécie, caído na porta de casa. Não foi possível localizar o ninho. Por não saber a melhor atitude, o tratameto adequado ou onde encontrar orientação a tempo de salvá-lo estou triste, aborrecida. Se fosse um cachorro, gato, cavalo, seria fácil encontrar auxílio, mas um filhote de pássaro em uma cidade grande...que sentimento horrível de inutilidade, de não ser capaz de auxiliar um ser tão indefeso, tão pequenino. Seria possível incluir nesta página um link sobre 'primeiros socorros' ou algo parecido, ou ainda se existe algum lugar que possamos contatar para receber orientações de como atender e salvar esses pequeninos tão frágeis? Talvez eu não consiga salvar o filhote, mas quem sabe em outra oportunidade estarei menos ignorante sobre esse mundo.

    Agradeço pelo espaço.

    Heid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho rolinha em casa eu mesmo criei ela mais nao sei responder va aoo veterinario

      Excluir
    2. hoje mesmo em meu colegio achamos uma rolinha bem machucada meu amigo a levou para casa amanhã ele a levara de volta para o colegio para vermos como ela esta!!!

      Excluir
    3. https://m.youtube.com/watch?v=5-phJRJzcyU

      Excluir
    4. Encontrei uma rolinha com a asa machucada em meu quintal, tentei tratar e não consegui. No outro dia cedo escutei sem parar um huu huu no telhado, soltei o filhote na grama e logo desceu o pai e a mãe para tratar o pequeno, recolho no final da tarde para soltar o cachorro e gato que tenho. É engraçado quando acordo, abro a janela e lá estão os pais no fio de luz esperando eu soltar novamente o filhote para eles tratarem. Já faz quatro dias q isso acontece...espero já triste pelo dia em que ele fique melhor e voe para a liberdade.

      Excluir
    5. À paz . . . saudações ! ?

      Prezada Leandra e Demais!

      Continues fazendo esta sua e boa parte.
      Caso o filhote não cure, leve ao veterinário o mais rápido possível, não deve ficar caro.

      Parabéns!

      Deus te(os) abençoe e te(os) guarde . . ." - Nm 6.

      "O Senhor te(os) abençoe e te(os) guarde . . ." - Nm 6.

      PU1JFC
      PU1JFC - Site 1 - Link
      PU1JFC - Site 2 - Link
      E-mail
      pu1jfc@yahoo.com.br


      Excluir
    6. Eu encontrei filhote.
      Como faço pra cuidar ?
      Soltar..
      O que come o wue bebe ?

      Excluir
  2. Heid, o blog estava sem atualizações já faz um tempo, mas depois do seu comentário vamos atualizar sim, pois são para pessoas como vc q ele foi idealizado. Faremos o possível para conseguir essas informações. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio, no Maracanã e minha casa sempre tem essas rolinhas tao lindinhas. Já fizeram ninho, inclusive e já tiveram 2 crias que vimos sair do ninho, crescer e sairem para a vida. também gostaria de saber sobre primeiros socorros para esses serezinhos da natureza e o tempo de vida dos mesmos. já me falaram em torno de 3 a 4 anos, uma vidinha tão curta !!

    ResponderExcluir
  4. teria como a baixar esse canto
    Abraço
    é bem melhor que manter o passaro em cativeiro

    ResponderExcluir
  5. Então essa rolinha da foto é macho?! Eu crio uma, solta é claro! Todos os dias a chamo no quintal e ela aparece para comer os grãos que coloco pra ela. Não sei em que árvore ela mora... pensei que fosse fêmea, só a chamo de "minha bichinhA". Tem uma de cor igual em um ninho na minha árvore,por isso pensei que fosse fêmea essa igual a da foto. Também gostaria de saber qual o tempo de vida delas...

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal... tenho um ninho de rolinhas na árvore de frente à janela do quarto da minha mãe... É uma terapia ver a mãe chocando, ajeitando o ninho, e qdo alimenta os filhotes, nem sei qto tempo fico observando... já foram várias ninhadas... não sei se são os msms, ou se são já os filhotes, sei que há sempre 2 adultos perto... nos galhos acima, e a mãe no ninho... se são os pais, não sei... mas é ma imagem linda, pq há mtos meses que sempre há um casal chocando, e isso, deve ser mta sorte... e estão mto aostumados conosco, pq ficamos na janela, conversamos, ficamos um tempão 'falando' com eles... e eles sentem seguros...
    PARABÉNS PELO LINDO SITE...
    Espero que cada vez mais pessoas, respeitem essa aves tão maravilhosas...
    Bjs à tds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tenho aqui no meu jardim
      mas hoje fiquei muito triste, ao entardecer fui verificar, ela não estava no ninho, parece que um outro bicho furou os ovinhos.

      Excluir
  7. Olá.
    Estou cuidando de um filhote de rolinha que caiu do ninho. Estou mantendo aquecido com lâmpada de 25W e dando ração.
    Em breve conto novidades.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    'ganhei' uma mamãe rolinha e seus dois ovinhos.

    Ela fez ninho faz uns 2 dias na jardineira da área de serviço aqui de casa. Colocou um ovo e no dia seguinte outro. Só vejo mamãe(penas cinza, marron claro no peito com pintas pretas nas asas).

    Ela pode ficar gressiva?

    Alguma recomendação?

    ResponderExcluir
  9. MaFê, vc é uma felizarda por poder participar deste momento! Os pássaros nunca são agressivos, a não ser para defender seus filhotes, assim como nós, humanos, mas uma rolinha é tão pequenina que não oferece perigo algum. A recomendação? Interfira o minímo que você puder, evitando estar muito perto, pois ela pode ir embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com uma rolinha pequena, filhote, que caiu do ninho. Percebi que o pai dela vem e bica o pássaro. Acredito que vá acabar matando o bichinho. Por que ele faz isso?

      Excluir
    2. Olha pessoal , na minha varanda de casa a rolinha começou a fazer o ninho no varal de roupa. E percebi que o ninho poderia cair ou os ovos. Então como eu tenho uma caixinha de madeira e um ninho antigo numa vasilha de doce de goiaba, Eu coloquei os raminho do ninho na vasilha e pendurei perto do varal. Foi uma benção a rolinha adaptou ao ninho no dia 10 deste mês no dia 13 já estava deitada e14 e15 colocou 2 ovos que ainda está chocando. Já vai fazer 15 dias e filhotes ainda não nasceram. No ano de 2017 TB foi assim mais um gato malvado comeu as rolinhas derrubou o ninho e comeu os filhotes foi. Horror eu minha netinha ficamos muito triste. Mais esse ano Deus vai proteje-las. A comida e uma ração mista q voto nas casa de produto BN para pássaros.

      Excluir
  10. Dimas,

    enton, aquele bico fininho parece uma boa arma de cutucar e fazer furos, rs!

    Olha só, eu até que já interferi um tanto, mas precisava: a jardineira onde ela fez ninho recebe a´gau da calha do andar de cima e 'alaga'. Como aqui tem chovido quase todo dia, ontem eu troqueia posição com a jardineira vizinha, sem tocar no ninho ou nos ovos. Dona Rola aceitou.

    Hoje achamos que vimos o Rolo e a Rola pela manhã, mas quem achamos que é o Rolo é bem parecido com a Rola, só que maior.

    Como a área de serviço é um corredor, 1,3m por cerca de 5m , e o ninho está 'dentro', na mureta,
    improvisei uma divisória de tecido no varal mais perto da mureta, no intuito de podermos usar a área de serviço sem sobressaltar (tanto)as aves.

    Até agora, parece tudo bem.
    mais alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Dimas,

    os rolinhos saíram do ovo na segunda (07/02).
    É bem interessante observar o comportamento das aves assim de perto.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Hoje minha irmã encontrou um filhote de rolinha no meio da rua... Como corria o risco de ser atropelado ela trouxe para eu cuidar. Mas agora estou em dúvida sobre a alimentação dele. Estou dando papinha de arroz por enquanto... Não se essa é a alimentação correta. Eles comem alguma fruta? Por favor, me ajude!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde

    Preciso de uma orientação, um casal de rolinhas já fez uns 3 nhos na janela de minha varanda, acho muito interessantes a companhar o processso desde a postura dos ovinhos até o crescimento, quando elas voam para longe, só há um detalhe, elas sujam muito o local e eu coloquei uma caixa, com aqueles furos, um ninho e coloquei na varanda, mas elas não entram e botam os ovos do lado de fora, há como acostumá-las a aceitar a caixinha, o que eu posso fazer?
    meu e-mail: evchaves@gmail.com

    Grato
    Marlene Chaves

    ResponderExcluir
  14. Há uma semana, um casalzinho de rolinhas fez ninho na sambaia do nosso jardim de incerno. É muito lindo ver o cuidado que ela tem com os filhotes. Depois, quando eles chocarem comento mais, ok?

    ResponderExcluir
  15. Moro em apartamento no 3 andar e uma rolinho fez um ninho na janela da minha cozinha, os ovinhos já chocaram , meu filho de 3 anos adora observá-los...A natureza é muito mágica.Mas temo por doenças...se alguém puder me esclarecer agradeço.

    ResponderExcluir
  16. encontramos um filhote de rolinha fora do ninho, estamos cuidando e improvisamos um ninho muito show, uma frigideira com água quente e um prato fundo sobre a água forrado com uma toalha grossa, e na troca de revesamento de tres a quatro hs, e também usamos uma touca termica forrada com uma toalha grossa, mas tem que desliga-la em 15 min a melhor opção é a frigideira,
    quanto a alimentação ração papa pra filhotes da marca alcon ver instrução no verso, e é dada em uma seringa. esse processo já dura 10 dias, ele tem aprox 15 dias.
    Ilza.

    ResponderExcluir
  17. Claudia, ainda bem q existem pessoas q doam um pouco do seu tem a um pequeno pássaro.

    ResponderExcluir
  18. Aqui na minha rua tem algumas crianças que ficam brincado durante o dia , e ontem , elas foram na pracinha para brincar,disseram que tinha um menino que arrancou um ninho de pássaro da árvore e deixou no chão .Eles pegaram e trouxeram , .no ninho haviam dois filhotinhos e pude perceber que eram de rolinha. pedi a a eles para eu trazer pra minha casa pra eu cuidar, agora estão aqui comigo.coloquei-os em ma caixinha com um paninho dentro, e a cada 2 horas alimento eles,hoje vou ver se acho essa papinha para filhotes da alcon.Mandem mais informações do que posso fazer com eles.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Uma rolinha fez ninho no parapeito da minha janela. e colocou dois ovinhos. eu prontamente fui lá e coloquei um papelão na tela de proteção pra eles não cairem... eles nasceram domingo. estavam bem... mas ontem estava chovendo muito e fui lá colocar um isopor pra não chover neles... hoje ao meu espanto quando fui ver um deles havia caido do ninho como pode e estava todo forradinho? PS não sei como eles os alimentam ponho comidinha e agua mas eles não pegam... estou muito triste q um deles morreu. será que foi culpa minha?

    ResponderExcluir
  20. OLá,boa tarde!Um dia meu esposo saiu da empresa para ir ao banco,estava andando na rua e um filhote de rolinha caiu bem na cabeça dele e depois ao chão.Ele pegou o filhote(que mal tinha penas)e levou a uma clínica veterinaria perto do trabalho dele, ele conhecia a veterinaria, mas só que esta veterinaria olhou para o filhote de rolinha e disse: "mas é uma rolinha, solta ela por aí". Meu esposo ficou revoltado com a atitude desta veterinaria; quer dizer que se fosse um pássaro valioso,aí ela pegava para cuidar? Meu esposo só pediu a ela para cuidar da rolinha até esta ter condições para voar e se virar sozinha.Triste com a atitude da veterinaria,meu esposo foi embora,pediu uma caixinha em uma loja,comprou ração para pássaros e trouxe para nossa casa o filhote de rolinha, o qual ganhou o nome de ÍCARO. Por isso acabei achando na internet este Blog,pois procurava uma informação para saber o sexo da rolinha, pois meu esposo tinha receio de ser fêmea com nome de macho,mas aqui descobri que a rolinha realmente é macho. Bom, amigos, O ÍCARO chegou aqui em casa no dia 02/09/2011 e está em uma gaiola sendo muito bem cuidado,com muito amor, carinho e atenção. Nunca tive passaros,por ter pena deles terem que ficar presos em gaiolas, mas me impressiona como o ÍCARO se demonstra feliz mesmo estando sendo criado em uma gaiola. Ele fica na cozinha e quando me ver não pára quieto, gosta de conversar, rsrsrs...Converso com ele, ele pede carinho e dá carinho pra gente,parece entender tudo. Fico impressionada com ele e mais com as atitudes de certos seres humanos que buscam o "valor" e não o amor. O ÍCARO só trouxe alegria aqui para nossa casa e é muito amado. Só tem um problema, acho que ele ficou com trauma de voar pelo tombo que levou ainda bebê, pois coloco ele no ombro e mesmo tendo já as penas,ele morre de medo de cair e jamais tentou voar. Fico pensando como ele teve sorte de cair logo na cabeça do meu esposo, pessoa tão sensível e que ama os animais ao extremo.Já teve quem me disse para soltarmos o ÍCARO,mas não conseguimos,ele já faz parte da nossa família e o amamos demais,não sabemos mais ficar sem ele. É uma rolinha, mas para nós, é muito valioso. Um grande beijo para todos!!!

    ANA

    ResponderExcluir
  21. linda atitude Ana, aconteceu algo parecido comigo, estava dentro de um onibus e o rapaz do meu lado falou - olha tem um passaro ai na frente. quando eu fui olha ainda era um filhotinho que mal tinha penas,filhote de rolinha, eu faço a minina ideia de como ele foi parar ali, mas trouxe ele para ksa e fiquei alimentando com um tipo de papinha usando uma serginga ate ele aprender a comer sosinho,mas e depois? oque fazer com ele?,
    eu nao quero criar ele preso numa gaiola se a vida livre é tao linda, mas tenho muito medo de soltar ele, e ele nao saber viver sosinho la fora nesse mundo tao cruel para animais,o que eu faço?,solto ou deixo ele comigo?

    eu ponho ele na minha mao, mas ela nao voa, so quando jogo ele pra cima para ver como está seu voo
    se poderem me ajudar ficaria muito grata eu e o filhotinho é claro ! kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray eu tambem crio uma rolinha ki ficou sem a mãe e os irmãos,pois um gato da vizinha subiu na arvore em frente de casa e comeu a mãe dele e os irmãos.Ele por sorte caiu do ninho e escapou do gato ai eu peguei ele muito pequenino ainda,estava começando a nascer penas trouxe pra dentro de casa coloquei em uma caixinha e embrulhava ele com um pano. Pra alimentar eu dava uma papinha com uma seringa assim como vc. Hj os dias se passaram e ele ja esta adulto mas uma coisa engraçada acontece todos os dias,ele dorme em uma gaiola e de manhã eu abro a porta da gaiola e ele sai e fica o dia todo passeando e quando chega la pelas 16:30 ate as 17:00 ele volta e entra na gaiola passa a noite e outro dia de manhã eu solto ele e as mesma coisa acontece. A coisa que mais me emociona é que quando ele chega e a gaiola esta com a porta fechada ele começa a cantar pra gente ver que ele chegou e abra a gaiola.Eu acho ki ele não come quando sai, porque chega morrendo de fome e adora comer painço. Eu amo meu pequeno pássaro, é o mascote da família.

      Excluir
    2. Sidneia, acontece comigo o mesmo q aconteceu com vc... to cuidando de uma rolinha que caiu do ninho e caiu bem na minha frente...estou cuidando e dando papinha para filhotes da Alcon, Mas não sei ao certo o qto q devo dar a ele. Tenho medo de alimenta-lo demais e acabar morrendo. Qto devo dar de papinha a ele e de quanto tempo ??

      Excluir
  22. Todo ano na frente da janela do meu quarto um casa de rolinhas faz um ninho por volta de dezembro e botam seus dois ovinhos. Em 3 semanas já se foram, mas nesse ano no quarto dia, elas sumiram do ninho e os ovinhos estão sozinhos. O que fazer? Temo pela vida dos pequenos que nem nasceram..

    ResponderExcluir
  23. A algumas semanas, um casal de rolinha começou passear pelo pé de xuxu, e o canil da minha cadela é próximo, as vezes ela até latia para eles.
    Percebi na semana passada, que fizeram um ninho, e quando eu aguava as plantas a tarde, ela sai do ninho, no outro dia olhei, e reparei que tinha um ovo, fui olhar novamente, e vi que eram dois.
    Fiquei muito feliz deste pássaro tão indefeso, e num mundo tão grande,escolher o pé de xuxu para viver, sendo que atrás de casa, tem um terreno de mais ou menos 30x25 mts, repleto de mato e arvores, o qual abrigaria eles tranquilamente...
    Me sinto privilegiado, pela presença deles no meu quintal, que diga de passagem, são muito bem vindos, e espero que até a passagem de ano eles já tenham nascido...

    ResponderExcluir
  24. Olá! Estou com um filhote de rolinha com mais ou menos 50 dias que adotei, depois, que minha gata comeu sua mãe (coitada, não consegui salvá-la). Fui verificr o ninho e encontrei dois filhotes, recém nascidos. Alimentei com papinha especial, encontrada em casa de rações, mas, só um sobreviveu e agora ela não quer mais ir embora. Estou tentando acostuma-la a comer sozinha, mas tá dificil... Ela já sabe voar, mas não voa alto, só fica por perto e está viciada na papinha na seringa; isto é pq ela ainda é muito "bebe"? Como faço para readaptá-la?

    ResponderExcluir
  25. Um casal de rolinhas fez um ninho e botou dois ovinhos. Em 3 semanas eles sumiram e os ovinhos ficaram sozinhos. O que fazer? Temo pela vida dos pequenos que nem nasceram..

    ResponderExcluir
  26. Um casal de rolinhas fez um ninho e botou dois ovinhos. Em 3 semanas eles sumiram e os ovinhos ficaram sozinhos. O que fazer? Temo pela vida dos pequenos que nem nasceram..

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Pâmela, a situação é dificil, e requer esforço e dedicação. Sendo recente, é possível colocar esse dois ovinhos em uma estufa, que tem uma temperatura certa, e salvá-los. Tendo sucesso nesse primeiro passo; teria que comprar em Avicultura, alimento para filhotes.
    Tudo vai de acordo com sua disponibilidade de tempo.

    ResponderExcluir
  28. Aline, bom dia , me perdoe.

    Meuu tiulo no Blog, era Mundo Maravilhoso, mudei para Coruja 2 ok.

    Fiz o comentário, porém na hora de publicar deu problema. Espero que o seu caso esteja resolvido,pois com o tempo, a natureza se encarregará de tudo, enquanto isso, continue fazendo o que você puder, e mantenha a sua gata bem longe do filhote. O que eles precisam, é de carinho; é muito gratificante você cuidar de uma criação de Deus.
    Dia 3 de janeiro, olhei o ninho, e nasceram os dois filhotes no pé de chuchu. Pena que não dá para publicar as fotos.

    ResponderExcluir
  29. Meu título no Blog era Mundo Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  30. Ola adorei esse site, to com uma rolinha aqui em casa ela caiu na minha piscina peguei ela e enxuguei ela ta secando mas vai ficar mais uns dois dias para melhora.

    ResponderExcluir
  31. como faz para descubrir se e macho ou femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a cor da fêmea é marrom
      claro e o macho tem um tom avermelhado, você percebe que é mais escuro.

      Excluir
  32. Ai, gente...eu tô em profunda tristeza.
    Tínhamos um casal aqui (Jack e Rose) q mora no nosso quintal e nos visita para comer as migalhas e ração dos nossos dogs.
    Acompanhávamos todas as crias, todo o processo de "ensinamento a voar"...
    Infelizmente, o Jack morreu.
    A Rose continua no ninho sozinha e hj veio comer aqui. Comecei a chorar qdo a vi.
    Queria saber o q acontecerá com a Rose? Os pássaros arrumam logo um novo parceiro?
    Um abraço!
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  33. Paulinha,a natureza é perfeita, com certeza ela logo encontrará uma nova família........

    ResponderExcluir
  34. Achei uma rolinha adulta fêmea que não voa. Acho que tem algum problema na asa direita,pois ela só movimenta a esquerda,talvez esteja quebrada.Estou cuidando dela, pus ela em uma caixa e está em meu quarto. O que posso fazer? Obrigada, amei o blog. (:

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Line,
    Você é privilegiada, a natureza te deu uma partícula dela, e tenho certeza que com sua dedicação,a saúde dela será restabelecida.
    O correto seria levá-la a um veterinário, mas os cuidados básicos neste caso, é a mobilização da asa, com o auxilio de um pedaço de gaze ou uma tira de tecido fino de uns 8 centímetros de largura.
    Em pouco tempo, talvez uma semana, ela já esteja melhor.
    Se puder, existem alimentos específicos nas aviculturas e casas de ração.
    Espero ter ajudado, e que ela fique curada. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia,
    Hoje estou muito chateada. As rolinhas fizeram um ninho no meu quintal... todos os dias, quando acordo, vou lá conversar com ela e dar bom dia... quando volto do trabalho, vou lá falar boa tarde... enfim...
    Ela chocou 2 ovinhos, e nasceram os dois filhotinhos... lindos
    Porém, ontem, quando cheguei na hora do almoço, um dos filhotes estava muito machucado, com muito sangue na cabeça... mas estava voando normal. Passei a tarde muito preocupada e, quando retornei de noite, ele estava agonizando no quintal. Aquilo pra mim foi muito triste. Pode ter sido gato?
    Esta madrugada escutei barulho, acendi a luz e vi a gata da vizinha rondando, mas pela manhã estavam o casal e o filhote sobrevivente...
    Estou orando e torcendo muito para que eles fiquem bem... converso com as pessoas e elas agem como se eu fosse louca, por isso fiquei muito feliz em encontrar esse site... vocês são as únicas pessoas que entendem como estou sofrendo com a morte do pequenino...

    ResponderExcluir
  37. Lizandra, nós somos loucos! Por pássaros! rs É muito bom encontrar pessoas como vc q ainda se comovem com o sofrimento de pequenos seres. Deixe q achem q somos loucos, nossa loucura é a coisa mais linda q o Grande Pai nos deu. Beijo

    ResponderExcluir
  38. eu achei uma abandonada estou dano papinha e a coisa mais linda do mundo minha gata e cacorra ta doidinha por ele dou uma dica eles sao senciveis no 1 dia sao meio calmos no segundo se abrem todos e meu acho que e menina fica dano encima do meu irmao eu amo o meu pai acha que e menino eu chamo de rut ele de tobi ele vai ficar doidao
    montei uma cidade para ele(a) so com izame de deienia mais por mim ele e meu para sempre oi meu nome e leticia e voce nos viu eu e o tobi ou rut

    ResponderExcluir
  39. Olá galéra eu achei hj um filhote de rolinha na rua, e aqui tem muitos gatos e eu fiquei com medo de deixá-la lá até sua mãe ou ela mesmo voltar ao ninho, pois ela estava muito cansada, não conheço os procedimentos de como cuidar, peguei uma cesta forrei com almofada e uma toalhinha, dei uma papinha de fubá mais com água pra ela, pois estava muita cansada e com sede, não quero criá-la em casa nem em gaiola, eu sou totalmente contra cativeiro principalmente para pássaros, não acho isso justo, eu quero devolvê-la para a liberdade, para a natureza, mais não sei como fazer com segurança, alguém pode me ajudar, ahh obs: ela dorme feito um bebê e qdo chego perto ela não tem medo de mim e nem voa, não esta machucada, acho que é só cansaço mesmo, e ela já esta empenada totalmente... o que eu faço????

    ResponderExcluir
  40. È sempre bom poder salvar uma vida, mesmo a menor que seja. Haverá sempre um sentimento de gratidão e respostas concretas de felicitações, seja quando se salva mediante a reintrodução na natureza ou na manutenção em cativeiro, sendo a última uma decisão que requer cuidados especiais, por exemplo, no caso de um filhote de rolinha, deve alimentar com grãos de painço e areia para pássaros, o sistema digestivo das rolinhas dependem de areia para triturar os alimentos, sem areia dificilmente se salva. Enquanto não aprender, deve colocar semente, areia e água diretamente no bico, depois manter um recipiente com areia, água e grãos lisos pequenos. Em 2009 fiquei feliz em salvar um filhote, levei para soltar no sítio, tive medo dos gaviões e decidi manter em gaiola. A rolinha era esperta, arrolhava diariamente e gostava de brincar comigo voando de uma mão para a outra. Veja foto visualizando o meu perfil no blog www enigmassite. xpg com br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu achei uma rolinha na porta da escola da que minha mae trabalha!!!nao avia nenhum ninho por perto e a gente pegou e estamos cuidando dela!!ela e filhotinha nao sabia nem abrir o bico!antes fiquei com um pouco de tristeza de ter tirado ela da mae mas depois percebi que foi o certo pois um pouco mais pra frente tinha um cachorro!!ufa!eu salvei ela!!!mas nao sei o que rolinha come.to dando papinha de fuba pra ela.isso ta bom?elaspodem comer fuba??aguardo respotas!!!bjsss pra todos os seu leitores amei o blog!!bjs!!

      Excluir
  41. Saudades! Completando naturalmente o seu ciclo de vida, a rolinha morreu hoje, lágrimas...

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde!
    Hoje encontrei uma rolinha no estacionamento do meu prédio, é um macho adulto e aparentemente não esta machucado mas pouco se movimenta. Estava quieto em um canto com fezes ao seu redor. Será q esta com algum verme ou infecção? Como poderei ajudá-lo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Pessoal é possivel criar uma rolinha numa gaiola?

    ResponderExcluir
  45. acompanhei uma rolinha que fez o ninho abaixo do rele da lampada em um poste de luz emfrente de casa. os dois filhotes ja fazem festa,voam do ninho para cima do meu muro e ali ficam se coçando e tomando sol depois voltam ao ninho,o pai e a mae sempre ficam nos fios acima do ninho. que terapia.........

    ResponderExcluir
  46. Há cerca de 1 semana encontrei uma rolinha adolescente caída no canteiro do meu prédio. Ajeitei-a no chão mas ela não voou, estava com a asa bem tortinha. Resumindo, a peguei e levei pra casa. O veterinário acusou uma provável fratura na asa. Acho que era macho, pelo menos coloquei o nome de Mocinho! Como não comia sozinho fiquei dando papinha pra filhotes da Alcon na seringa. Nos primeiros dias parecia estar mais animado que no início, mas de repende ficou desanimado. Ontem percebi que não estava bem, pensei em levá-lo ao vet de novo, mas não deu tempo. Só coloquei ele na minha mão para aquecer e ele foi apagando...
    Tentei fazer tudo o que eu podia por ele, dei o meu melhor, mas infelizmente não deu certo. Agors fica a culpa: será que errei em alguma coisa? Será que ao alimentar injetei papinha no pulmão dele? Não sei, só sei que tentei...Ficam as lágrimas...

    ResponderExcluir
  47. eu naõ sei como cuida de um passaãro que caio aqui no meu quintalll mais eu naõ tenho diero pra conpra comida pra ele a o passaãro e uma rolinha qual a limento mais adequado a dar a ele e di que forma pf presssisssso de ajuda

    ResponderExcluir
  48. tudo bem, não se preocupe, tente ajuda em uma avicultura mais próxima de sua casa, certamente alguém irá ajudá-lo, não desanime, nem desista.

    ResponderExcluir
  49. Eu estou com um filhote de rolinha q achei achei na rua como faço para saber a idade esta sem comer hj pois ela n come nada q eu ofereci

    ResponderExcluir
  50. Eu estou com um filhote de rolinha q achei achei na rua como faço para saber a idade esta sem comer hj pois ela n come nada q eu ofereci

    ResponderExcluir
  51. um casal de rolinhas fizeram um ninho aqui a um bom tempo, deu 1filhotinho, está aprendendo a voar, mas ao tentar, toda hora cai do ninho, e tenho duas cachorras aqui em casa que já mataram vários filhotes, e não quero que isso aconteça com essa rolnha, já coloquei ela no ninho várias vezes, mas ela sempre cai, as cachorras estão presas por causa disso, mas não podem ficar assim por muito tempo, a rolinha parece que machucou a asa de tanto bater na parede, não sei mais oq faço, a mãe dela nem aparece aqui mais, coloquei ela em uma gaiola, não queria prende-la, mas acho melhor do que ela morrer, oq eu faço agora? - não sei como cuidar e oq fazer...

    ResponderExcluir
  52. Minha mãe e eu cuidamos durante 4 meses de um filhote de pomba rola que encontramos caído na grama (era uma fêmea). O ninho tinha sido destruído por uma chuva. Ainda tentamos localizar os pais, porém não conseguimos. Durante o primeiro mês fui todos os dias na casa de minha mãe (pela manhã) para alimentá-la com uma papinha de fubá, sementes e gotinhas de um vitamínico. Ela apresentava dificuldades para se alimentar e se sustentar e pensei que ela não sobreviveria. Com muita paciência e carinho, consegui pegar o jeito certo de alimentá-la. Depois de 1 mês ela já queria comer sozinha. Não aceitava mais a comida que eu lhe dava no bico! (ainda bem!). Acredito que de um modo geral, ela teve um desenvolvimento bem lento. As penas dela demoraram muito a aparecerem. Elas nasciam envoltas naquela "queratina" esbranquiçada e resistente. Porém com o passar das semanas, as penas da Tilu (apelido da Tirulipa - nome que demos para ela) foram ficando fortes e saudáveis. Ela encorpou; suas perninhas engrossaram e suas garras ficaram fortes. Ela adorava subir em nossas cabeças e ombros! Soltávamos ela todos os dias, para incentivá-la a voar e ir para o mundão! Passava bastante tempo solta na grama (ciscando sementinhas e bebendo água do orvalho depositado nas flores) ou voando entre galhos de árvores. Mas sempre voltava. E então a gente a deixava em um quarto amplo para dormir (solta, pois não queria vê-la em uma gaiola de jeito nenhum!). Esta semana, depois de muita torcida, ela se foi! Voou e não retornou! Uma mistura de intensa alegria e MUITA saudade preencheu nossos corações! Tilu, seja feliz e tenha uma vida boa, amorzinho! Esperamos que de alguma forma você possa lembrar-se de nós! Jamais te esqueceremos!

    ResponderExcluir
  53. um casal de rolinha fez um ninho na minha cozinha, a fêmea botou 2 ovinhos, os filhotes nasceram,mais de repente chego em casa e encontro o ninho no chão e vejo apenas um filhote, estou tratando-o mais ele é muito agitado, será q sente falta do outro filhote? o q eu faço para acalmá-lo?

    ResponderExcluir
  54. Sou um cara de muita sorte, alimento as rolinhas com quirera, estão vindo no meu quintal cerca de 8 aves, sendo que 5 nasceram em um pé de maracujá que tenho no quintal, são boazinhas conosco menos a hora de comer, bringam com todos, piriquitos (um casal) com o tejo, com o bentivi, mas com o sabiá a coisa é armoniosa. Bjo a todos e parabens pela publicação. A Claus

    ResponderExcluir
  55. oi. achei muito bakana teu blog, mas aki eu tenho um ninho aki na minha casa de rolinha e costumo tirar fotos e criar videos e uma vez ou outra quando tento uma maior aproximaçao as vezes espanto eles e e a femea demora auguns minutos pra voltar. gostaria de saber se essa saida do ninho atrapalha o filhote ja nacido e ou no ovo ainda. abaixo esta meu face e o meu blog espero que seja meu membro la pois estou tentando ser seu membro mas nao consigo ai vc pode me pedir pra adicionar no face. que tambem esta ai abaixo: messias_aero@hotmail.com BLOG: http://www.cienciasdiversasnapratica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  56. aki logo depois estarei postando os videos e as fotos da rolinha e do ninho. no Blog q te passei http://www.cienciasdiversasnapratica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde,

    Gostaria de obter informações de como alimentar um filhote recém nascido.
    A mãe abandonou o ninho com dois ovos, um est+a chocando, mas, não fazemos ideia de como alimentar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Unknown, boa noite, geralmente em Avicultura voce encontrará alimento para filhotes, podendo alimentá-lo através de uma seringa.

    ResponderExcluir
  59. Oi boa noite, tudo bem? entao, lendo os comentários sobre essa ave eu pude notar que você que você sempre ajuda com algumas intruçoes. Hoje eu to com uma dúvida meio complicada. Pra começar eu encontrei no quintal da minha casa um ovinho de rolinha, isso aconteceu ontem, mas eu nao consegui encontrar o ninho pra colocar ele no lucar pra mae chocar entao por esse motivo eu to pensando em fazer uma chocadeira caseira só pra nao perder o ovo. a minha dúvida é " será que mesmo tendo passado um dia inteiro com o ovo fora do ninho, eu ainda o consiga chocar em uma chocadeira caseira?" Se puder me ajudar vou fazer o possivel pra acompanhar direitinho toda a "gestaçao". obrigada, Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, espero não se tarde demais, só consegui ver esta publicação agora; veja bem, realmente é um caso delicado, "como uma gravidez de risco". Devido ter ficado um dia sem aquecimento, vai depender muito da natureza, se vc tiver condições de colocar na chocadeira, pode nascer ou não. Em todos casos,vale a pena tentar, pois salvar uma vida, é muito gratificante, o que vale é a intenção.
      Avise depois o resultado.

      Excluir
  60. Ah, talvez o resultado será em menos quinze dias.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  61. fui visitada por um filhote de rolinha que caiu no quintal... estava na fase de voo... só que ainda não conseguia... resolvi cuidar dele então. Busquei em sites e consegui algumas instruções e na tarde desse mesmo dia a mãe dele veio procurando por ele... foi um sentimento tão bom que experimentei... ele em minhas mãos e ela se aproximando cada vez mais para ver seu rebento... foi então que se encontraram e foi lindo ele todo alvoroçado e ela toda cuidadosa... passaram dois dias nesse amor... e até então ele ainda não conseguia voar... dormia numa gaiola emprovisada e pela manhã o deixava no cantinho em que ela sabia onde encontrá-lo. No terceiro dia ela não veio, fiquei preocupada, cortava o coração ver que ele estava esperando por ela... as horas passaram, até que já quase de tardinha ela apareceu mas, não quis descer no local que eles se encontravam... tentei aproximá-los mas, ela foi resistente... como se quisesse fazer com que ele se esforçasse para voar...
    Escureceu e tive que deixar que ele dormisse mais uma vez na gaiola. Nossa família já estava até se acostumando em te-lo como visitante. No dia seguinte, dei papinha à ele e soltei no lugarzinho de costume, e ele já estava até se adaptando ao ambiente... no meio do dia, ela voltou, a mãe, chamando por ele e ele respondendo, facilitei o encontro dos dois no telhado e fiquei observando... lindos passaram horas juntos... interessante que percebi que ela meio que cobrava dele o alçar do voo... como quem diz vamos já está na hora de voar... o dia passou e mais uma vez ele dormiu na gaiola...
    Hoje eu acordei e como já habitual o coloquei no mesmo lugarzinho... fui fazer minhas coisas do dia a dia, na correria... deixei sem querer o portão do quintal aberto... e o ciúme de um ser... levou a vidinha do meu visitante... em uns milésimos de segundos uma vida se foi...minha cachorra que na espreita acompanhou por esses dias os meus cuidados com meu visitante... e na primeira oportunidade o abocanhou... Ah! que horror!!! Corri em cima mas, já era tarde... ele ainda se mexeu, espernegou...mas, não pude salvá-lo... chorei como criança... nunca pensei que por quase cinco dias ficaria tão apegada a um pássaro... sabia que ele não ficaria comigo, sabia que ele a qualquer momento partiria... mas não assim! Alguns minutos depois, sua mãe veio chama-lo em vão... dessa vez ele não irá ao seu encontro...

    ResponderExcluir
  62. Olá Coruja 2! Parabéns pelo blog, ele me ajudou muito logo que nos deparamos com a responsabilidade de cuidar de um filhotinho de rolinha que foi salvo pelo meu pai (ele colocou um lençol no chão debaixo do ninho, que estava no telhado da varanda, pq no dia anterior ele havia encontrado o outro filhotinho morto).
    Pela descrição trata-se de uma fêmea (linda e apaixonante),mas bem menor e menos desenvolvida que o seu irmão que, infelizmente, morreu. Ela já tem uns 30 dias, come ração própria para filhotes que damos com o auxílio da seringa a cada 2 horas e dorme junto a garrafinha de água quente (minha mãe já nem sai de casa, fica por conta de controlar os horários do novo bebê da família!!). Ela ainda não tem penas na parte inferior do corpo e, por isso, julgamos que ainda é filhote. Quando tiramos ela da caixa para alimentá-la ela se abre toda e já bate as asinhas... (a sensação que temos é a de que ela já nos reconhece e fica muito feliz com o carinho que recebe: estamos apaixonadas por ela) Minha dúvida, no momento, é: quanto tempo demora para ela sair do ninho para tomar banho de sol e tentar voar? Queria saber quanto tempo demora cada fase do crescimento para não apressar e nem retardar o desenvolvimento dela!!

    ResponderExcluir
  63. Rivana, boa tarde...

    Quero esclarecer que não fiz este blog, somente sou participante como todos que tiveram a felicidade de ter este contato maravilhoso com a natureza, agraciados por Deus, pelas experiências maravilhosas que temos, e tivemos com estas e outras aves lindas, que nos rodeiam, presenteando-nos com seus encantos naturais.
    Você deve ter pensado que fiz este blog, devido sempre tentar ajudar, dentro do meu pouco conhecimento, as pessoas que precisam muitas vezes de um socorro, pois queremos tudo de bom para essas criaturinhas de Deus, que nos fazem felizes. Fico feliz pela dedicação da sua família, pois realmente, é como um bebê na família. Admirei a garrafa de água quente, parabéns....continue com esse amor, e não se preocupem com nada, em menos de duas semanas, ela estará bem diferente, quase pronta pra seguir seu destino...
    É tudo natural, não se preocupe, somente aproveite bem estes momentos, pois ficarão marcados em suas vidas, se puderem, tirem fotos, filmem....é gratificante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo retorno Coruja 2!! Pensei mesmo que o blog fosse seu pela sua disposição em responder (te saúdo por isso!!)Estamos aproveitando sim e temos tudo registrado!! Mais para frente, se me sentir insegura, entrarei em contato, viu? Grande abraço e ótima semana!!

      Excluir
  64. Amém, foi um prazer, qualquer novidade, avise.
    Uma ótima semana para vocês também...

    ResponderExcluir
  65. alguém me ajuda?
    Achei uma rolinha, ela caiu da árvore e eu n sei oque eu faso, to cuidado dela, dando água e arroz
    quebrado (pois é um filhote) eu n sei aonde fica o ninho dela porque caiu de uma árvore grande e n fica perto da minha casa, de veis em quando ela voa mas se cansa e cai, tenho medo dela sair pela janela pois moro só 10°andar e se ela cair daqui ela morre, alguém sabe oque eu posso dar para ela comer, como faso uma cama ou algo paresido para ela dormir, e como dou aguá?
    Estou criando ela livre, ela as veses sai voando pela casa mas ela n voa muito tempo, ela voua mais ou menos uns 3 metros e cai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vitor, tente arrumar um lugar provisório, para que esse filhote fique em segurança, até chegar a hora dele voar.
      Realmente as primeiras tentativas de voo são assim mesmo, quanto a alimentação, em aviculturas existem rações próprias, com custos acessíveis.
      Neste video, voce terá algumas idéias de como tratá-lo.
      http://www.youtube.com/watch?v=mIf3XlJ4_JU
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  66. Olás!
    Apareceu um ninho na minha área de serviço, na soleira da janela, no lado de dentro, no primeiro dia tinha um ovinho, no segundo 2. Já faz 11 dias que acompanho a chocagem. Fiquei muito feliz com esta aparição e espero poder vê-los nascer, ser alimentados e voarem saudáveis!
    Farei de tudo pra que isso aconteça!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  67. Estou com uma rolinha a 1 semana não sei dizer se ela é adulta mais ja sei que é femea :)
    Oque eu mais quero é que ela voe,não gosto de ver ela na gaiola e não posso ficar pq meu gatos tentam mata-la o tempo todo,hj tentei fazer ela voar e ela foi para o chão ja me apavoro de pensar que ela não vai voar

    ResponderExcluir
  68. Uma rolinha colocou ovos em uma jardineira na varanda do meu apartamento. Penso em acolhê-la, não a despejando-a. Mas temo pragas e doenças. Devo temer ou tomar algum cuidado especial? Agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, não há necessidade de temer... As rolinhas são animais muito limpos... Elas sequer comem lixo (como as pombas urbanas) ou insetos. Comem somente grãos. Mas se for acolhe-la, não a prenda em gaiola... Tenha-a solta em seu apartamento... Tenho 2 criados assim, e é uma alegria conviver com eles! Olhe esse vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=3uAsErXpQtA

      http://www.youtube.com/watch?v=T5VBuxmRIJE


      =)

      Excluir
  69. Olá boa noite!
    Hoje por volta das 19h eu estava voltando para casa quando encontrei um filhote de pomba caído na calçada, encolhido. Não consegui identificar onde ficava o ninho, e como essa calçada fica num local que durante o dia é bem movimentado, acredito que ela havia caído há pouco tempo. Fiquei com medo de deixá-la ali e alguém maltratá-la, algum cachorro matar... por isso trouxe para casa. Estou há quase duas horas na internet procurando dicas do que fazer... tentei dar água e arroz e milho cru no bico, mas ela não quer comer... estou com medo de acordar amanhã e ela ter morrido (várias vezes minha mãe tentou cuidar de filhotes de pomba que ela achava, mas sem sucesso, sempre morriam em poucas horas ou dias). De quanto em quanto tempo uma pomba deve comer? Estou com medo dela morrer de fome e sede. E amanhã só conseguirei ir comprar alguma ração para filhotes no horário do almoço, ao meio-dia. De manhã, antes de trabalhar, tentarei alimentá-la. Mas passo a maior parte do dia fora, estou preocupada. Se eu conseguir alimentá-la, será que alimentação às 07h, às 12h e às 17h é o suficiente para ela não morrer de fome? Como está bem calor hoje, coloquei ela numa caixinha de sapato forrada com pano... mas não cobri ela porque bem calor... será o suficiente?
    Se alguém tiver dicas e puder me ajudar, agradeço.
    Boa noite, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! agora são 21:05h, faz cerca de duas horas que encontrei a pomba.

      Excluir
  70. Bom dia Fernanda, está correto o seu procedimento, nas Aviculturas tem ração para filhotes (papinha), que voce pode alimentá-lo
    através de uma seringa.
    Espero que voce consiga cuidar dele.

    ResponderExcluir
  71. Acontece comigo o mesmo q aconteceu com vcs... to cuidando de uma rolinha que caiu do ninho e caiu bem na minha frente...estou cuidando e dando papinha para filhotes da Alcon, por meio de seringa, mas não sei ao certo o qto q devo dar a ele. Tenho medo de alimenta-lo demais e acabar morrendo. Qto devo dar de papinha a ele e de quanto tempo ?? Qdo ele caiu na minha frente tava bem espertinho, voava uns 3 metros e depois caia...hoje ta mais quietinho. mas é esperto, pois tenta andar e abre as asinhas. Por favor, ajudem o Tico!!

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Eu e meu marido saímos pra bucar algumas frutas em uma chacara proxima a nossa casa,assim q chegamos la meu marido foi logo ao pe de acerola apanhar algumas,e se deparou com o pe caido ao chao,logo ele me chamou e fomos logo verificar o q tinha acontecido com o ninho dee rolinhas q tinhamos visto a alguns dias atras e para nossa tristeza ele estava destruido,caido no chao.Tinha 2 filhotes de rolinhas longe do ninho,pensei q estavam mortos pela queda,mais nao,eles estavam vivos e juntinhos um do ladinho do outro quase nao dava pra ve-los por causa do capim alto,q talvez foi a sorte deles estarem vivos pois amorteceu a queda deles
    Ficamos sem saber o q fazer o tempo estava se fechando e ao q tudo indicava ia chover muito, meu marido logo resolveu: vamos leva-los,confesso q fikei feliz e concordei na hora.Ate pq eles morreriam com toda a chuva q ja caia.
    Voltamose ja em casa tratei de arrumar um ninho pra eles atras da geladeira pra ficarem aquecidos.Um dos filhotes era bem calmo,mais o outro era bravo e agitado levamos a mao pra toca-lo ele levantava
    a asinha todo nervosinho e enfrentava mesmo sem medo.
    Nem imagino quanto tempo de nascido eles tinham,so sei q tinham quase todo o corpinho coberto por pequenas peninhas.
    No outro dia quando fui alimenta-los notei q nao comiam so,eu nem imaginava como ia faze-los comer q luta q foi eles nao abriam o bico.Mesmo com muita do,chamei meu marido e disse q nao os qureia mais em casa pois eles iriam morrer de fome e eu nao queria ser a culpada,resolvi deixa-los onde tinhamos achado eles.Voltamos la na chacara colocamos eles la e saimos de perto pra ver se a mae aparecia e nada esperamos hrs e nem sinal da mae deles,minha consiencia falou mais alto nao consegui deixa-los pra morrerem so e abandonados ja q os achamos e porq eles tinham a nos pra ajuda-los ,voltei com eles pra casa e tentei de tudo pra faze-los comer ate q q ao precionar de leve lado do bikinho vi q ele se abria entao pude alimenta-los bem hj fazem 3 dias q estao aki em ksa eles ja se acostumaram comigo e incrivel mais parecem ate reconhecer minha voz quando me aproximo pra tratar deles eles ficam loukinhos abrem as asas fazem coco sem parar rsrs acho q pensam a mamae chegou vamos fazer sujeira pq ela esta aki pra limpar rsrs.
    Estou muito feliz de te-los aki sao minha compania pois fico muito so meu marido passa muito tempo no trabalho e eles e q fazem minha alegria.Amo meus bichinhos e fico triste em saber q um dia vao embora....

    Sei ate dizer quem e quem ja consigo diferencia-los.Ainda nao sei se sao macho e femea mais dei o nome de tiko e teka.Tiko pro antigo nervosinho pois ele parece.
    o macho e teka pra mais calminha.Tenho medo deles morrerem,ja acostumei muito com eles e eles comigo tbm amo meus bichinhos mais nao queto prende-los vou cria-los soltos

    ResponderExcluir
  74. Oiee amei seu blog sobre passaros pois sou mais uma fanatica por aves!
    Dois dias atras encontrei um filhotinho de rolinha, queria saber qual alimentação adequada devo dar para ela sabe?
    por favor pode me ajudar??
    as fotos do filhote estam todas no meu blog ta?

    http://wwwblogpapoteen.blogspot.com/

    esta nas publicaçoes de como tratar uma rolinha!
    pfv é um filhote q esta pedindo sua ajuda!

    ResponderExcluir
  75. Pessoal, hj uma aluna levou para escola uma rolinha que, aparentemente, caiu da árvore. Ela não me pareceu filhote ... Ela estava muito molhada de chuva. Nós a colocamos numa caixinha, mas ela ficou quietinha o tempo todo e só se mexia um pouquinho qdo eu fazia carinho na sua cabeça. Como podemos cuidar dela? O que dar para comer?

    ResponderExcluir
  76. Caros, gostaria de uma sugestão ou orientação, ha algumas semanas uma rolinha começou seu ninho numa de minhas plantas e providenciei um ninho de madeira que ela se adaptou bem, pos 2 ovos, mas somente 1 chocou e nasceu o filhote. Tanto a pombinha como o filhote ja partiram , porem ao verificar o ninho para jogar fora o outro ovo abandonado, haviam milhares de minusculos insetos, nunca tinha visto tão pequenos e eles caminham rapido e se espalham e sobem por roupa, pele, qualquer coisa e na realidade estou com uma infestação, pois eles estão em todos os lugares. Apesar de eu ter colocado inseticida sobre o ninho e sobre as fezes secas da rolinha, muitos insetos morreram , mas e' inesperado como outros aparecem. Estou lavando tudo que e tecido e so falta usar inseticida como desodorante. Gostaria de outras recomendações pois sei que esses insetos transmitem doenças.
    Grato
    Daniel

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. faz 3dias que um sabia esta fazendo ninho dentro da minha casa....a casa por ser nova ,o comodo ainda não tem forro,ela fica o dia todo puxando capins e apetrechos para sua casa nova...rs
    mais dentro da minha casa ? e agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
  80. Adorei isso aqui e venho também contar minha experiência com uma rolinha, a qual caiu com seu irmão da árvore em frente minha casa enquanto podava. fiquei sentida pois solicitei a podagem da árvore sem saber que havia um ninho na mesma, rapidamente peguei o ninho com filhotes e coloquei em uma árvore em meu quintal mas infelizmente meu cachorro localizou um filhote e o matou, desesperada peguei o outro filhote e coloquei no quarto, comprei ração e o alimentei. no dia seguinte percebi que a mãe o procurava e mesmo com o coração partido o coloquei em um galho baixo em uma árvore próxima e fiquei olhando, pouco tempo depois a mãe o localizou e começou cuida-lo. após dois dias o pequeno sobrevivente voou pude registrar seus pequenos "passos" e aos poucos se foi... espero que esteja bem e que não caia em mãos estranhas de pessoas más...

    ResponderExcluir
  81. encontrei um filhote de pardal porem cuidei dele durante tres diias colocava ele pra mae dele ver ele e alimenta-lo tambem, eu dava comidinha pra ele todo dia tmbm, porem ele morreu coloquei ele la fora pra mae dele ver que ele estava morto choreei muito com a morte dele e a mae dele nao para de chamar por ele quanto tempo ela vai ficar chamando ele ? :/

    ResponderExcluir
  82. Olá, meu apartamento virou hospedaria de rolinhas parideiras. Elas começaram a fazer o ninho na janela do meu quarto, porém, depois de alguns minutos de disputa de território comigo, rs, elas aceitaram e escolheram outros aposentos onde nenhum problema houve, pois, eu não poderia abrir as janelas por um bom tempo. A primeira cria foi no quarto de hóspedes e depois do tempo dito acima, os dois filhotes voaram para a árvore colada ao prédio e com a mãe se despediram de mim. Uma semana depois, tentaram novamente fazer o ninho na janela do meu quarto, disputamos o território (eu sempre coloco um colchonete na janela), eles decidiram dessa vez fazer o ninho na janela da sala.Porém, algo muito curioso aconteceu: uma noite, já tendo posto um ovo, quando olhamos na janela onde estava o primeiro ninho, tinha um ovo solitário (mesmo porque não havia mais o ninho anterior, que já havíamos limpado). O ovinho só não caiu porque tinha a grade que o segurou. Com cuidado, coloquei o ovinho no ninho da sala. Na manhã seguinte, verificamos que tinham 3 ovinhos e a pombinha os chocou normalmente. Só que após o nascimento dos bichinhos, eles já bem grandinhos, percebi que a mãe escolheu apenas 2 pra cuidar e o terceiro morreu possivelmente, de fome. Logo, ela limpou o ninho e os filhotes voaram e eles abandonaram o ninho. Dois dias depois, apareceu um ovo solitário nesse ninho abandonado e nunca vi uma pombinha chocando-o. Estou desconfiada que uma pombinha aproveitadora e sem instinto materno está colocando esses ovinhos e descartando pra outras mães chocarem. Isso pode acontecer? E outra pergunta é: não há a menor chance de nascer nada sem chocá-lo, certo? Obrigada

    ResponderExcluir
  83. GENTE VCS PODE CRIAR SOLTASSS SE PEGO QUANDO FILHOTE VCS CUIDA E QUANDO CRESCEM ELAS FICAM MANSAAAA E NAUM VOAM PODE LEVA ATÉ PRA RUA COM ATENÇÃO PRA ELAS NAUM SE ASSUTAR VLW E BOA SORTE =D ALIMENTA-LA DE PREFERENCIA COM FUBA DE MILHO COM UM POUCO DE AGUA QUANDO CRESCEREM ELA SE ALIMENTAM DE PAINÇO VERDE OU BRANCO

    ResponderExcluir
  84. Bom Dia, ontem encontramos uma rolinha que não está voando ainda... não quer comer nada e so toma agua... Fica quietinha num cantinho dormindo.... alguma recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria no lugar da água tente dar Neston dissolvido com água

      Excluir
    2. Maria no lugar da água tente dar Neston dissolvido com água

      Excluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Oi, eu sou Rosângela, uma rolinha fez um ninho na viga da minha área de serviço, já está na 2ª ninhada, da 1ª vez que eu sabia de nada sofri muito quando um filhote caiu do ninho e morreu mas o 2º sobreviveu morri de felicidade quando vi o segundo ser alimentado pela mãe! agora a minha casa é maternidade de rolinha rsss. acho lindo!

    ResponderExcluir
  87. Boa noite... estou cuidando de uma rolinha que caiu do ninho, estou alimentando com aveia. Ela está bem, já come sozinha, mas ainda não voa. Gostaria de saber qdo posso devolve-la para a natureza, e se seu instinto virá naturalmente.

    ResponderExcluir
  88. hoje achei um da mesma especie estou cuidando bem dele kkkkkk fofo de mais quero q ele aprenda voar logo tadinho

    ResponderExcluir
  89. Gostaria de ajuda, tem uma rolinha na minha area de serviço, aparenta ja ser adualta porém não esta voando, faz uns três dias que ela esta aqui, oq eu faço?

    ResponderExcluir
  90. Bom dia!
    Ontem cheguei em casa no início da madrugada e tinha uma rolinha no tapete na porta do apartamento.
    Ela é muito pequena (achei que era um sapo ou algo similar).
    Me aproximei e vi que era uma rolinha.
    Peguei-a e coloquei numa gaiola para cuidar dela hoje cedo.
    Ela não tem nenhum machucado , porém é muito quietinha, tanto que nem procura sair da gaiola.
    Já coloquei p/ela farelo próprio para pássaros (tenho um canário belga), pão e mamão e também água, mas ela nem se aproxima da comida.
    O que devo fazer para ver se ela se alimenta.
    Pelo visto ela ainda não tem idade para voar.
    Agradeço uma resposta.

    ResponderExcluir
  91. Pessoal bom dia td bem??
    Preciso de ajuda urgente... uma rolinha fez o ninho em uma das colunas de minha garagem, o espaço é muito limitado e eu tenho 2 gatos que ficam a espreita para pegar a coitada.
    Então esses dias cheguei do trabalho e subi nas escadas, notei que ela botou 2 ovi his mas, o ninho dela estava muito prestes a cair então eu voltei as escadas e reposicionei o ninho alem de ter incrementado ele com mais gavetos e tbm colei ele na coluna para que não caisse.
    Ocorre que agora a mamãe rolinha parece não querer mais entrar no ninho, ela vem, olha, anda de umado para o outro e voa. Estou me sentindo culpada e quero muito ajudar a voltar ao ninho. O que faço? ?
    Por favor uem souber me avise.
    Muito obrigada.
    Jaqueline.
    jacky.fisio07@gmail.com.

    ResponderExcluir
  92. Aqui em casa acostumamos a dar arroz em grãos as rolinhas e sempre estão aqui,uma ,as vezes duas ou três (2 fêmeas). Agora uma delas fizeram um ninho numa cobertura na entrada da porta da cozinha. hoje faz 1 semana que percebemos o ninho. Colocamos um pano embaixo,para que ela não nos veja,pois todos os dias no fim de tarde ela sai do ninho ,por conta própria e volta pela manhã do dia seguinte. Só vejo uma pombinha chocando,deve ser a fêmea.Macho nunca vi junto com ela,tem um Macho que vem comer arroz em grãos com outra fêmea,seria esse o Macho irresponsável?rsrsr! O que ela come enquanto choca o ninho? Eu coloquei um potinho bem pequeno com água e arroz em grãos,após ela sair no final de tarde. Espero que coma e não se assuste com a pequeno potes de água e arroz. Quando nascer os filhotes o que devo fazer?O que eles comem ,caso a mãe abandone eles? Se cair do ninho o pano embaixo não vai deixar . Como cuido dele,pois são dois ovinhos. Alguém poderia me orientar melhor e com mais detalhes. Gatos tem, dos vizinhos,mas onde esta o ninho,o acesso dos gatos e difícil. Mas estamos de olho.Gostaria de uma orientação sobre o que fazer .Agradeço .

    ResponderExcluir
  93. OLÁ! ESTOU PRECISANDO DE AJUDA. ESTOU CRIANDO UMA POMBINHA ROLA, FAZ UMS 3 MESES Q ELA ESTA AQUI EM CASA. MAIS COMEÇO FICAR TRISTE E COM AS PENAS ARREPIADAS. E ESSA SEMANA, PERDEU OS MOVIMENTOS DOS PEZINHOS E DO PESCOÇO. JÁ FALEI COM VETERINÁRIO ELE DISSE Q NÃO SABE O Q DEU NELA E NÃO TEM MEDICAÇÃO PRA POMBA ROLA, ESTOU DESESPERADA SEM SABER O FAZER. SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUMA COISA Q EU POSSA FAZER POR ELA, FICO MUITO GRATA... ME AJUDEM POR FAVOR OBRIGADA

    ResponderExcluir
  94. Tenho uma rolinha em casa numa gaiola,ela caiu do ninho em um dia de chuva queto lhe dar a liberdade,mas tenho medo q ela nao sobreviva sozinha na natureza o q eu faco,me ajude.

    ResponderExcluir
  95. Tenho uma rolinha em casa numa gaiola,ela caiu do ninho em um dia de chuva queto lhe dar a liberdade,mas tenho medo q ela nao sobreviva sozinha na natureza o q eu faco,me ajude.

    ResponderExcluir
  96. Bom dia! Tenho um ninho aqui na minha casa perto da entrada da porta da cozinha,como mencionei em outra postagem,era somente uma que chocava durante o dia,final de tarde ,ía embora e voltava no dia seguinte,pela manhã,mas era somente uma,ela ficava chamando a outra que nunca apareceu, agora faz um dia que não aparece,Ela pode ter abandonado o ninho,O QUE POSSO FAZER? Tenho como chocar esses OVOS (2) de forma artificial? Preciso saber LOGO ,senão acho que não vai durar.Me ajudem O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL,Agradeço.

    ResponderExcluir
  97. TEM UMA DESSAS ROLINHAS AQUI EM CASA FAZNDO NINHO NAS MADEIRAS DO TELHADO FAZ MUITO TEMPO QUE ELAS ESTAO AQUI DESDE JNEIRO EU ACHO É ISSO MEMSO DESDE JANEIRO ESSSES DIAS ELA FIZERAM NINHO AE OS OVOS NAO CHOCARAM AE ELES PEGARAM E FIZERAM OUTRO NINHO NA OUTRA MADEIRA DO TELHADO E AGORA TAO CHOCANDO O NINHO. AGORA VAMOS VER NEH COMO FAÇO PARA AFASTAREM ELA DAQUI DE CASA NAO AGUENTO SEU CANTO IRRITA AS VEZES FICA UHU UHU UHU UHU UHU UHU O QUE FAÇO ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  98. Lindo blog. Parabéns!

    Há uma semana estou cuidando de uma rolinha filhote, e então hoje soltei-a no quintal, mas ela não voou, ficou tentando e no chão, as vezes ficava fixada na parede, depois a deixei um tempo no viveiro que está aberto, tinha uma outra rolinha lá, acho que fêmea pela coloração das penas, mas depois de um tempo queria agredir essa filhote ficava bicando a cabeça dele, então voltei com ela para caixa pois não estava voando ficava só num canto quieta.
    Ela fica no meu quarto, está numa caixinha de papelão e está aquecida, coloquei um pano imitando um ninho, deixei ração para aves e canjiquinha e água, ela já come e bebe água sozinha, estou preocupada porque não consegue voar, não entendo nada sobre pássaros.

    ResponderExcluir
  99. Olá estou com um ninho na minha janela do quarto no 3 andar do prédio. com dois ovinhos de rolinha. sendo q ja faz mais de uma semana que não ouço mae tenho receio de abrir a janela o q fiz so uma vez qd tinha certeza q a mae nao estava tem dois ovos nao chocados o que faco para choca-los?

    ResponderExcluir
  100. O bicho pra ter filho, tem um ninho na frente da minha janela, e eles já devem ter tido uns 12 filhotes do Natal até agora, fora os de antes que não contei.

    ResponderExcluir
  101. Onde estão as respostas seu coruja?

    ResponderExcluir
  102. Oh amigão Descontente, este blog não é meu, na medida do possível, tentava ajudar da melhor forma possível quem precisava, e no conteúdo do Blog, praticamente tem todas as respostas para os mais variados casos que acontecem: ou seja, todos participam com boa vontade

    ResponderExcluir
  103. Desde maio/14 avistei em meu quiosque um ninho com dois ovos. Ficam em cima da pilastra próximo do telhado. Como a casa é de veraneio e frequento-a de oito a quinze dias nos fins de semana, visito o ninho em cada chegada, observando a evolução em quantidade. Passaram dois meses e atualmente encontram-se seis ovos. Converso com o que está chocando enquanto o outro fica rondando a área. Estou ansiosa para ver os filhotinhos e, ao mesmo tempo, preocupada com uma possível queda deles quando nascerem. Disseram que pode ser de vários pássaros, pois uma rolinha só põe dois em cada ninhada. Enfim, é mágico e eu adoro!

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde! Estamo criando um pardal que ja esta com 02 meses e meio. Ele foi expulso do ninho e é aleijado das duas perninhas. Ele come papinha na seringa a cada 02 horas. Ja fizemos de tudo para comer sozinho, mas nada funciona. Ja toma agua sozinho e come pequenos pedacos de maçã se dermos na boca. O que podemos fazer para ele comercial sozinho e que tipo de comida? Obrigada.

    ResponderExcluir
  106. Bom dia. Tem um ninho de rolinha na minha area de churrasco. Fizeram em cima do ventilador. Fico com muita pena de tira-los de la. Ainda n tem ovos, mas pelo q parece n ira demorar. O q posso fazer p q assim q os filhotes nascerem e partirem os pais n fazerem mais o ninho no ventilador???? Desde de ja. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  107. Bom dia. Tem um ninho de rolinha na minha area de churrasco. Fizeram em cima do ventilador. Fico com muita pena de tira-los de la. Ainda n tem ovos, mas pelo q parece n ira demorar. O q posso fazer p q assim q os filhotes nascerem e partirem os pais n fazerem mais o ninho no ventilador???? Desde de ja. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  108. TENHO UM QUINTAL ENORME E DOU DE COMER PARA AS ROLINHAS, DIZEM QUE TRANSMITEM DOENÇA , FOTO OU BOATO....

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. irene to criando 2 rolinha que cairão do ninho tam lindas elas ficam soltas so prendo quando vou trabalha e a noite pra elas dormirem. bejo elas converso c elas chamo elas de filhinhos de mamae e elas respondem.cortei as pontinhas das asas para que elas fique soltas.comida c no mercado camgiquinha farelo de aveia e de trigo e arroz cru. tenho m 8 piriquitos e 5 agaporne uma gata e uma cachorra. amo todos são uma verdadeira terapia.f c deus

    ResponderExcluir
  111. Uma rolinha fez ninho num tronco de árvore cortada, no meu quintal. Depois de 3 dias abandonou o ninho com dois ovinhos. Como choveu muito, e não tem folhagem, imaginei que foi por isso. Será que estou certa?

    ResponderExcluir
  112. Uma rolinha fez ninho num tronco de árvore cortada, no meu quintal. Depois de 3 dias abandonou o ninho com dois ovinhos. Como choveu muito, e não tem folhagem, imaginei que foi por isso. Será que estou certa?

    ResponderExcluir
  113. Uma rolinha fez ninho num tronco de árvore cortada, no meu quintal. Depois de 3 dias abandonou o ninho com dois ovinhos. Como choveu muito, e não tem folhagem, imaginei que foi por isso. Será que estou certa?

    ResponderExcluir
  114. Fiquei feliz de encontrar esse blog, mas pena não ter lido tantos comentários uma semana atrás, pois pensei que fosse simples cuidar de um filhote de rolinha trazido pela namorada do meu filho em casa. O filhotinho estava caído na calçada e quando cheguei em casa foi como se tivesse vendo um bebezinho lindo e carinhoso. Então eu e meu filho começamos a tratá-lo com água e fubá{ hoje é que aprendi que tem alimento apropriado para filhotinhos de rolinhas}. Ele ficou com agente uma semana. Penso que não soube dosar a quantidade do alimento dado a ele e também no quinto dia ele não conseguia abrir uma das asinhas. Estava preocupado e o levaria ao veterinário na segunda feira. Não deu tempo. Mesmo passado alguns dias ainda estou muito triste por não ter conseguido salvar a vida de um ser tão inofensivo e lendo os casos relatados nesse blog vejo que seria como eu pensara: teria um" grande amiguinho de pena" pela primeira vez. E ele já tinha até o espaço dele, um jardim só para ele, livre de predadores.Esse blog é muito importante para pessoas leigas como eu em relação a cuidados com pássaros urbanos, principalmente para ler relatos de quem obteve sucesso na recuperação de seres tão inofensivos. Obrigado. Saudades.

    ResponderExcluir
  115. Fiquei feliz de encontrar esse blog, mas pena não ter lido tantos comentários uma semana atrás, pois pensei que fosse simples cuidar de um filhote de rolinha trazido pela namorada do meu filho em casa. O filhotinho estava caído na calçada e quando cheguei em casa foi como se tivesse vendo um bebezinho lindo e carinhoso. Então eu e meu filho começamos a tratá-lo com água e fubá{ hoje é que aprendi que tem alimento apropriado para filhotinhos de rolinhas}. Ele ficou com agente uma semana. Penso que não soube dosar a quantidade do alimento dado a ele e também no quinto dia ele não conseguia abrir uma das asinhas. Estava preocupado e o levaria ao veterinário na segunda feira. Não deu tempo. Mesmo passado alguns dias ainda estou muito triste por não ter conseguido salvar a vida de um ser tão inofensivo e lendo os casos relatados nesse blog vejo que seria como eu pensara: teria um" grande amiguinho de pena" pela primeira vez. E ele já tinha até o espaço dele, um jardim só para ele, livre de predadores.Esse blog é muito importante para pessoas leigas como eu em relação a cuidados com pássaros urbanos, principalmente para ler relatos de quem obteve sucesso na recuperação de seres tão inofensivos. Obrigado. Saudades.

    ResponderExcluir
  116. encontrei um filhote de rolinha ela já tem pena só que ela só pensa em dormir e quase não come e nem bebe água sozinha alguém pode me ajudar com dicas de como cuidar dela?

    ResponderExcluir
  117. oe emily gomes. pegue uma colher de sopa d fuba fino leve ao fogo c leite de caixa vá dosando ater ficar um mingau fino deixe ferve. esfrie e pegue a menor colher q vc tiver abra o bico dela gentilmente não FORÇE e deixe cair aos pouquinhos.o mesmo c agua.

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde!!Um casal de rolinhas está fazendo ninho na janela do meu apartamento,mas nesse lugar bate o sol do meio dia e onde está o ninho é muito estreito, se os filhotes se mexerem muito caem do quarto andar, não dá pra alcançar o ninho e não tem como colocar um anteparo para que eles não caiam quando nascerem, não sei o que fazer,devo destruir o ninho antes que a fêmea bote os ovos para que eles tentem refazer em um local mais seguro?Mas ao mesmo tempo tenho dó de destruir....

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde!!Um casal de rolinhas está fazendo ninho na janela do meu apartamento,mas nesse lugar bate o sol do meio dia e onde está o ninho é muito estreito, se os filhotes se mexerem muito caem do quarto andar, não dá pra alcançar o ninho e não tem como colocar um anteparo para que eles não caiam quando nascerem, não sei o que fazer,devo destruir o ninho antes que a fêmea bote os ovos para que eles tentem refazer em um local mais seguro?Mas ao mesmo tempo tenho dó de destruir....

    ResponderExcluir
  120. Lindo este site. Também estamos cuidando de uma rolinha numa gaiola no apartamento. Encontramos ela na rua sem voar direito. Não parece ser um filhote pá em uma semana já come sozinha e aparenta estar mais forte. Mas ainda estamos receosos em soltá-la.

    ResponderExcluir
  121. Alguem pode me ajudar ?! Achei dois filhotes na rua, cuidei deles e eles cresceram. nao quero manter elas presas, só que fui soltar e elas não voam uma caiu e machucou a pata, a outra ficou com tanto medo que ficou tremendo e jogando o corpo p trás ... Sera que elas não vão voar nunca mais ?

    ResponderExcluir
  122. Encontrei um filhote de 3 meses de rolinha na rua, estava com os olhinhos fechados e não enxergava. Levei no vet e ele tirou a casquinha dos olhinhos dela, é conjuntivite! Estamos cuidando e limpando todos os dias e passando colírio próprio com antibiótico. Daqui a pouco estará curada e pronta pra voar!!

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. À paz . . . saudações ! ?

    Prezados Irmãos e Colegas !

    Por obséquio, vide imagens de Rolinha nos links abaixo:

    Rolinha – Chocando Ovo - Link

    Rolinha – Orgulhosa do seu Filhote - Link

    Obs.: - Clic na lupa com o sinal de + na parte superior direita da imagem, para vê-la ampliada.

    O que Deus criou livre, não escravize o homem . . .

    Free Bird – Pássaro Livre – Belo Vídeo - Link

    "O Senhor te abençoe e te guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC - Site 1 - Link
    PU1JFC - Site 2 - Link
    E-mail

    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  127. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  128. À paz . . . saudações ! ?

    Mais belas fotografias de filhotes de rolinha, favor clicar nos links abaixo:

    1 - Rolinha - Filhote – Link 1

    2 - Rolinha - Filhote – Link 2

    3 - Rolinha - Filhote – Link 3

    Obs.: - Clicar na lupa com sinal de +, na parte superior direita da imagem, para vê-la AMPLIADA.


    "O Senhor te abençoe e te guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC – Site 1 - Link
    PU1JFC – Site 2 - Link

    E-mail
    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  129. Eu peguei pra cuidar uma rolinha. A cachorra do meu vizinho conseguiu pegá-la e arrancou todo seu rabo e algumas penas da asa, pretendo soltá-la mas não sei se será possível depois que as penas crescerem. Estou com receio de que ela não se adapte novamente com o ambiente fora da gaiola. Parece ser adulta.

    ResponderExcluir
  130. À paz . . . saudações ! ?

    Prezada Carolina e Demais . . . !

    Pelo que você expôs, o filhote grandinho da rolinha sobreviverá sim, alimente-as sem excessos, em casas de pássaros ou afins, têm a ração específica para isto, pergunte ao comerciante e proteja-a dos pedradores naturais, tais como ratazanas, gatos etc, por exemplo.

    "O Senhor te abençoe e te guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC - Site - Link
    E-mail
    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br


    ResponderExcluir
  131. Bom dia apareceu um ninhona minha casa e ela botou dois ovos um chocou o outro não depois de dois dia ela saiu do ninho então o filhote não estava lá e ele ainda estava bem novo sem pelagem então o outro ovo ainda está lá e ela mais o parceiro estão tentando chocar aquele ovo que pelo geito não choca mais mas fiquei triste pq pelo geito algum bicho comeu o filho já chocado procurei ao redor do ninho para ver se ele poderia ter caído mas não achei nada

    ResponderExcluir
  132. Bom dia apareceu um ninhona minha casa e ela botou dois ovos um chocou o outro não depois de dois dia ela saiu do ninho então o filhote não estava lá e ele ainda estava bem novo sem pelagem então o outro ovo ainda está lá e ela mais o parceiro estão tentando chocar aquele ovo que pelo geito não choca mais mas fiquei triste pq pelo geito algum bicho comeu o filho já chocado procurei ao redor do ninho para ver se ele poderia ter caído mas não achei nada

    ResponderExcluir
  133. À paz . . . saudações !?

    Cara Rosimeire Rosi!

    Provavelmente o filhotinho caiu do ninho, tente acha-lo e coloque-o novamente no ninho.

    "O Senhor te(os) abençoe e te(os) guarde ..." - Nm 6.

    ResponderExcluir
  134. Oi encontrei um filhote de rolinha a uma semana, dei papinha na boca até segunda e também deixava sementinha pra ela ir acostumando, hj voltei ao lugar que encontrei e ví que a irmã estava lá, deixei a que eu cuidava ãs 7:30hs, voltei 9:15 e ela não estava mais lá, oque teria acontecido será que a mãe voltou e resgatou? t6o tão triste por não saber oque houve com ela, já procurei em todo o condominio, aqui não tem gato, mas ela ainda não sabe voar.

    ResponderExcluir
  135. À paz . . . saudações ! ?

    Prezada Neuci e Demais !

    As rolinhas, tanto adultas como filhotes, são imprevisíveis mesmo.

    Às vezes não aconteceu nada de ruim.

    Tranquilize-se!

    "O Senhor te(os) abençoe e te(os) guarde . . . " - Nm 6.

    PU1JFC
    http://cruzradio.site88.net/Home/
    pu1jfc@yahoo.com.br

    .

    ResponderExcluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. À paz . . . saudações ! ?

    "Um casal de bolinhas está destruindo meu ar condicionado,o que fazer???"

    Respondendo à pergunta acima:
    Transfira, com cuidado, quando o casal de rolinhas estiver ausente, as suas "acomodações" para um outro local, de preferência próximo.

    "O Senhor te(os) abençoe e te(os) guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC - Site 1 - Link
    PU1JFC - Site 2 - Link
    E-mail
    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  138. Eu achei uma rolinha caída resen nacida mt fofa...eu estou dando miolo de pão em pequeno pededacinhos molhado e água na coringa ela dorme o dia inteiro as vezes no meu colo. Acho que ela acha que sou a mãe dela kkk 😘😘😘😍😍✌

    ResponderExcluir
  139. À paz . .. saudações ! ?

    Prezada Vera Lúcia!

    A sua bom intenção é válida, todavia vale à pena tomar certos cuidados, por exemplo:

    - Segura-lo com delicadeza, se possível evite manusear o filhotinho. O o seu corpo ainda é mui frágil e pode vir a fratura-lo, com posterior óbito (morte).

    - Não alimenta-lo exageradamente, porque o excesso de alimentação pode mata-lo. O leite é o alimento mais completo que existe. Que tal substituir a água por ele?

    - Aquece-lo em dias frios.

    - Cuidado com os predadores (gato, rato etc).

    Enfim, é de bom alvitre (sugestão) consultar um veterinário a respeito, ele é o profissional capacitado para orienta-la.

    "O Senhor te(os) abençoe e te(os) guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC - Site 1 - Link
    PU1JFC - Site 2 - Link
    E-mail
    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  140. Estava acompanhando uma rolinha que fez um ninho na garagem onde trabalho... Ela estava chocando estava toda empolgada esperando os filhotinhos nascerem... Mas hoje me deparei com um morto que caiu do ninho :( fiquei muito chateada... Mas ela não sai do ninho mesmo assim... É possível que tenha outro?? O problema que o ninho está muito alto não tenho como olhar e nem trocar ele de lugar...

    ResponderExcluir
  141. À paz . . . saudações ! ?

    Prezada Mariana Abalen!

    A experiência demonstra que:

    1º) O filhote de rolinha que você viu, muito provavelmente, morreu na sua queda do ninho ao solo.

    2º) A permanência da rolinha fêmea (mãe) no ninho, indica que ela está a tomar conta, mas cuidadosamente, de um filhote que restou no ninho. As rolinhas costumeiramente chocam dois ovos por vez.

    3º) Dica: para ver o filhotinho no ninho espere a fêmea sair(demora) e use um espelho, se for o caso. As mãezinhas não gostam que invadam a sua privacidade (instinto materno de defesa).

    4º) O veterinário é o profissional habilitado para as devidas orientações.

    OBS.:
    - As pessoas não estão retornando aos meus comentários, estou pensando em parar de responder, pois acho que estou "pregando no deserto . . . "

    Espero ter ajudado.


    "O Senhor te abençoe e te guarde . . ." - Nm 6.

    PU1JFC
    PU1JFC – Site 1 - Link
    PU1JFC – Site 2 - Link

    E-mail
    pu1jfc@yahoo.com.br
    pu1jfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  142. encontrei uma rolinha com as penas do rabo arrancadas. estou cuidando dela mas sera que as penas voltaram a crescer?

    ResponderExcluir
  143. Glr olha ak eu crio umas rolinhas mais enfim uma fica escondida e faz uns sons q nn consigo descrever minha mãe acha q ela quer por mais estamos em dívidas oq vcs acham??

    ResponderExcluir
  144. Sou privilegiada tenho na varanda do meu ap um ninho de rolinha, já se formou quatro famílias, é muito lindo acompanhar a evolução.

    ResponderExcluir
  145. Bom dia tenho um casal de rolinha fogo pagou e toda vez que ela põe bebe os ovos alguém sabe pq ela faz isso é o que eu devo fazer.

    ResponderExcluir
  146. Parabéns pelo blog ! Deus te abençoe pelo carinho e ajuda que você transmite! Não desista !! Também sou apaixonada pelas rolinhas :) alimento-as todos os dias na minha área; aparecem cerca de 30 todas as manhãs. Elas comem e retornam no dia seguinte.
    No momento, estou cuidando de uma que parece estar com a asinha quebrada na gaiola, espero que depois ela possa voar de novo!
    Ela é super dócil...
    Muitos beijos carinhosos a todos

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde à todos!
    Moro em Vitória-ES, e na minha rua existem muitas rolinhas e pardais. Como moro só, e não tenho bicho de estimação, resolvi alimentar esses pardais pois os considero bonitos e frágeis. Fui ao supermercado e adquiri um pacote de grãos para pássaros de pequeno porte. Peguei uma bandeja e ali coloco a ração e ofereço à eles pela porta da sacada. Pude observar que as rolinhas não se toleram, são agressivas, apenas uma rolinha come.É uma cachorrada danada! Hoje tinha 8 rolinha digladiando na bandeja. E batem tanto as asas umas na outras que a ração cai toda no chão e os pardais, a quem na verdade mesmo, eu queria alimentar, fazem a festa.

    ResponderExcluir
  148. Bom dia! Preciso da ajuda de vocês!

    ResponderExcluir
  149. Preciso da ajuda de vocês: há quase um mês um casal de rolinha fez um ninho dentro de uma caixinha de enfeite na sacada! Coisa mais amada. Chocaram dois ovinhos, e há uma semana fomos presenteados com o nascimento dos nenes! É muito lindo de ver eles brincando com a mamãe. De noite o papai retornava ao ninho. Mas ontem choveu muito e ele não retornou. De manhã encontrei o ninho só com os bebês. Fiquei muito preocupada. Mas depois a mamãe voltou (só que esse passeio demorou mais que o normal das saídas dela). Em seguida saiu de novo e ficou um tempo no parapeito da minha sacada. Acho que ela está a procura do seu marido! Quando ela voltou ao ninho os passarinhos bicaram muito o biquinho dela. Chegavam a se grudar nele. Acho que estão sem comida pela ausência do pai. Dei pãozinho ontem e hoje, será que o papai não gostou e por isso abandonou o ninho? Hoje eles não tocaram no pãozinho (hoje deixei fora do ninho e ontem coloquei bem no cantinho). Se eles ficarem sem comida, a mamãe saí a buscar? Será que o papai realmente os abandonou ou aconteceu algo a ele? Quero saber também o que comprar para deixar perto pra a mamãe mesmo alimentar os bebês, facilitando o trabalho dela. Me ajudem por favor! Estou grávida, então fico mais sensível que o normal... fico muito sentida mesmo de pensar que eu posso ter contribuído para o sumiço do papai. Fico no aguardo de uma luz de vocês! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  150. Eu já salvei 2 filhotes de rolinha e depois soltei usando ração de cachorro triturada até virar pó misturada com água. Recebi um emailde como cuidar de pardais e rolinhas e deu certo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde. Temos um comércio e um corredor lateral todo fechado com telhas. Tem entrado de uns tempos pra cá rolinhas neste corredor. Hoje entraram 02 vezes, na primeira apenas 1 e uns 30 minutos depois novamente, agora 02. é uma briga para conseguir tirá-las. Elas já são adultas. Durante o dia percebemos que tomam sol no telhado.
    Estamos preocupados pois ´criamos um cachorro de porte médio neste corredor que também apareceu por aqui.
    Será que elas estão entrando por conta da ração do cachorro?
    Se alguém puder ajudar...

    Sônia

    ResponderExcluir
  152. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  153. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  154. Encontrei um filhote de rolinha com uma asa menor que a outra.Isso é normal? Se for normal quanto tempo demora para crescer a asa menor?

    ResponderExcluir
  155. Uma rolinha fez ninho em um vaso de samambaia aqui da minha casa. Os filhotes devia ter uns 3 ou 4 dias, quando começou a chover ininterruptamente por umas 18 horas. Improvisamos uma cobertura para o ninho, sem tocar no ninho ou nos filhotes, apenas mexemos no vaso, a rolinha que voou, voltou ao ninho uns 20min depois e tomou o seu posto, cobrindo os filhos. A chuva continuou por todo o dia. No dia seguinte a rolinha não estava no ninho e os dois filhotes estavam mortos juntinhos no ninho? Foi pelo excesso de chuva? foi por que interferimos na natureza colocando a cobertura?

    ResponderExcluir
  156. Preciso de ajuda.. encontrei uma rolinha que caiu do ninho, tentei colocar ela de volta, mas é alto e ela caiu de novo.. enfim, resolvi cuidar dela até que fique pronta p/ voar. Não entendo nada de pássaros. Estou dando papinha alcon de 3 em 3 h mas eu queria saber a quantidade aproximada que eu tenho que dar.. não sei verificar quando papo tá cheio, nada disso.. ela está fazendo cocô normalmente!! Me ajudem nessa questão da quantidade de comida e tb de água.. eu dou na seringa, ela ainda não bica sozinha.

    ResponderExcluir
  157. Olá, eu tenho um gato e ele trouxe um filhotinho de rolinha roxa essa semana pra casa.. como moramos na cidade, e não tem arvore proximas, não conseguimos saber da onde ele pegou esse passarinho. Deve ter sido de algum telhado. Nós estamos cuidando dele, mas ele esta com uma das asas machucadas, acredito que tenha sido os dentes do meu gato, quando ele trouxe pra casa. Compramos papa para filhotes da Alcon, e estamos dando umas 5 x ao dia, mas também estou perdida na quantidade. Preparo a papinha e dou na seringa. Eu dou até ele nao abrir mais o bico. Estou tratando o machucado com soro fisiologico e pomada nebacetin. Não dou agua pois li na internet que filhotes de passaros não bebem agua, só depois que saem do ninho. Ele ja tem algumas penas, mas ainda tem penugem também. Não voa... Ele tem piado bastante, estou com medo dessa ferida acabar matando ele. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  158. a minha rolinha fica so andando para traz e fica fechando o olho toda hora oque eu faço

    ResponderExcluir
  159. Tenho a felicidade de ter um quintal, onde já tivemos mais de 12 ninhadas de rolinhas. Possuo uma árvore "primavera", onde os ninhos são construidos. É uma terapia...

    ResponderExcluir
  160. Acabei de achar no chão um filhote de rolinha. Posso dar água com mel ? E papinha de milho ? Li que comida demais pode matar, estou assustada, não sei a quantidade, ela é tão pequenina, ainda nem tem rabo. Posdo far leite mesmo ?

    ResponderExcluir
  161. Se você não sabe o que fazer, veja sobre resgate de animais silvestres no seu estado.
    Tem instituições onde o animal pode ser entregue, seja por você ou pela Polícia Militar Ambiental (link a seguir é pro estado de SP): https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fauna/informacoes/

    ResponderExcluir
  162. Gente, estou cuidando há 5 dias de uma rolinha que achei caixa na rua. Ela parece está com as penas do rabo quebradas, ela não fica de pé e se apoia nas asas. Estou mantendo ela enrolada em um lençol, dou água e papinha 5 vezes ao dia na seringa. Faço muito carinho e digo que ela é livre pra voar quando ela estiver preparada. Mas, estou com medo... ela não fica de pé de jeito nenhum...será que alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela sobreviveu ? Poderia ser que ela estivesse fraca

      Excluir
  163. uma femia fez um ninho na janela do escritorio,porem ja teve um ninhada de dois filhotes, já foram embora, passou alguns dias ela voltou teve outra nimhada, já foram embora, meu deuas ela esta lá de novo no mesmo ninho,ela só arruma o ninho e volta, caraca e com isso não consigo nem abrir a janela do banheiro do escritorio ,kkkkkk mais como dizia a Hebe eles sâo umas gracinhas ivete

    ResponderExcluir
  164. Olá,bom dia.Hoje fui olhar o ninho(já tem +- 1 semana) aqui na parreira de uva da minha casa,olhei para o chão e havia um monte de pena da rolinha.Peguei o ninho e nem ela e os filhotes(ontem havia nascido um) também não estavam,ou melhor,só seus pés,o bico do filhote e um outro pedaço todo destruído que não reconheci.De ano passado pra cá,mais de 4 casais já haviam feito ninho aqui e nunca haviam morrido desta maneira.Queria muito saber o que comeu eles(eu tenho um cachorro,mas todo o o resto que sobrou do passarinho estava no ninho, e também não faria sentido ele conseguir chegar lá),fiquei muito chateada.

    ResponderExcluir
  165. Olá. Estou criando uma rolinha . Fazem uns 6 meses. Ela não voa.caiu do ninho ainda filhote. Hoje em dia ,ela é o nosso xodó. Ela atende quando nos chamamos,ama um carinho.

    ResponderExcluir
  166. Olá
    Achei uma filhote no chão também.
    Ia ser atropelada ou pega por um cão que estava cercando.
    Levei pra casa e estou fazendo o meu melhor pra manter ela bem.
    Moro no 8o andar, tenho muitas plantas , onde ela fica.
    Eu queria saber:
    Quando seria o momento de abrir a janela e deixar ela ir ??
    Ela voa aparentemente bem, come e tudo mais.
    Mas tenho medo de deixar ela voar e morrer.
    Podem me orientar ??

    ResponderExcluir
  167. Olá pessoal,tinha um casal de rolinha que sempre faziam ninho no meu ar-condicionado.entao deixei o último ninho completar seu ciclo de reprodução,cobri o ar-condicionado e resolvi fazer ninhos espalhados no quintal,com coco .serro o coco no meio ,retiro a parte interna e fica só o casco.eles adoraram e estão sempre botando ovinhos.fico feliz por eles escolherem meu quintal

    ResponderExcluir
  168. eu encontrei uma rolinha que caiu de uma árvore na frente da minha casa, eu fiquei com ela, ela era bem pequenininha, no começo eu estava com ela dentro de uma caixa, e eu estava dando pão e leite, e farinha e leite, mas quando ela foi ficando maiorzinha, ela não ia sobreviver comendo isso, aí fui em um lugar onde vende coisas para passarinhos, e comprei uma massa, que misturava com um pouco de água morna e ficava uma papinha, fui dando para ela, você que encontrou uma rolinha e quer criar ela até ficar maior, só comprar uma papinha, é ideal para elas, (depois me disseram que era errado dar leite e farinha e leite e pão, aí eu não dei mais) aí depois de um tempo, ela tbm não comia mais papa porque já era grande, e agora ela come tipo uma ração,aí eu comprei uma gaiola para ela, ela é a rolinha branca, e é muito linda, o nome dela é lindinha.
    E depois encontrei outra rolinha,que estava fugindo de um gavião, aí ela se machucou e eu fiquei com ela para cuidar dela, ela é do outro tipo, é da rolinha roxa, ela se adptou e come as sementes, as rações, que a outra come, ela é muito linda tbm e se chama mimosa.

    ResponderExcluir
  169. então se você encontrou uma rolinha desde novinha, e não sabe o que dar de comida, compre uma massa especialmente para filhotes de passarinhos, e você mistura com um pouquinho de água morna, e fica uma papinha, e pode dar para eles que eles comem, se já foram grandes vocês podem comprar uma ração, que são as sementinhas, e pode dar para eles que eles vão comer
    Então se for novinha você da a papa e se for grande você dá as sementes, a ração

    ResponderExcluir
  170. Um casal de rolinhas fez um nunho na minha orquidea e chocou dois lindos filhotinhos. Ate deuxei de aguar a orquidea para nao atrapalhar. Hoje fui podar a trepadeira no inicio da noite e acabei puxando um galho que assustou a rolinha e ela saiu do ninho. Estou desesperada e triste. Rezando pra ela voltar. O que eu faço? Será que ela volta? Nao tive coragem de olhar para ver se os filhotes estão la. Vou esperar passar a noite para verificar amanhã cedinho. Muito triste com minha falta de noção 😒

    ResponderExcluir
  171. Uma Rolinha fez ninho na janela de casa e os filhotes ja sairam ontem. Hoje um voltou na varanda do lado oposto ao ninho e não quer ir embora, fica tentando entrar em casa e quando me ve voa em direção ao vidro da janela! O que eu posso fazer para ele não se machucar e perceber que a mãe dele não está mais aqui? Fico com muita vontade de alimentar e ajudar mas não quero intervir e prejudicar no desenvolvimento dele!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]