Saíra azul macho [Dacnis cayana]

>>>Mais fotos<<<
Ouça seu canto









Alimentação: frutos, insetos e néctar. Captura os insetos, em geral nas folhas, no topo das árvores ou nas flores, quando coletam o néctar. Nidificação: o ninho é uma taça profunda, feita de fibras finas, colocado de 5 a 7 m do solo, entre as folhas externas de uma árvore. A construção do ninho é tarefa da fêmea, que é protegida pelo macho contra intrusos. Os 2 ou 3 ovos são esbranquiçados ou branco-esverdeados com manchas cinza-claras e são incubados pela fêmea. Durante este período ela é, às vezes, alimentada pelo macho. Os filhotes são alimentados pelo casal e permanecem no ninho cerca de 13 dias. A espécie apresenta dimorfismo sexual: O macho é aul turquesa e a fêmea verde. Hábitat: matas ciliares e abertas, plantações no interior de matas e jardins. Tamanho: 12,0 cm
Fonte(texto): USP
fonte(audio):xeno-canto
(foto):Dimas, tirada em São Luis do Paraitinga

9 comentários:

  1. Dimas e Rose, vcs sabem que plantinha é esta, que o saíra tanto se delicia!! Rose sabe que tenho um mínimo quintal. Tenho plantado jabuticaba,pitanga,amora...etc, que alimentem os pássaros, não sei no que vai dar, por tão pouco espaço.gosto de conhecer as arvores que eles gostam dos frutos.O blog está maravilhoso. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. QUE BLOG FANTÁSTICO! tenho no meu quintal visitas frequentes dos saíras, cambacicas, bemtivis,sabiás e anus. Aprendi a identifica-los pelo seu blog!

    Rute Braga

    ResponderExcluir
  3. As femeas e os filhotes são verdes, lindos. Eles vem tomar água com açúcar que coloco para os beija-flores e cambacicas. Também comem abacate.
    marilene guarido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como saber que uma saíra verde é macho' tipo eles tem partes azuls no corpo é?

      Excluir
  4. Eu me apaixonei pelos pássaros soltos no meu quintal....e este é o meu novo amiguinho, que com sua dileta esposa verdinha, comem aqui diariamente! Seu blogo é ótimo !!! Parabéns ! Já está em meus favoritos !

    ResponderExcluir
  5. Tenho a felicidade de ser visitados diariamente por esta espécie exoberante de ave. Eles adoram frutas: mamão, banana, mexirica ponkan e dividem o espaço com os sanhaçus, cambacica, Vivi e outros...
    Em menos de 2 meses, transformei as três árvores do condominio onde moro, numa verdadeira ilha para os amiguinhos alados. Estou muito feliz e agradeço este blog pela oportunidade de conhecermos melhor as aves brasileiras.

    ResponderExcluir
  6. Legal encontrar este blog.
    Moro em Brasília, sqs410.
    Compartilho um momento da visita do casal de saíras. Andavam sumidas, mas agora aparecem em 4, um azul e três verdes.
    http://www.youtube.com/watch?v=OgMOCEUis_0

    ResponderExcluir
  7. tENHO VÁRIAS FOTOS DESSAS MARAVILHAS, COMPRO BANANAS E MAMÃO PARA ELES, TEM O AMARELO E ESTE AZUL E UM AZUL COM PEITO DE ANDORINHA, LINDOS!

    ResponderExcluir
  8. Olá aparece em meu quintal cerca de 50 sairas diariamente 5azuis turquesas e o reatantw c 7 cores esses azuis são os machos...Alimento eles c banana mamão quirera mas elea gostam msm e de arroz cozido sera q n faz mal a eles. ..

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]