Sanhaço do Coqueiro [Thraupis palmarum]

Ouça seu canto








O nome científico foi muito acertado, pois esta espécie é vista com muita frequência em palmeiras, onde vão capturar insetos. Sempre em pequenos bandos, chegam com seu assobio característico. À primeira vista lembra o sanhaço-cinza, mas olhando-se melhor percebe-se que é um pouco maior e tem um tom geral esverdeado.

64 comentários:

  1. Luiz Pereira17/08/2009, 12:58

    aqui em casa tem um coqueiro e tem muitos sanhaços verdes ou de coqueiros. Costumo colocar frutas para eles...Poderia me orientar que tipo de supremento eu poderia colocar a mais e quais as frutas que são mais apropriadas para eles?
    Obrigado
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. oi.. tem muitas dessas la na minha chacara tambem, fazem ninho nas arvores, e nessa hora elas viram alvo. apesar de serem muito pequenas e fofinhas, sao otimos alvos quando estao empoleiradas. indico essa especie de passaro pra quem esta iniciando o tiro ao alvo, ou, cmo no meu caso, para treinamento da mira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque vc não treina atirar na sua cabeça?? faria um favor a humanidade inteira!!!idiota!!!

      Excluir
    2. Babaca vai atirar na ponta do seu nariz ou no dedão do pé e tomara que de gangrena, tétano tudo de pior e morra seu idiota.

      Excluir
    3. Começa treinando, no olho do CU da tua mãe, filho da puta!

      Excluir
    4. Besta infeliz pode ter certeza absoluta que o que se faz se paga e o que vc faz de mal aos pássaros inocentes vai se pagar caro viu?
      Deus tenha misericordia de vc ...

      Excluir
    5. Besta infeliz pode ter certeza absoluta que o que se faz se paga e o que vc faz de mal aos pássaros inocentes vai se pagar caro viu?
      Deus tenha misericordia de vc ...

      Excluir
    6. faz um favor para a humanidade enfia a porra da arma na sua boca e atira filho da puta

      Excluir
    7. Pessoa infeliz de baixa qualidade pega sua rma e enfia no cu

      Excluir
    8. Deixa o cara é bom mesmo facim de acertar só q no meu caso é de baladeira mesmo

      Excluir
    9. Infeliz... Babaca ... Idiota!!1
      Será que ninguém ainda acertou a cara dele?

      Excluir
    10. Com certeza um infeliz desses vai pagar caro. Meu tio judiava de passarinho e sofreu muito no fim da vida. Ele mesmo um dia conversando comigo, já de cama disse que achava que era por isso que estava sofrendo desse jeito. E um vizinho que matava gatos agora está com câncer no esôfago e sofrendo muito. Pra mim é castigo divino.

      Excluir
    11. Pau no seu cu, seu filha da puta! Atira na cabeça do teu pau, já que vc não deve comer ninguém, seu lixo!

      Excluir
  3. Senhores

    Moro em um prédio, no centro da Cidade de Vitória-ES. Após um dia receber a visita de um Sanhaço do Coqueiro, em minha Janela, passei a colocar Banana, inicialmente, que ele já começou a comer e logo depois Mamão. Hoje recebo a visita constante, do que eu acho, serem 2 casais. Digo isto pois quando enchem a boca de alimentos, para, possivelmente levar para o ninho, onde deva ter filhotes, eles tomam direções diferentes, sempre em dois caminhos diferentes. Enquanto um casal segue para a abertura do ar-condicionado de um prédio em frente, o outro segue em direção a arvores existentes numa casa próxima. Gostaria de saber qual tipo de alimentação posso colocar para eles. Hoje eles fazem visitas constantes, várias vezes ao dia, em busca do mamão, que coloco todos os dias na minha janela.

    Agradeço pelas informações.

    Laerte

    l_ramos37@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita e coloca uma armadilha e pega eles e vai vendar na feira é 10 R$ um brabo abestada

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. estou cheia deles lá no sítio.....fazendo ninho.....e para colaborar,coloco frutas fresquinhas para eles se alimentarem.....são lindos e seu canto,maravilhoso......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita pega uma assaprão (armadilha) e vai vender na feira é 10 R$ um brabo

      Excluir
  5. Moro no rj e eles vieram fazer ninho na minha varanda coloco mamão e banana todo dia. O filhote nasceu mas tenho medo que ele caia pois moro em apto e a área onde ele está não tem cobertura, qto tempo depois de nascido eles levam pra voar ??????

    ResponderExcluir
  6. Eu axei um filhote de sanhaço do coqueiro no chao,passei a cuidar dele ele virou o xodó aki de casa ja esta comendo sozinhoe cantando mas queria saber que tipo de raçao devo dar para ele!?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu peguei no meu quintal um filhote sanhaço tentando fugir do gato. coloquei ele em uma gaiola e comercei a alimentá-lo, agora ele mesmo solto não sai de minha casa, pousa na mesa na hora do café... é muito legal.
    Respondendo as perguntas: Ele come banana, manga, mamão, goiaba, maçã, laranja e a mesma ração que o sabiá come.
    Sds.

    ResponderExcluir
  8. Eu peguei um sanhaço do coqueiro dentro da minha
    casa e quero cuidar dele mais nao tenho noçao de como cuida,Pode me ajuda?

    ResponderExcluir
  9. Olá...Hoje apareceu um casal desses aqui em Franca-Sp...fui pesquisar pra ver qual dos sanhaços ele era e achei seu site...

    espero tb sua visita no meu blog!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Esse passarinho era iguasinho o meu da primeira foto o q eu tinha..
    Eu colocava banana,maçã,vivita na maçã e vivita na banana o mamão é só para quem gosta de limpar a merda do passarinho...
    A casa do meu vizinho tem mangueira,goiabeira e atrai muitos passarinhos dia de sábado e domingo enche,na minha casa tinha dos quoqueiro, agora só tem é o que mais dá sanhaço do quoqueiro..quando tinha o meu costumava a colocar ele em cima da laje,ele vivia cantando...

    ResponderExcluir
  11. Por que esse "Pedro" que postou o comentário de 04/10/09, não se atira de um penhasco bem alto....quem sabe ele também não aprende a voar e serve como alvo para outros idiotas de plantão!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. pedro,sobe em cima de uma arvore e pede alquem para fazer de voce um alvo safado covarde.

    ResponderExcluir
  13. ESTOU COM UM QUE APARECEU EM MEU PREDIO COM A PERNA QUEBRADA ESTA VIVO MAS A PERNA CRESCEU TORTA. ELE AINDA NÃO SE FIRA E CORTEI UMA DAS ASAS PARA Q NÃO FUGISSE. QNDO CRESCER E MELHORAR QUERO SOLTAR MAS ONDE? ESTOU APAVORADA DE ACONTECER ALGO COM ELE OU ELA...SO PIA... E NA ARVORE AQUI EM FRETNE Q É AVENIDA TEM MUITOS POIS ESCUTO O MESMO PIADO. O Q FAÇO

    ResponderExcluir
  14. ola o meu sanhaço fez um ano em dezembro do ano passado eu o alimentei com frutas amassadas quando filhote e aos poucos fui triturando raçaos nas frutas até ele aprender a comer sozinho
    hj eu dou um araçao de frutas cristalizadas nativos( foia raçao que amassava nas frutas)
    frutas frescas diariamente e é importante tbm tenebra eles apreciam muito, o meu fica solto nao vai mas embora vive a cantar feliz e para alegrar tbm seu dono orgulhoso

    ResponderExcluir
  15. Gente, faz mais ou menos 1 mês que um filhote de sanhaço de coqueiro caiu em meu prédio. Ele tinha problema nas 2 patas, que no caso dele é por causa da sua péssima no ninho. Imobilizamos as 2 patas por duas semanas. Conseguimos recuperar a pata esquerda, mas a direita além de torta sofreu uma rotação, e com isso não voltou ao lugar. Mas ele deu um jeito de se adaptar com a sua deficiência. Hoje ele está comendo sozinho frutas e papinhas de fruta com a papinha da alcon para filhotes e estamos começando a inserir a vivita em sua alimentação. Gostaria de saber com qto tempo ele chega a fase adulta
    E o que dar para ele em cada fase da vida dele e se está na hora de comer grãos duros, como a ração para sabiá
    Obrigada!!! ;)

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu o peguei ele deveria ter 15 dias de vida!!!

    ResponderExcluir
  17. é bom da tenebrio eles gostam muito

    ResponderExcluir
  18. gostaria de criar um sanhaço, como faço para pegar um?

    ResponderExcluir
  19. Oieeeee....fiquei encantada com o blog de vcs, show!!!Cheguei aqui procurando saber mais sobre alguns pássaros que aparecem na minha janela, acreditem ou não, no meio da muvuca aqui em Copacabana!
    Estava curiosa pra descobrir o tal pássaro esverdeado que vive aqui no meu bebedouro, entre beija-flores e cambacicas, que acabei filmando o sanhaço sendo atingido pelo beija-flor enquanto eles disputavam um lugar no bebedouro, é impressionante a determinação do beija-flor !Está lá no meu blog, adoraria ter a visita e o esclarecimento de vcs em relação ao video!!!
    http://artpazbytaniapaz.blogspot.com/

    Tania Paz

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Esqueci de comentar que o pássaro esverdeado é o sanhaço do coqueiro, esse mesmo que vim visualizar aqui!!!Adorei a visita, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  22. Tania, vi seu vídeo e achei legal. Gostei do blog, tbm curto artesanato. O Beija-flor tesoura é territorialista, não permite q outro pássaro se aproxime do q ele acha q é espaço dele.

    ResponderExcluir
  23. aqui em casa tem um casal que ja tirou varios filhotes no coqueiro do meu quintal,coloco varias frutas e os filhotes já até se acostumaram comigo é muito legal vê-los soltos no quintal.

    ResponderExcluir
  24. pedro seu filho da p... coloca seu rabo em cima de arvore e pede seus amigos para treinar tiro no seu redondo, seu otario.

    ResponderExcluir
  25. tenho dois sanhaço,lá onde trabalho tem um monte deles ai caiu do ninho 2 deles lá tem muito gato coloquei eles de volta, mais tornaram cair.peguei e levei-os para casa e crei, ja estão adultos. gostari de saber como faço para resitrar eles no ibama. abraço

    ResponderExcluir
  26. ALIMENTO uma familia de sanhaço do coqueiro...moro em apartamento e coloco frutas na janela dos quartos...são muito lindos....eles entram dentro da rede de proteção e devoram as frutas....e tem mais ainda ficam cara a cara comigo...pra mim isso é gratificante...odeio PÁSSAROS EM GAIOLAS...

    ResponderExcluir
  27. O PEDRO...CONHEÇO UM CARA COMO VC...FAZIA A MESMA COISA COM OS PÁSSAROS..OS QUE VALIAM MAIS ELE VENDIA..OS QUE NÃO TINHAM VALOR ELE MATAVA....SABE AONDE ELE ESTÁ HOJE??????
    CEGO DAS DUA VISTAS E PARALÍTICO.....EU NÃO CUIDARIA DE UM FDP DESSES....DEIXAVA ELE MORRE A MINGUA....REFLITA...A JUSTIÇA DE DEUS É MAIOR....SABE O QUE VC FAZ.......PEGA SUA MÃE E FAZ A MESMA COISA COM ELA....POIS NÃO SOUBE TE EDUCAR!!!

    ResponderExcluir
  28. ENCONTREI UM SANHAÇO VERDE APRENDENDO A VOAR DENTRO DE MINHA CASA EU CUIDEI DELE DEI COMIDA ÁGUA ,MAIS GOSTARIA DE SABER SE É MACHO OU FÊMEA ,COMO FAÇO PRA INDENTIFICAR??

    ResponderExcluir
  29. Encontrei um sanhaço há 1 semana ,ele estava caído no chão e todo molhado na chuva ,levei pra casa dei soro caseiro ,papa de frutas com aveia e fubá morninho,ele tá respondendo bem.ele passou a comer sozinho as frutas ,ñ bebe água só eu que tenho que por no bico.ele ñ bebe np bebedouro ñ sei se é mana ,pois criei ele com tudo no bico,ele aparenta ser bem novinho ,não tem penas por completo e pia muito .eu queria saber com quanto tempo eu ofereço ração e o que mais doou há ele?
    Ñ gosto de vê-lo preso ,mais tenho consciência que ele ñ sobreviveria sozinho ,e mais quanto tempo vive em gaiolas ?
    me apeguei muito e meus filhos também .Obrigado pela atenção e espero em breve a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha espero poder ajudar com estas informações ,vc deveria ao invés do bebedouro de água colocar uma vasilhinha com água ele não estranha muito em relação a ração vc ja pode dar ,ja que ele esta comendo fruta só ,vc mistura a ração junto com a banana logo ele estará comendo a ração. ele come muitas frutas como: banana,mamão,goiaba,laranja,caju,manga entre outras espero ter ajudado.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. quero saber a diferencia entre os senhaço de coqueiro macho e femea?tenho um senhaço de coqueiro mais ão sei se é macho?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os machos são grandes e fêmeas são menores

      Excluir
    2. Mesmo modo de ver os machos dos azuis e os do coqueiros.. Se tiver o céu da boca preto e macho se for cinza e femea.

      Excluir
  32. Tenho 18 moro no Maranhão e facil aqui agora azul e dificil

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Acabei de pegar um sanhaço de coqueiro que caiu do ninho coloquei numa gaiola e a mãe e o pai tão vindo alimentar.
    Fico com medo de soltar ele agora pois tem muito gato no quintal da minha vizinha tenho medo de eles irem para esse quintal o filhotinho ainda não está voando bem to esperando ele começar a voa pra soltar.

    ResponderExcluir
  35. Acabei de pegar um sanhaço de coqueiro que caiu do ninho coloquei numa gaiola e a mãe e o pai tão vindo alimentar.
    Fico com medo de soltar ele agora pois tem muito gato no quintal da minha vizinha tenho medo de eles irem para esse quintal o filhotinho ainda não está voando bem to esperando ele começar a voa pra soltar.

    ResponderExcluir
  36. Muito legal o blog . Exite papinha a venda para filhotes e para os adultos de frutas mamao e banana . sanhaco e uma ave que pode ficar souta . Para quem atina nas avas coloca o cuzinho da mae filhinha e muito melhor de regular mira .bjs

    ResponderExcluir
  37. Muito legal o blog . Exite papinha a venda para filhotes e para os adultos de frutas mamao e banana . sanhaco e uma ave que pode ficar souta . Para quem atina nas avas coloca o cuzinho da mae filhinha e muito melhor de regular mira .bjs

    ResponderExcluir
  38. Tenho um criado de novinho já é um inté querido é bem tratado já fugiu mais não voa alto pois foi sempre criado na gaiola muito bonito ele cantar muito

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Tenho um criado de novinho já é um inté querido é bem tratado já fugiu mais não voa alto pois foi sempre criado na gaiola muito bonito ele cantar muito

    ResponderExcluir
  41. Tenho um criado de novinho já é um inté querido é bem tratado já fugiu mais não voa alto pois foi sempre criado na gaiola muito bonito ele cantar muito

    ResponderExcluir
  42. Oi, preciso de ajuda. Sempre coloco comida para os passaros que vem comer aqui na minha varanda. E agora apareceu um sanhaço azul filhote com a perna balançando, quebrada. Tentei pega-lo para tentar recuperar a perna e agora que consegui prendê-lo a perninha caiu. Ele só tem uma perna , só o 'toquinho' da outra. Eu o prendi em uma gaiola junto com meus periquitos que estao cuidando dele, estou com medo de solta-lo e ele ser pego por algum predator, Minha intenção é mantê-lo até ele amadurecer e solta-lo, Estou fazendo certo?

    ResponderExcluir
  43. Tenho um casal de sanhaçu coqueiro , eles caíram do coqueiro que tem aqui em casa , quando caíram não tinham nem penas estou criando o casal a mais de 1 ano , eu queria acasalar eles seria possível em uma gaiola apropriada ou em viveiro
    Quero saber se é possível?
    Edmo Mendes
    Nova Iguaçu R.J

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém se importa com o próximo.decepção.viu,fuiii

      Excluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]