Saíra Amarela, macho [Tangara cayana]

>>>Mais fotos<<<
Ouça seus cantos














A saíra-amarela mede aproximadamente 14 cm de comprimento. Possui plumagem de coloração amarelo-prateado e uma notável máscara negra, a qual é diferente em algumas subespécies ou raças. A fêmea é mais pálida e não possui a cor negra. As asas apresentam uma coloração verde brilhante. Vive em capoeiras, cerrado, podendo ser encontrado em quintais. Ocorre das Guianas e Venezuela à Amazônia, Brasil central e Nordeste até o Paraná e Paraguai.

fonte(texto):Wikipédia
(foto):Dimas,tirada em Cruz das almas BA

10 comentários:

  1. É possível alimentar um pássaros destes em cativeiro, a ponto de preservar sua espécie. Cássio

    ResponderExcluir
  2. Tem um desses aqui onde moro que gosta de brigar com o próprio reflexo. Ele até já sabe onde encontrar "seu rival". Vai direto aos espelhos laterais dos carros e fica bicando seu reflexo. Pensei que era uma característica dos machos da espécie ao encontrar um outro macho. Mas uma vez apareceram dois. Eu disse brincando que ele tinha trazido reforços pois não brigava com esse outro. Perguntei por que não estavam brigando. Meu pai respondeu que esse outro macho ele conhecia, o do espelho, não...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ajudar-me a identificar a saíra que vem tomar banho no quintal do meu escritório. Estamos colocando frutas para ela se estabelecer por aqui.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. No meu sítio tem dois tipos de sairas, elas gostam de brigar com o espelho retrovisor do carro qualquer dia destes vou fazer um video e postar pra vc verem
    abraços

    ResponderExcluir
  5. saíra-amarelo se cria em cativeiro

    ResponderExcluir
  6. Em minha casa tem um casal que vive no meu quintal a pelo menos quatro anos.

    ResponderExcluir
  7. eu moro em minas gerais e vi um casal no quintal da minha casa

    ResponderExcluir
  8. Qual o tipo de ração que eles comi

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]