Suiriri-cavaleiro/bem-te-vi-do-gado , Siriri [Machetornis rixosa]

Ouça seu canto






















Tamanho: 18cm
Idenficação: o peito é amarelo, a garganta clara, a cabeça cinza e as partes superiores marrons. Essa coloração lembra a de muitas outras espécies da família Tyrannidae, mesmo assim o bem-te-vi-do-gado é fácil de ser identifi- cado pelos seus hábitos, especialmente por passar a maior parte do tempo no solo, andando de uma forma que lembra muito o joão-de-barro (família Furnari- idae), enquanto os outros tiranídeos com os quais pode ser confundido são mais arborícolas. Como o próprio nome diz, o comportamento mais conhecido do bem-te-vi-do- gado é o seu hábito de seguir bois, antas, capivaras e outros mamíferos grandes para capturar carrapatos e outros parasitas sobre estes animais ou para se apa- nhar os insetos espantados por eles enquanto caminham.Ocorre na região centro-leste do Brasil, distribuindo-se desde a Venezuela até a Bolívia, Argentina e Uruguai. É migratório no sul do Brasil.
Vive em paisagens abertas, campos de cultura e parques nas cidades.
Constrói um ninho de gravetos a cerca de 4 m do solo, mas eventualmente pode ocupar o ninho abandonado do joão-de-barro (Furnarius rufus). Os ovos, brancos ou cor de creme, são incubados pelo casal.

fonte(site):giau,(texto):Rodrigo Girardi Santiago
fonte(audio):xeno-canto
foto:Dimas


15 comentários:

  1. Oi,
    Achei um filhote de suiriri no meu quintal, caido no chão com uma asa quebrada, eu gostaria da sua ajuda para saber oque eu terias que dar para ele, estou alimentando-o de papa para filhote, banana e tenébrios, também gostaria dse saber se ele é como o sabiá, que se você acostuma-lo, ele acaba ficando comigo solto em casa, por favor, entre em contato comigo pelo meu e-mail, pois estou usando o e-mail de minha prima para enviar-lhe: camila.schneider@hotmail.com
    Obrigada pela atenção,
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. na minha região é conhecido como bentivi carrapateiro tem muitos desses aqui.. umbuzeiro bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é confundido com o Bem te Vi que tem uma marca preta e branca perto dos olhos e no seu canto parece que ele diz Bem te vi....

      Excluir
  3. Por gentileza, moro em Santos-SP. Vejo esse passarinho na praia, correndo atrás de bichinhos na areia, assim que o trator de limpeza passa para remover sujeira. Ele está sempre em casal e é muito manso. Estranhei, não ter gado por perto, só gente. É possível ser o mesmo espécime? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Achei um suiriri na minha garagem e queria saber o que posso dar pra ele comer
    Também queriasaber se é melhor eu soltar ele ou se é melhor eu ficar com ele.

    Atenciosamente Marco.
    Email. marconery2001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Suiriri come insetos (larva de tenebras). Se for filhote pode dar papinha para filhote de passaros na seringa. Quando crescer tem de comprar os insetos (uma vez ou outra pode dar carne mioda crua já q ele se alimenta de proteína animal, e ração). Ele não come grãos/alpiste. Sobre soltar, depende. Se for filhote tem de esperar crescer e mandar para centro de reabilitação pq ele não saberá se virar sozinho. Se pretende soltar evite contato/carinho. Eu estou com um filhote em casa e isso foi o q descobri falando com veterinário e outras pessoas que criam suiriri.

    ResponderExcluir
  6. lindo de mais saber que tem pessoas amando os passaros

    ResponderExcluir
  7. lindo de mais saber que tem pessoas amando os passaros

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Em Penápolis-SP, esses passarinhos parecem não ter medo de gente, alguns chegavam a andar de encontro a mim. Vivem correndo pelas calçadas da cidade.
    De fato, eu achava que o Siriri fosse parente próximo do João-de-barro dado seu modo de locomover e tamanho parecidos.

    ResponderExcluir
  10. Tô com um suiriri filhote e queria saber como criar o animal ele tava na rua no pé de um poste e nao achei o ninho pra por ele de volta e ele parece estar magro estou alimentando com insetos se poder me falar como criar ele pra dps soltar meu email é gustavoribeirogarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite.
    Meu gato quase pegou um siriri filhote, quero saber qual ração ele come.

    ResponderExcluir
  12. Aqui no sertão pernambucano eh a primeira vez que acho um, se poder olhar meu Instagram tenho bastante fotos de animais, @sertaoeeu

    ResponderExcluir
  13. Ola estou com suiriri que caiu do ninho...estou preocupada estou dando papinha pra filhotes ele come bem..mas coloquei racao extrusada e ele nao ta comendo.o que dou a ele,pra comecar a comer sozinho? Ele ja ta maiorzinho...esperto abessa...vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Meu email é gbfotos@hotmail.com desde ja agradeço muito🙏

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]