Tico-tico ou Tico-tico-comum [Zonotrichia capensis]

>>>Mais Fotos (flickr)<<<
Ouça seus cantos















Tamanho;15cm. Identificação: lembra um pouco o pardal, mas apresenta listras branco e pretas no topo da cabeça e um pequeno topete. É uma ave muito conhecida , presente até mesmo em músicas populares, o tico-tico é bem conhecido não só por ser comum, mas também por não ter medo do ser humano. Nada arisco, é possível chegar a poucos metros desta ave sem que ela se incomode e em locais onde está acostumada pode até mesmo comer na mão. Alimenta-se de pequenos invertebrados, sementes e pequenos frutos. Aprende a comer em comedouros artificiais, chegando ate mesmo a entrar em casas. Muito comum em fazendas, também ocorre em cidades, contanto que sejam bem arborizadas. Os machos são territoriais e podem brigar entre si. Chegam até mesmo a brigar contra a própria imagem refletida em vidros e espelhos retrovisores de carros. O ninho é geralmente construído em árvores baixas ou trepadeiras, podendo ser até mesmo construído diretamente no chão. A fêmea alimenta os filhotes sozinha.
É a principal vítima do chopim ( Molothrus bonariensis ), que bota seus ovos no ninho do tico-tico, que os choca e alimenta os filhotes como se fossem seus. Os filhotes de chopim, muito maiores e mais fortes matam os ``irmãos´´ tico-ticos. Chega a ser revoltante ver a fêmea de tico-tico alimentando os filhotes de chopim, maiores que ela própria e implorando por comida o tempo todo. A população do tico-tico tem decaído em alguns locais como na cidade de São Paulo e esta decadência tem sido atribuída, entre outros possíveis fatores, ao aumento na população dos chopins.

Fonte(audio):aves do brasil
[Enviado por Rodrigo Girardi Santiago]

56 comentários:

  1. ola gostaria que se possivel colocassem algo sobre o tico tico rei vermelho de crista vermelha ,
    e para mim um passaro muito lindo , e quase não se fala nada dele , se tiverem alguma materia sobre ele ,gostaria muito obrigado ,carlos sp .
    parabens pelo blog rodei ele hoje todinho ..

    ResponderExcluir
  2. Li em um livro de Ciências de primeira série , que eles vieram de Portugal para alegrar ,pois ,aqui tinha poucos pássaros....Conta tbm,que eles são egoístas....rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  3. A redução ou extinção dos ticos ticos em algumas áreas aqui em São Paulo ocorrem mais devido aos engaloiadores de pássarinhos do que aos chopins. São aves de fácil domesticação e além de serem lindos tem este canto característicos...

    ResponderExcluir
  4. AJUDA AO CASAL DE TICO TICO

    No meu quintal existe um ninho de casal de tico tico que não consegue criar seus próprios filhotes. Nas últimas duas ninhadas apenas o chopim sobreviveu sendo que na última ninhada encontrei os 3 verdadeiros filhotes misteriosamente mortos no quintal, um a cada dia, em locais afstados do ninho. A quantidadede chopins só tem aumentado, ( certo dia contei 6 chopins no fio, um ao lado do outro ).
    Novamente o casal está com 4 filhotes no niho e temo que isto ocorra novamente. Tenho acesso ao ninho e gostaria muito de proteger os verdadeiros filhotes de tico-tico.

    Alquém poderia me ajudar por favor ?

    Muito Obrigado.
    Ari Motta

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, certamente o chupim está jogando os filhotes de tico tico para fora do ninho pois quando ele cresce, o ninho fica apertado...sugiro que vc tire o filhote de chupim e tente alimentá-lo fra do ninho.

    ResponderExcluir
  6. Há algumas semanas achei um ninho caido na passagem da empresa onde trabalho que é cercada de arvores, e nesse ninho haviam 2 filhotes vivo e 2 filhotes caidos ao lado do ninho mortos. Como sou criador de cánaios e havia fêmeas com ninhadas em casa leveios e deixei com uma canaria que logo os adotaram. Qual foi minha surpreza ao ver que se tratavam de dois lindos tico-ticos. Fiquei feliz por poder ajudado os filhotes e triste quando eles ja adultos foram libertados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que linda historia, nao fique triste.. eu que estou triste porq o tico-tico que juntei na garagem do meu predio era bebe, e tinha outro morto perto dele, esta comigo ha 3 meses e nao consegue se inserir na natureza, acho q pelo contato q teve com humanos.. eu queria mto q ele fosse livre.. mas ele vai e volta todos os dias..

      Excluir
  7. Matei 1 hoje... apesar de serem bonitinhos sao muito faceis de serem mortos por uma espingarda, ja q n costumam ter medo das pessoas... sao otimos alvos prara quem esta iniciando a pratica do tiro ao alvo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc e muito mal porque voce nao atira no seu dedo so pra ver a dor q o tico tico sentiu seu inutio seu moleke ruim para com isso nem pra policia te cata vc fasendo so seu idiota

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. vc deve atirar em da sua família seu monstro

      Excluir
    5. vc deve atirar em da sua família seu monstro

      Excluir
    6. vc e um mostro pk vc nn atira no seu cu .... sou um passarinheiro e teho apenas 11 anos mas manejo a minha criaçao a fauna precisando desses maravilhosos passaros e vc matando por ai mano vc e um monstroo ,, mesmo nn te conhecendo eu te odeio .......

      Excluir
  8. parabens pelos sons e seus trabalhos

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se meu tico tico e macho ou femea e se a femea tanbem canta ?

    ResponderExcluir
  10. meu nome angelo !
    gostaria de comprar filhote ou femea dele

    me add
    angelonroll@hotmail.com

    agradeço !

    ResponderExcluir
  11. ola gostaria que vc ( dono do blog ) postase tudo sobre tico-tico-rei-vermelho tenho um aqui em casa que acabei de registrar e queria saber mais sobre o passaro

    vlw espero o post em !

    ResponderExcluir
  12. Faço criação de tico-tico , moro em RJ ,Vendo ou troco , tenho filhotes ,Femeas e machos ,
    Iteressados entrem em contato no Msn - douglas2025@hotmail.com .
    Abraços....

    ResponderExcluir
  13. queria saber a diferença do macho para a femea do tico tico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o macho quando ta exaltado ele arrepia o topete ja a femia nao ja femia na garganta as gola sao junta o do macho a mancha na garganta e separadaaa

      Excluir
  14. eu conprei um tico tico e ele nao canto e nem pia so pia condo eu mecho nele e queria saber se ele e femea ou macho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para identificar o sexo somente fazendo sexagem .

      Excluir
  15. Alguém pode me dizer se o tico tico tira os filhotes do ninho durante a noite. No ninho tinham 4 filhotes e agora tem 2.

    ResponderExcluir
  16. amei seu blog, queria saber se pudia me seguir e me indicar! serpentecotiararay.blogspot.com
    bjs, Ray

    ResponderExcluir
  17. eu tenho um macho bom e uma cebola queria saber se com o ninho de canario serve pra tirar me add no msn:lucas_luquinhas20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. eu tenho um tico tico rei vermelho i i ele é manso criei ele de filhote ele ta com 3 mez de vida i ele arepia u tupeti é macho?

    ResponderExcluir
  19. i quanto vale um manso semdo macho?

    ResponderExcluir
  20. gostei muito dele quero um o canto dele é muito bonito

    assinado=janaina da silva de pr

    ResponderExcluir
  21. crio passaros preto sao bem mais enteresantes meu telefone

    ResponderExcluir
  22. Pelo que está escrito no blog, é a fêmea do tico-tico que alimenta sozinha os filhotes. Se apareceu algum casal de tico-ticos alimentando os filhotes em algum quintal, com certeza é imaginação fértil do dono do quintal.

    ResponderExcluir
  23. tem passaros que ja nascem malandros nao o chopin e um deles tempos atras peguei um nao gosta de viver em cativeiros mas ja nascem sacanas para nao dizer criminosos

    ResponderExcluir
  24. PEDRO,
    SEU MERDINHA DE GENTE!
    O QUE ESTÁ FAZENDO NESTE SITE SE VOCÊ ODEIA OS PÁSSAROS?
    PORQUE NÃO VAI ARRUMAR O QUE FAZER DA VIDA AO INVÉS DE ACABAR COM ELA COMO VOCÊ FAZENDO???
    SINTO PENA DE VOCÊ..ATÉ..A VIDA VAI DE DAR O TROCO.

    ResponderExcluir
  25. eu tenho 3 filhotes de ticotico criados na mao aprenderan cantar metralha é um espetaculo so ver para crer 2 machos e uma femea os machos sao metralha puro ate o tinido do canario da terra eles é o maximo para quem é amantes do canario metralha ,,,vou postar um video na net em breve

    ResponderExcluir
  26. ola tudo legal eu gostaria de saber a diferença do macho e da femea de tico-tico

    ResponderExcluir
  27. PEDRO.....VC DEVE SER UM PSICOPATA......SÁDICO.....BEM,SÓ DEUS PARA TER PIEDADE DE TI...NÃO SEI SE VC É VELHO OU NOVO....NUNCA SE ESQUEÇA...DEUS TARDA,MAIS NÃO FALHA...SEU DIA CHEGARÁ!!!

    ResponderExcluir
  28. PEDRO...CONHECI UM CARA QUE FAZIA O MESMO QUE VC...SABE O QUE ACONTECEU COM ELE....TA CEGO E PARALITICO.....E AINDA O FDP TA DANDO TRABALHO PARA AS PESSOAS DA FAMILIA....SABE DE UMA COISA....LAMENTO MUITO,MAIS SEU FIM SERÁ TRISTE!!!!!!
    PENSE BEM ANTES DE MALTRATAR SERES INDEFEZOS

    ResponderExcluir
  29. Legal cara , ue também tenho dois tico-ticos em casa , e hoge quase que eu peguei um solto no mato.
    Mas oque eu mais gosto num tico-tico é o seu canto, que é muito bonito e alto...

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE A TODOS QUE TEM UM TICO TICO EM CASA GOSTARIA DE SABER SE DOIS TICO TICO MACHOS PODEM VER UM AO OUTRO..........ENGAIOLADOS E LOGICO.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber se um tico tico macho pode ficar vendo um ao outro ......engaiolado e logico.

    ResponderExcluir
  32. oi, boa noite, sou criador e amante dos tico ticos, vc sabe distinguir a fêmea do macho, a não ser pelo canto? se souber por favor publica uma matéria, e me envia o conteúdo pelo email: geraldofaria2@hotmail.com desde já agradeço ..

    Geraldo Dias de Faria

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. em quantos emquantos minutos eu devo dar papinha para um filhote de tico tico por vavor gostaria que alguem me ajudace

    ResponderExcluir
  35. Gostaria muito que entrasse em contato comigo, pois estou querendo comprar alguns pássaros. muito obrigado. Meu E-mail : filho_aylton@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Gostaria muito que entrasse em contato comigo, pois estou querendo comprar alguns pássaros. muito obrigado. Meu E-mail : filho_aylton@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Gostaria muito que entrasse em contato comigo, pois estou querendo comprar alguns pássaros. muito obrigado. Meu E-mail : filho_aylton@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Tinha um que me acompanhava a 14 anos mas morreu hj.(estou muito triste)

    ResponderExcluir
  40. Tinha um que me acompanhava a 14 anos mas morreu hj.(estou muito triste)

    ResponderExcluir
  41. oi gente meu tico tico saiu uma bolinha do lado do bico sera que alguem pode me ajudar, oq ki eu? ou um remedio para mim passar ?

    ResponderExcluir
  42. Na falta da femea o tico tico macho cria os filhotes sozinho?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]