Beija-flor-de-rabo-branco-acanelado [Phaethornis pretrei ]


>>>Mais fotos<<<
Ouça seus cantos






















Uma das maiores espécies de beija-flores brasileiras, destaca-se por ter a cauda longa e cada pena da mesma terminando em uma ponta branca, contrastando com o centro negro. O bico é comprido e levemente curvado para baixo, mandíbula vermelha. Máscara negra até depois dos olhos, bordejada acima e abaixo por uma faixa clara, em contraste com o peito e barriga canelas. As costas são esverdeadas, com a área próxima à cauda canela (foto). Vive no interior da mata ciliar e do cerradão, às vezes na mata seca da RPPN. Atravessa a parte baixa das matas em vôos muito rápidos, no meio da vegetação fechada, emitindo um chamado agudo e curto nesses deslocamentos. Visita as flores do sub bosque e da copa, sempre na área sombreada. Voa em locais abertos, mas pousa abrigado nas sombras. O ninho é construído com uma mistura de teias de aranha, folhas e pequenos filamentos. Pendendo em uma folha ou cipó, possui uma longa extensão alongada e fina, a qual fica balançando com o vento. Às vezes, constrói o ninho sob pontes ou dentro de casas pouco usadas. Além das teias de aranhas, usa a saliva como fixador (os beija-flores são uma das poucas aves com glândulas salivares expressivas). Para apanhar as teias de aranha, percorre os lugares com maior possibilidade de encontro, inclusive beirais e interior de casas. Como outros beija-flores, costuma verificar teias de aranha para apanhar insetos presos nelas. Desses hábitos nasceu o nome comum dessa espécie.

Fonte(texto): desconhecido
(foto):Dimas, tirada em Cruz das Almas,BA
(audio):xeno-canto

9 comentários:

  1. Descrição interessante... só que a foto que você colou não é do conhecido beija-flor Limpa-Casa...

    ResponderExcluir
  2. Daniel, segundo informações colhidas, esse é realmente o beija-flor-de-rabo-branco-acanelado, tbm conhecido como Beija-flor Limpa Casa, só q na foto ele se encontra com as penas arrepiadas. Se estamos errados por favor nos envie material para q possamos tirar dúvidas. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olha outra foto dele com outra incidência de luz e com as peninhas arrumadas... dá pra ver bem a mandíbula vermelha. Alguma dúvida??

    ResponderExcluir
  4. Oi,eu não conhecia este tipo......lá em Miguel Pereira ,aprecem 5 tipos de Beija-flor......

    ResponderExcluir
  5. Achei o seu site, pois estava tentando obter informações sobre um beija flor que acabei de ver em meu jardim. E é exatamente este.
    Linda foto.

    ResponderExcluir
  6. Olá, muito bom o seu blog. Um beija flor dessa espécie caiu aqui em casa há dois dias e estamos cuidando. Ele perdeu quase todas as penas da cauda. Vc teria alguma dica para ajudá-lo da recuperação, como a melhor alimentação, o melhor lugar para colocá-lo (anda com muita dificuldade em piso) etc. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu amo os pássaros mas o meu encanto é pelo Beija Flor beijos bye.

    ResponderExcluir
  8. preciso de ajuda...os beija-flores abandonaram os bebedouros que coloquei no meu jardim. Vieram muitas Cambacicas e vários tipos de beija-flor, mas agora sumiram todos... o que eu faço pra eles voltarem ?

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber se a calda de um beija flor nasce de novo. Encontramos um beija flor a qual um cachorro conseguiu alveja lo e arrancou a caldo do bichinho

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]