Canário da Terra Brasileiro [Sicalis flaveola brasiliense]

Ouça seus cantos






















Identificação: existem no Brasil outras três espécies de canários do mesmo gênero, praticamente idênticas. É quase que impossível distinguir as fêmeas ou imaturos das quatro espécies, pois são todas de coloração básica bege com manchas escuras, compondo um padrão ``carijó´´. Os machos das quatro espécies são amarelados. Uma característica única do macho de canário-da-terra-verdadeiro (S.flaveola) é sua coroa alaranjada, presente especialmente na plumagem reprodutiva. O canário-do-amazonas (S. columbiana) difere por ser menor que o da terra, o canário-rasteiro (S.citrina) difere por apresentar coloração esverdeada nas partes superiores e o canário-tipio (S. luteola) difere por apresentar mais manchas marrons que todos os outros, até mesmo na cabeça. Uma de nossas aves mais famosas, o canário-da-terra é bonito até no canto, que surpreende pela complexidade da melodia e pelo fôlego do animal. É uma pena que exatamente por estas virtudes é também uma das aves mais perseguidas pelos passarinheiros.
Na maior parte do país basta esta ave se aproximar de habitações humanas para as pessoas armarem seus alçapões aguardando sua captura. Geralmente os exemplares mais cobiçados são os machos, tanto pela coloração vistosa quanto pelo canto mais complexo. Os machos de canários são territoriais e muito agressivos com machos rivais. Essa agressividade dos machos deu origem a uma das práticas mais condenáveis entre alguns passarinheiros, que é a briga de canário, na qual, assim como na briga de galo, as pessoas fazem apostas na ave vencedora. Tais brigas costumam terminar com as duas aves seriamente feridas ou com a morte de uma delas. Por outro lado existem criadores de aves que prezam muito pela saúde e bem estar de suas aves e há cada dia mais pessoas se esforçando para eliminar a clandestinidade e a captura destas aves na natureza, até porque o canário reproduz-se bem em cativeiro. Alguns destes criadores chegam até mesmo a reintroduzir os canários em locais onde foram dizimados pela caça.
Existem campeonatos para eleger as melhores aves segundo vários parâmetros, como variedades de plumagem e estilos de vocalização. As aves premiadas chegam a alcançar preços muito altos. Na natureza o canário-da-terra é uma ave que vive em pequenos grupos, ciscando no solo de campos, cerrados e outras formações abertas. É uma ave abundante nos locais onde não é caçada, chegando a formar concentrações de dezenas de indivíduos na época de colheita de grãos. O ninho é uma tigela rasa feita a base de palha e penas e costuma ser construído em cavidades como ninhos abandonados do joão-de-barro ou locais abrigados como frestas entre telhas de construções rurais.

Fonte(site):Giau(texto):Rodrigo Girardi Santiago
Fonte (audio): passaros de fibra
Fonte(video):multiply de Luciano
Foto:Dimas


41 comentários:

  1. O site de vcs é muito bom!!!! melhor site de aves q eu ja vi!!!!
    adorei continuem assim!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais como é o site digitado na pegina de endereço , pq eu achei ele pelo google brigado.

    ResponderExcluir
  3. Pra ir direto pra pagina digita:
    " dimaserose.blogspot.com "

    ResponderExcluir
  4. AMEI ESTE SITE MARAVILHA , PARABENS A QUE O ALABOROU TRABALHO LIIINDO .

    ResponderExcluir
  5. tanto o canario da terra como o galo de briga ja nascem com instinto de briga esta na natureza dos bichinhos..

    ResponderExcluir
  6. "estar na natureza dos bichinhos" é uma coisa completamente diferente de incentivar essa prática nociva e doentia q é a briga de galo e canários, ou qualquer outro animal por parte do homem.A agressividade natural dos canários se deve a uma questão de sobrevivência e defesa do seu espaço, não é para deleite de homens com mentes perturbadas.

    ResponderExcluir
  7. Falta vcs colocarem o que eles comem, e outras informacoes

    ResponderExcluir
  8. ele pardo como saber qd e macho? ele temo bico amarelado em baixo e preto em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho mais não lembro de quando ele era pardo
      ele ja canta???
      pq se elecanta ele é macho

      Excluir
  9. ..falta colocar do que eles se alimentam, época em que se reprodusem, quais os estados brasileiros em que os encontramos, quais os tipos de canto,fotos dos canários brigando nas rinhas, tipos de cores;só amarelo, cabeça de fogo, pardo (canario pena)cor de fêmea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc bota o seu passaro em rinhas???
      vc gostaria q te colocassem para brigar até a morte???
      se vc tem um passaro emgaiolado vc tem q dar o máximo de comforto para o bicho!!!

      Excluir
    2. isso e o minimo q vc pode fazer por ele!!
      ñ coloque ele em rinhas!!!alem dele estar emgaiolado ele esta condenado a morte certa e sofrida!!!eu nao tinha coragem de colocar o meu em rinhas!!!

      Excluir
  10. Anônimo, se nós somos contra a pratica da criação de pássaros em cativeiro, imagine a de 'rinhas'...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu AMO esse tipo de passarinho,nunca colocaria o meu em rinhas

      Excluir
  11. Melhor site que fala de nossas aves brasileiras. Parabéns Rose Mary, pelo site. Continue assim. Sobre o canario da terra, eu fiz uma viagem para a cidade de Paraguaçu no Estado de Minas Gerais, para um hotel fazenda, e verifiquei que no local existiam vários canarios da terra, que pareciam até aves domésticas livres na natureza. Nos telhados das pequenas casas dos visitantes, havia caixas ninhos, onde os canarios da terra faziam seus ninhos tranquilamente e os funcionários da fazenda davam alimentos para as mencionadas aves soltas.

    ResponderExcluir
  12. oi.. tem muitos desses la na minha chacara, fazem ninho nas arvores e nas casinhas que coloco, e quando estao acasalando ou nos galhor nao fazendo nada eles viram alvo. apesar de serem muito pequenos e fofinhos, sao otimos alvos quando estao empoleirados. indico essa especie de passaro pra quem esta iniciando o tiro ao alvo, ou, cmo no meu caso, para treinamento da mira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Pedro, seu comentário de usar os canarios como alvo, para treino me deixou muito triste, uma vez q o sr. pode usar outros objetos, como laranjas e outras frutas q tem a mesma cor se a cor amarela te ajuda certo, refaça seus alvos, e deixe os canários vivos te peço de coração.
      um abraço

      Excluir
    2. Sr Pedro, seu comentário de usar os canarios como alvo, para treino me deixou muito triste, uma vez q o sr. pode usar outros objetos, como laranjas e outras frutas q tem a mesma cor se a cor amarela te ajuda certo, refaça seus alvos, e deixe os canários vivos te peço de coração.
      um abraço

      Excluir
    3. poxa vc atira coisas neles voce gostaria de ser morto apedrejado ou como alvo????

      Excluir
  13. sr. pedro, lamentavel seu comentario, porque não sua outra mão como alvo.

    ResponderExcluir
  14. Amad, eu mantenho esse comentários ridículos, tipo o do Sr. Pedro, q é para pessoas normais lerem, porque chega a nos parecer ficção algo do tipo. Mas precisamos estar sempre atentos, pessoas doentes existem sim, pessoas q usam cães como alvo, outro ser humano como alvo. Então q importância teria para eles simples passarinhos? Q pessoas como nós continuem fazendo sau parte: defender a vida!

    ResponderExcluir
  15. Matar animais silvestres é crime sujeito a prisão.

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com vç rose mary . esse sr. pedro e um ser humano doente sr. pedro por que o senhor nâo usa seu pè como alvo , seu medrilque!!!

    ResponderExcluir
  17. sr. pedro , se è que eu ainda posso te chamar de sr. um homem da sua idade falar palavras tolas igual essas que tu falou tome um rumo na sua vida seu manezao porque tu nao usa teu pezinho bonitinho e fofinho como mira,, passaros tem vida e o nosso dever e prersevar essa vida!!! estou certo rose mary ???

    ResponderExcluir
  18. Danilo, este site é para pessoas como eu e como vc, que sabemos valorizar a VIDA, que abominamos a violência! Existem "pessoas" que só destroem e depois ficam perdidas quando as chuvas destroem seus barracos, quando o calor se torna insuportável...

    ResponderExcluir
  19. E verdade amigo Dimas, eu concordo plenamente com vç. e realmente este site è muito bom , e que continue assim. Eu cheguei aqui porque eu ia fazer uma pesquisa sobre passaros e vim parar aqui neste blog mais quando vi o comentario daquele senhor eu simplismente me revoltei. È infelizmente ainda existem pessoas que nao respeitam a natureza isso e muito triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu respeito msm tendo esses doi passaro(canario da terra e tiziu)amo os meus passarinhos xego a ter ciumes deles não gosto d que mexao nas minhas gaiolas o meu tiziu antigo fugil eu passei uma semana inteira xorando adoro D+ os meus passarinhos!!!!!!!!!!

      Excluir
  20. Aceite meus parabéns pelo site que tam bem fala dos nossos pássaros. Adoro a natureza e seus abitantes, pena q nos os homens ainda não aprendemos q todos q abitam este planeta como nos tem direito a vida né...
    Tenho um pequeno sítio e la´estou tentando colocar os canários da terra, mas não está facil, pq ainda tem gente q os prefere presos em uma gaiola.
    Acho q quem é preso por manter aves silvestre presas, só deveriam ser soltos quando pagar a multa, como nas penções alimentícias kkkkk
    assim acho eu que daria certo... abraços

    ResponderExcluir
  21. eu tenho um ele virou semana passada ele canta na minha mão eu adoro meu passarinho,ele nao tem anilha!!!

    ResponderExcluir
  22. eu tenho um canario e um tiziu

    ResponderExcluir
  23. Bom dia amigos cuidadores da natureza tb???
    Estou mais feliz que antes, pois estou conseguindo introduzir no meu pequeno citio os canários da terra, são ainda visitantes, mas isto me deixa muito contente, só de te-los por alguns minutos por perto, ainda só aparecem para se alimentar e vão embora, mas espero que com o tempo eles encontre as cazinhas que coloquei lá e começão a se reproduzir.
    já são mais de 20 os visitantes graças a DEUS.
    Abraços no seus ♥
    fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia...
    Por curiosidade, fiz um levantamento das aves que visitam o meu sitio e tive uma grande surpresa não esperava ser tantos.
    Começando com os pardais,terminando com as ceriemas, cataloguei 63 espécies o que me deixo muito feliz, sabendo que a nossa fauna ainda está presente.
    Vamos cuidar bem da nossa natureza, pois ela faz parte da nossa existência também.

    Fique com DEUS
    abraço no ♥

    ResponderExcluir
  25. Bom dia...
    Se você tem uma ave presa, solte-a você vai se sentir muito mais feliz vendo ela cantar solta, mesmo que de vez em quando do que ouvir seu canto a todo momento ausente da natureza onde ela deveria estar.
    Pence nisto liberte-a e com certeza se sentira muito mais felicidade em seu coração.
    Se cuide viu e não esqueça de ser e fazer ser feliz sempre
    Fique com DEUS
    abraço no seu ♥

    ResponderExcluir
  26. Amigos estou com um problema vou me mudar daki a 2 meses e no meu vaso de samumbaia tem um ninho com 4 ovinhos vejam o vídeo que gravei ....http://www.youtube.com/watch?v=qefMVA8CbEU... agora o pergunta é .. será que os passarinhos estarão prontos para voar em 2 meses?

    ResponderExcluir
  27. eu tenho um suiriri desde q ele é filhote, se vc quer ter um bicho em gaiola pelo menos de um conforto a ele.

    ResponderExcluir
  28. eu tenho um suiriri desde q ele é filhote, se vc quer ter um bicho em gaiola pelo menos de um conforto a ele.

    ResponderExcluir
  29. LEMBRANDO OS CANÁRIO DOS CARNAUBAIS DA MINHA TERRA.

    ResponderExcluir
  30. LEMBRAÇA DOS CANÁRIOS DOS CARNAÚBAIS DE MINHA TERRA

    ResponderExcluir
  31. ajude o amigo e seguidor ,, faco a vermifugacao com o vermifugo canto lindo dou por 2 dias dou um descanso de 4 dias e aplico o alax e dou 3 dias anted de colocar para galar esta correto , pois algumas vezes da errado , ouvi dizer q a ave fica por um tempo esteril e verdade

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]