Gavião Carijó [Rupornis magnirostris]

>>>Mais fotos(flickr)<<<
Pesquisando seu canto...

Comprimento: 18cm Identificação: há grande diferença entre os adultos e os imaturos, sendo que os últimos podem ser confundidos com vários outros gaviões, pois apresentam a coloração marrom-carijó (terceira foto). Já os adultos apresentam a ponta do bico negra com a base amarelada, a cabeça e a parte superior das asas são amarronzadas, mas tornam-se cinzas a medida que a ave amadurece. O peito é ferruginoso, a barriga e as pernas são brancas e finamente barradas com listras ferrugíneas. A base da cauda é branca, mas vai se tornando barrada em direção à extremidade. Existem duas listras negras bem visíveis na extremidade da cauda. Quando em vôo suas asas são largas e de comprimento médio. A coloração básica da parte inferior das asas é o bege estriado com finas listras escuras. É um dos gaviões mais comuns no Brasil, ocorrendo nos mais variados am- bientes, ausentando-se somente nas florestas mais densas. Pode ser facilmente visto pousado em árvores altas ou postes nas beiras de estradas. Costuma voar em casais, fazendo movimentos circulares enquanto os dois vocalizam em dueto. Sua ampla distribuição geográfica também se reflete nos seus hábitos alimentares generalistas, pois conseme desde insetos até aves e lagartos. Procura os abrigos diurnos de morcegos para atacá-los enquanto dormem. Ataca ninhos de outras aves e por isso é ferozmente perseguido por suiriris e andorinhas. O casal constrói um ninho de gravetos revestido por folhas, geralmente no topo de uma árvore grande. A fêmea bota 2 ovos que incuba sozinha durante um mês, período no qual o macho a traz alimento. Quando está reproduzindo pode tornar-se agressivo, atacando até mesmo seres humanos que se aproximem de seu ninho.

fonte(texto):GIAU
(foto)Dimas, tirada em Cruz das Almas, BA

4 comentários:

  1. Em Fortaleza tem uma população muito numerosa desse gavião. Tenho muitas fotos dele no Flickr. É um bonito pássaro. Tenho algumas também do Carcará. Mais uma vez, parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  2. queru conprar um gaviao legalizado para mim poder criar

    ResponderExcluir
  3. Estou com problema com este gavião carijó, pois estou tentando introduzir canários da terra em meu sítio em Pitangui, MG. Este gavião habita a região, e está abatendo os canários em vou e tá dificil mante-los afastados poderia me dar uma ajuda?????
    abraços

    ResponderExcluir
  4. QUERO INFORMAÇÕES SOBRE O GAVIÃO MARROM UMA AVE BEM GRANDE, VEJO DUAS SEMPRE QUE VENHO PRA EMPRESA. E AGORA VEJO UMA SEMPRE VOADO AQUI PERTO DA EMPRESA. TEM A PATAS BEM AMARELA.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]