Freirinha, Maria velhinha, Viuvinha, Lavadeira-de-cabeça-branca [Arundinicola leucocephala]

[fêmea]
[Macho]
>>>Mais fotos(flickr)<<<
Ouça seu canto








A Lavadeira-de-cabeça-branca (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos, com ampla distribuição no Brasil e países adjacentes, em pântanos e lagoas. O macho dessa espécie possui a cabeça branca e o corpo negro, e a fêmea é pardacenta com dorso mais escuro e fronte, face e peito brancos. Também é conhecido pelos nomes de freirinha, maria-velhinha, rendeiro, velhinha, velhinho, velho e viuvinha.
É a única espécie do género Arundinicola.
fonte(texto)(site):wikipédia
(audio):xeno-canto
(foto):Dimas, tirada em Crus das Almas, BA

3 comentários:

  1. Achei um desses perdido no meu quintal, só que é bem filhotinho, como faço para alimentá-lo? Dei gema de ovo cozido misturado com água morna ..

    ResponderExcluir
  2. Oi.É mais uma informação. Apareceu no meu quintal um passarinho lindo que, de primeira achamos ser um joão de barro. Só que o mesmo tem o topo da cabeça em cor branca. As asas, em suas extremidades também brancas. ( quando vistas abertas e de dentro para fora). O corpo apresenta quase um marrom bem esmaecido. O voo e o andar é o mesmo do joão. Só não ouvi o cântico desta belezura. Isso acontece em Parintins-Am. Agradeço comentários a respeito.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]